Pesquisar

Conheça o Adobe na construção civil

Conheça um dos mais antigos materiais de construção: o Adobe! Essa técnica vem ganhando espaço novamente nas obras sustentáveis, confira:
Conheça o Adobe na construção civil
Conheça o Adobe na construção civil

Descubra o que é o Adobe e quais são as suas aplicações nas construções sustentáveis.  

A terra crua é uma das matérias primas mais abundantes e antigas no mundo, ela está presente em casas tão elegantes e modernas quanto ecologicamente positivas. Com a nova demanda por alternativas mais sustentáveis, o Adobe voltou a ganhar espaço e força no mercado. 

Muitas energias são economizadas em uma construção construída com esse material. Feitos de barro e para dar liga um pouco de palha, às vezes até com uma pitada de cimento ou cal, usados para estabilizar, o tijolo adobe, diferente do produzido com cerâmica, não passa pela etapa da queima em fornos de alta temperatura. Seca ao sol ou à sombra, evitando o desmatamento, uma vez que não é preciso lenha para alimentar o fogo e não produz gases do efeito estufa. 

As obras limpas não provocam impacto nem em seu deslocamento, uma vez que o tijolo Adobe pode ser produzido com o solo do local em que está sendo construído a casa. Outra qualidade da técnica de casas feitas com esse material é a inércia térmica, ou conforto térmico. Uma residência produzida com terra crua respira e não sofre com mofo.   

O que é a Casa Adobe? 

Mas, afinal, o que é uma casa adobe? Essa foi a expressão escolhida para disseminar a técnica de construção com terra, que se usa principalmente do adobe. 

A casa adobe é uma das técnicas mais usadas na bioconstrução – metodologia construtiva que se preza pela utilização de materiais de baixo impacto ambiental e aplica sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia. 

Use os insumos apropriados

Para usar a terra na fabricação do tijolo Adobe é importante prestar atenção nas características. Caso contrário, não haverá qualidade e será necessário refazer. A composição deve ser de 15 a 30% de argila, de maneira que seja possível dar uma boa liga na massa. 

Utilizar terra com mais de 30% de argila vai fazer com que o seu tijolo encolha (ao longo do processo de secagem do sol) e rache, já uma terra com menos de 15% de argila vai deixar o seu produto esfarelado.  

É recomendado que você use a terra a partir de 50 cm de profundidade, evitando ao máximo a presença de matérias orgânicas, como restos de plantas e animais ou folhas e raízes em decomposição que podem acabar atrapalhando a qualidade do resultado obtido. 

Vantagens e desvantagens da casa Adobe 

O tijolo Adobe, utilizado na construção da casa, é um dos mais antigos materiais de construção do mundo. Seu uso concentrou-se especialmente em regiões secas e quentes. Porém, caiu em desuso consideravelmente nas últimas décadas por conta da chegada do tijolo de cimento e cerâmica. 

Mas, atualmente, pouco a pouco, esse insumo vem ganhando novamente seu espaço em projetos que buscam a sustentabilidade. Confira aqui algumas das vantagens e desvantagens do uso desse material:

Vantagens da casa Adobe: 

  • Ela tem capacidade de absorver e desabsorver a umidade mais rapidamente, possibilitando um ambiente interno mais saudável;
  • O tijolo Adobe é capaz de absorver até 30 vezes mais umidade que outros tijolos cozidos;
  • Excelente isolamento térmico, mantém as temperaturas sempre balanceadas;
  • É feita a partir do tijolo Adobe que é um material reutilizável e natural;
  • É mais econômica quando comparamos com outros materiais da construção civil;
  • Apresenta baixa manutenção, uma vez que quando as paredes são construídas e seladas, elas não vão precisar de manutenção por pelo menos 10 a 12 anos;
  • É a prova de fogo, porque a terra não é um material combustível. 

Desvantagens da casa adobe: 

  • Não são todos os lugares que se pode implementá-la, porque se desintegra facilmente quando entra em contato direto com a chuva;
  • Falta de padronização ao longo da fabricação de tijolo adobe, porque a terra varia de um lugar para outro;
  • A sua montagem geralmente é mais demorada quando comparada a outras técnicas de construção, uma vez que a fabricação do tijolo adobe exige um tempo de secagem natural;
  • o uso do tijolo adobe não é recomendado para casas com mais de um pavimento.  

Leia também: 

Sustentabilidade na construção civil: tijolo ecológico – Obra Prima

Casa Adobe modernas: sustentabilidade na construção civil

A procura por novas técnicas construtivas que diminuam o impacto ambiental produzido ao longo das obras tem feito com que muitos profissionais voltem a atenção aos métodos que abrangem a bioconstrução, inclusive a casa adobe, a casa de taipa e a famosa casa de bambu.

E, ao contrário do que muitos acreditam, essas técnicas não se reservam apenas a um grupo seleto de pessoas, mas sim a todos aqueles que procuram uma moradia mais acessível e que promova de fato uma maior conexão e equilíbrio com a natureza. 

No mundo todo, a busca por uma casa adobe moderna tem ajudado o fortalecimento dessa técnica, principalmente quando a estrutura vem acompanhada de uma telhado sustentável (telhado verde, solar, telha branca) ou quando o imóvel prioriza a utilização de painéis solares como forma de captar a energia e a instalação de cisternas para o recolhimento e armazenamento de água da chuva. 

Gestão sustentável de obras

Já conhecia essa técnica construtiva? Para conhecer outras, fique de olho no nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram. Estamos sempre compartilhando novos conteúdos sobre os temas mais importantes da construção civil. 

Nos nossos canais, você vai descobrir diversas técnicas de construções sustentáveis, além de dicas incríveis para a sua gestão de obras. 

Escute também o nosso podcast, temos muitas conversas interessantes sobre vários temas importantes para quem trabalha ou se interessa por obras, reformas e tudo mais que tem a ver com o mundo da construção civil. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.