Pesquisar

Como melhorar o controle financeiro mensal na construção civil?

controle financeiro mensal da construtora
controle financeiro mensal da construtora

Um novo ano chegou! Esse é o momento ideal para pensar em estratégias que melhorem o controle financeiro da sua construtora. 

O controle financeiro é fundamental dentro de qualquer empresa em todos os setores, e isso não é diferente na construção civil. Elaborar um bom planejamento para o ano é muito importante para ter sucesso financeiro e conseguir desenvolver cada vez mais o seu negócio. E essa é a época ideal para fazer isso, antes que os concorrentes passem na sua frente. 

Não é novidade nenhuma que em uma construtora ou uma empreiteira, acompanhar as tendências do mercado é essencial para ter uma boa gestão financeira. O motivo é que ter o controle em relação às suas finanças torna possível não perder de vista os gastos e ajuda a prever a evolução das suas obras. 

Além disso, essa estratégia de administração auxilia a avaliar quanto de capital está disponível. Essa informação é primordial para gerir uma empresa sem comprometer o fluxo de caixa mensal. 

Pensando na importância desta tarefa, separamos aqui três dicas para melhorar o controle financeiro mensal dentro da sua empresa, confira a seguir: 

3 dicas para melhorar o controle financeiro

Até aqui, você já sabe o motivo que administrar a verba tem um impacto sobre a capital das empresas da construção civil, mas, uma dúvida que ainda resta é: como ter um melhor gerenciamento financeiro ao longo dos meses? Confira as três dicas a seguir: 

  1. Registrar todas as informações;
  2. Controlar os custos fixos e prever os variáveis;
  3. Usar um software de gestão para auxiliar o controle financeiro.

Agora, entenda melhor cada uma dessas dicas e descubra como aplicá-las na sua construtora: 

  1. Registrar todas as informações

O processo de gestão financeira depende, necessariamente, de um bom controle da verba que entra e sai do caixa da empresa todos os meses. Assim, é função do gestor e do time de finanças registrar as despesas e os custos, além de calcular os ganhos obtidos no mês. 

Isso vai auxiliar no fechamento do orçamento da organização e, se for o necessário, permite visualizar novas oportunidades de investimentos. 

  1. Controlar os custos fixos e prever os variáveis

Se o seu desejo é adotar boas medidas para ter o controle financeiro da sua empresa, uma dica importante é controlar os custos fluxos. Um cálculo que depende, por exemplo, da taxa de energia, valor do aluguel, conta de água, entre outras despesas mensais. Dessa maneira, você consegue diminuir os gastos desnecessários, investindo em outras coisas que podem trazer ainda mais retorno para o seu negócio. 

Além disso, a gestão financeira precisa prever possíveis gastos variáveis, que demandam um capital extra para não colapsar a situação financeira da empreiteira. Isso auxilia na previsibilidade financeira da sua empresa, possibilitando que você se programe para aumentar a quantidade de obras devido a uma melhor gestão. 

  1. Usar um software de gestão para auxiliar o controle financeiro

Essa última dica é a mais importante! É verdade que uma gestão financeira eficiente deve levar em conta todas as transações de entrada e saída de recursos da empresa. Fazer isso junto com a gestão de obras, com certeza, não é uma tarefa simples. Isso porque, o gerenciamento das finanças, geralmente, está relacionado a um orçamento comercial, ao controle de compras ou ao acompanhamento dos projetos. 

Controlar a apropriação de custos de forma manual, ainda que com o apoio de planilhas, é um processo que pode acabar gerando erros. Por esse motivo, um ótimo investimento é um sistema de gestão integrado, que controla o fluxo de caixa e apropria os gastos de maneira automática. 

Isso vai ajudar a economizar tempo com atividades manuais, e gera informações gráficas que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas. Por isso, um sistema que consegue evitar falhas mecânicas que, sem dúvida, acabam comprometendo o orçamento da empresa, com certeza é um excelente investimento. 

E o melhor software para as pequenas e médias construtoras é o Obra Prima! Com ele, você terá uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque de vez as planilhas e controles manuais por um sistema integrado e simples de usar. 

Conheça as vantagens do Obra Prima

Com o sistema de gestão do Obra Prima, você conta com muitas vantagens além do controle financeiro dentro da sua construtora ou empresa do setor da construção civil: 

  1. Portal do Cliente

Por meio do Portal do Cliente, a sua empresa terá um canal de comunicação para compartilhar informações valiosas sobre o andamento das fases de um projeto, mostrar o cronograma orçamentário, gastos da obra, mostrar documentos e conversar pelo chat, que também está disponível no aplicativo.

  1. Relatório Diário de Obra (RDO) 

Outra ferramenta valiosa é o RDO, que vai possibilitar que a sua empresa esteja sempre um passo à frente, evitando imprevistos e problemas que podem impactar a qualidade do dia a dia da obra. Registre as condições climáticas, atividades realizadas, compra e recebimento de materiais usados e contabilize as horas trabalhadas. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do cliente. Clique aqui e faça o download do nosso modelo gratuito. 

  1. Previsto X Realizado

Substitua de uma vez por todas a caneta, o papel e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com seu cliente, de maneira detalhada e organizada o relatório do Previsto X Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão para concentrar os recursos e esforços fica muito mais precisa. 

Gostou dessas funcionalidades? O nosso software de gestão de obras oferece essas e muitas outras, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso e descubra tudo que o Obra Prima pode fazer pela sua empresa: 

Além dessas vantagens temos um blog, cheio de conteúdos exclusivos e muito relevantes para quem trabalha ou tem interesse no universo da construção civil, clique aqui e confira. Siga também o Instagram do Obra Prima, lá compartilhamos novidades e muitas dicas importantes. 

E, se você gosta de ouvir podcast, escute o Obra Cast, são muitas conversas interessantes com pessoas que entendem de diversos temas, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.