Pesquisar

Construtoras de sucesso: 11 boas práticas para transformar a sua gestão

Já se perguntou como crescer na construção civil? Conheça 11 estratégias que as construtoras de sucesso usam para se inspirar e colocar em prática:
Construtoras de sucesso: 11 boas práticas para transformar a sua gestão
Construtoras de sucesso: 11 boas práticas para transformar a sua gestão

Descubra quais são os segredos das construtoras de sucesso! Conheça as boas práticas e estratégias que elas investem para melhorar os resultados. 

Mesmo diante das crises que aconteceram nos últimos tempos, o mercado da construção civil está em constante crescimento. Para as pequenas e médias construtoras o grande desafio, que muitas vezes parece impossível, é acompanhar essa evolução e conseguir conquistar mais espaço entre os concorrentes. Mas, acredite: é possível sim

Conhecer as boas práticas que as construtoras de sucesso usam é essencial, e a sua empresa também pode usar para superar as barreiras e acompanhar o crescimento na construção civil. Quer saber como? 

Se você está lendo esse texto é sinal de que está buscando maneiras de melhorar os resultados na construção civil. Ou seja, o primeiro passo já foi dado: a busca pelo aprimoramento e a melhoria do seu negócio. Confira algumas boas práticas e estratégias que as organizações usam para se destacar: 

Organização

A organização está relacionada com o canteiro de obras, os colaboradores que estão nesse espaço e também com o escritório e quem faz parte dele. 

1. Bom planejamento

Para o sucesso de qualquer projeto, é necessário ter um bom planejamento. Isso é sinônimo de caminhar em direção ao sucesso. Afinal, quando essa etapa é bem feita e antecipa a solução de problemas, diminui a quantidade de imprevistos durante o projeto. Não que eles não aconteçam, sabemos que a construção civil está cheia deles, mas é possível evitar alguns. 

Também é importante ter espaço para ajustes e correções caso isso seja necessário durante o processo. Dessa maneira, fica mais fácil de adaptar caso aconteça algum contratempo. 

2. Limpeza e organização 

A limpeza e a organização de uma obra é fundamental para o andamento do trabalho, isso vai evitar acidentes, perda de tempo e desperdícios, além de melhorar a produtividade e a motivação dos colaboradores. Esse é um fator que precisa de atenção tanto no canteiro de obras quanto no escritório. 

Leia também: 

10 dicas para a gestão do canteiro de obras – Obra Prima

Recursos

Aqui estamos falando do dinheiro investido e os recursos disponíveis em um projeto. Quando um cliente confia na construtora, ele está fazendo um grande investimento. É importante tomar cuidado, além disso, se o projeto estourar o orçamento esse dinheiro vai sair do seu bolso. 

3. Controle os custos no canteiro de obras 

É fundamental para qualquer construtora manter um controle financeiro rigoroso no canteiro de obras, analisando previamente todos os custos necessários para concluir cada uma das etapas do projeto. A saúde financeira é um dos pontos mais importantes para as construtoras de sucesso. 

Leia também: 

Como tornar o controle financeiro da construtora mais eficiente? – Obra Prima

4. Cuidado com despesas desnecessárias 

Os processos sempre podem ser otimizados para evitar desperdícios e reduzir gastos. Algumas dicas para colocar isso em prática é: 

  • trabalhe com estimativas responsáveis e realistas;
  • crie especificações o mais detalhadas possível;
  • tenha contratos dinâmicos e claros com os fornecedores;
  • invista nas melhorias dos projetos;
  • tenha um bom planejamento de custos que considere cada uma das etapas;
  • invista em times de controle que são realmente comprometidos e responsáveis.

5. Ciclo PDCA

Plan, Do, Check and Act, ou em português: Planeje, execute, verifique e corrija. Esses são os quatro pilares do Ciclo PDCA. Já falamos aqui no blog sobre esse tema, relembre aqui. Ele dá ênfase na melhoria contínua de processos e produtos que estão presentes na rotina dos gestores que buscam melhorar os resultados na construção civil. 

O Ciclo PDCA é fundamental para ter dados confiáveis em cada uma das etapas do projeto, diminuindo custos desnecessários e assegurando a qualidade final do empreendimento.  

Equipe 

No tópico de organização abordamos como é importante ter um time produtivo, agora, vamos entender como fazer uma boa gestão dos profissionais e mantê-los treinados é essencial para ver o crescimento na construção civil. 

6. Boa gestão de equipe

Todo time que está motivado, comprometido e engajado contribui consideravelmente para a produtividade e a qualidade dos serviços realizados no projeto. Seja no canteiro de obras ou no escritório. É indispensável saber como gerenciá-los e incentivar as qualidades únicas de cada um dos colaboradores. 

