Menu

Construção Civil: O que é radier?

Amanda Libia

Compartilhe nosso conteúdo

Conheça a técnica de construção radier e descubra quando ela é a melhor opção para suas obras.

Toda obra precisa de uma boa fundação para que a construção tenha qualidade e durabilidade, evitando problemas estruturais no futuro ou mesmo acidentes no canteiro de obras.

Existem muitas formas de fazer a fundação na construção civil e uma das técnicas que pode ser aplicada é o uso de radier. 

Conheça aqui um pouco mais sobre esse tipo de fundação.

O que é Radier?

Fundação rasa, o radier é um processo de uso de uma placa ou laje na base da construção, cobrindo toda sua área. Essa estrutura é construída para suportar o peso dos pilares, paredes e outras estruturas, ou seja, para dar suporte e fundação a grandes cargas.

Pela forma como é construído, o radier ajuda a distribuir o peso da estrutura da construção de maneira mais uniforme no solo. 

No entanto, esse tipo de fundação rasa não pode ser utilizado em qualquer situação, sendo recomendado apenas para obras em áreas com solo de baixa resistência.

Quer saber se seu terreno tem solo de baixa resistência? O único modo é contratar uma empresa especializada para realizar a medição de resistência.

Leia também: 

NBR 6122: projetos e execução de fundações >

Para o que serve o radier e quais tipos existem?

Em geral, é um tipo de fundação utilizado em obras de pequeno porte e que pode oferecer muita agilidade e redução de custos para o projeto, principalmente, com mão de obra, quando comparado com outras técnicas de fundações rasas.

O radier é escolhido em fundações com área de sapatas com até 70% coberta por construção ou para reduzir recalques diferenciais.

Existem dois tipos de radier que podem ser utilizados na construção de fundações rasas:

Radier com concreto armado

Quando o radier é feito com concreto armado, a estrutura possui malhas ou telas de aço que são cobertas com o concreto, sendo uma opção apropriada para construções pequenas.

Radier com concreto protendido

Quando a obra é realizada em áreas um pouco maiores, como no caso da construção de salões ou estacionamentos, a melhor opção é utilizar o radier com concreto protendido.

Nessa técnica, em lugar de usas as malhas ou telas de aço, o concreto é aplicado em uma estrutura de cabos de aço tensionados com um macaco hidráulico até que o concreto passe por todo o processo de aplicação e cura.

O uso do macaco hidráulico até que o concreto seque é essencial para manter a resistência da estrutura e garantir sua qualidade e durabilidade.

Vantagens desta fundação 

Existem algumas vantagens para o uso do radier nas obras da sua construtora em lugar de outros tipos de fundações rasas que podem ser um grande diferencial para seu crescimento. 

Entre as principais estão:

  • Custo mais baixo em comparação com outros tipos de fundação;
  • Execução mais rápida, tornando o cronograma mais eficiente;
  • Redução no volume e especialização da mão de obra utilizada;
  • Possibilidades de fazer a fundação mesmo em terrenos argilosos.

Mesmo com essas vantagens, no entanto, o radier também apresenta algumas desvantagens.

Construção que utilizam radier na fundação podem ter custos mais altos pela necessidade de utilizar um volume maior de concreto caso a carga atuante da laje exija uma resistência maior que a esperada inicialmente. 

Nesse caso, a dificuldade de executar o trabalho e o tempo necessário também são maiores.

Além disso, o radier com concreto armado pode apresentar múltiplas fissuras em estruturas que exigem um aumento na resistência decorrente da carga da laje.

Como qualquer decisão na construção civil, optar pela fundação em radier exige conhecer bem seu projeto e as alternativas oferecidas pelo mercado.

Quer ficar por dentro de todas as técnicas, tecnologias e inovações da construção civil? Acompanhe os conteúdos exclusivos do Obra Prima.

Software de gestão de obras

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Construção Civil: O que é radier?

Conheça a técnica de construção radier e descubra quando ela é a melhor opção para suas obras e quais são as vantagens.
O que é radier?
O que é radier?

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.