Para fazer uma boa gestão de time, adote algumas ações: 

  • invista na comunicação agradável e humanizada entre todos;
  • conheça as habilidades de cada um dos profissionais que trabalham no projeto;
  • dê feedbacks com uma certa frequência;
  • seja um exemplo para quem trabalha ao seu redor;
  • compartilhe os objetivos, a missão, valores e visão da construtora com todos;
  • invista na capacitação técnica dos colaboradores. 

Essas são apenas algumas das medidas que as construtoras podem colocar em prática. Pense em outras, converse com o seu time, descubra o que eles sentem falta, o que eles gostam… Só assim isso vai ser feito da melhor maneira possível.   

7. Treinamentos 

Já falamos dos treinamentos, eles são importantes para manter a sua equipe sempre atualizada sobre as inovações que surgem no mercado da construção civil, mas também ajudam a manter todos motivados e mais satisfeitos. 

Tomadas de decisões

Esse é um tópico importante para as pequenas e médias construtoras que buscam o crescimento na construção civil. A tomada de decisão precisa ser feita de maneira estratégica. Inclusive, até o Ciclo PDCA que já falamos, faz parte dessa etapa. 

8. Decisões baseadas em dados 

Nenhuma empresa pode tomar decisões baseadas em achismos. Isso é um fato. Elas precisam ser feitas por meio de análise dos dados reais, resultados de estudos dos indicadores do projeto. É uma forma inteligente de diminuir os erros que causam prejuízo no final da construção. 

Criar relatórios e uma base de dados para controlar os resultados é uma estratégia que as construtoras de sucesso usam muito, justamente por contribuir para a tomada de decisões mais precisas. Assim, é possível eliminar riscos para atuar de maneira mais eficaz e precisa.  

9. Análise geográfica da região

Esse é um tópico importante para a tomada de decisões. Afinal, a região que a construção vai acontecer interfere diretamente na realização do projeto. É necessário levar em consideração o acesso ao local, a logística de mão de obra, pessoas e insumos e quais aspectos regionais que podem ser explorados e precisam de cuidado na área em questão. 

Por exemplo, empreendimentos residenciais mais afastados das regiões centrais da cidade podem agregar valor e ser mais atraentes se tiverem um espaço de compras e lazer para os seus moradores. 

A partir da execução, obras mais afastadas geralmente terão custos com alojamento e transporte. Nesses casos, o planejamento se torna ainda mais fundamental para o sucesso do projeto.

Nem sempre a região tem uma infraestrutura que vai ser necessária para colocar em prática o que foi planejado e tudo isso precisa ser levado em conta no momento de criar o orçamento e o cronograma

Mesmo que o projeto não seja em um lugar afastado, existem outros fatores que podem interferir na sua execução: estado do solo, lugar protegido por algum órgão do estado, entre outros… 

Investimento

Os investimentos são parte fundamental para o crescimento na construção civil, mas eles precisam ser feitos de maneira inteligente. 

10. Segurança

A construção civil é um setor que pode ser perigoso e está sujeito a alguns acidentes. Por isso, é importante para as construtoras encontrarem soluções para aumentar a segurança dos seus colaboradores. 

É necessário ter uma boa supervisão da equipe e contar com profissionais capacitados. Isso vai evitar acidentes, atrasos e dores de cabeça para as empresas. Você já conhece as NRs? Elas são fundamentais para o sucesso e o crescimento na construção civil. 

Leia também: 

NR 5 – CIPA: o que é essa Norma Regulamentadora e qual sua importância para a construção civil? – Obra Prima

NR 7: tudo que você precisa saber sobre essa Norma Regulamentadora – Obra Prima

NR 10: o que é essa Norma Regulamentadora e qual sua importância para a construção civil? – Obra Prima

NR 11 na construção civil: o que é e qual a sua importância? – Obra Prima

NR 15: Insalubridade em obras – Obra Prima

NR 23: o que é e qual a sua aplicação na construção civil? – Obra Prima

11. Tecnologia

O investimento em tecnologia é fundamental para otimizar os processos e agregar valor para as empresas do setor. Não só isso, mas também já existem várias inovações que ajudam em todas as etapas e áreas de uma obra. 

Conheça o software de gestão de obras do Obra Prima

O grande segredo das construtoras de sucesso é um software de gestão de obras que vai ajudar e facilitar do começo ao fim do projeto. 

Conheça o sistema de gestão de obras do Obra Prima, com essa ferramenta a sua empresa vai conseguir melhorar os resultados na construção civil e crescer dentro desse mercado tão competitivo. 

O Obra Prima é um sistema completo de gestão de obras nas versões App e Web, com o propósito de otimizar recursos e tempo, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o começo do projeto até a sua entrega final. 

Quer conhecer mais sobre o nosso software, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.

Para ler mais conteúdos sobre o crescimento na construção civil de pequenas e médias construtoras, siga o nosso Instagram e acompanhe os conteúdos exclusivos do nosso blog. 

Também não perca os episódios do nosso podcast, o Obra Cast. Clique na imagem abaixo para escutar. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.