Pesquisar

Confira tudo sobre o setor da construção civil

Pensando em seguir carreira na construção civil? Confira tudo o que você precisa saber sobre esse mercado tão amplo:
Confira tudo sobre o setor da construção civil
Confira tudo sobre o setor da construção civil

Certamente você já está  inserido no mercado de construção civil, não é mesmo? Esse é um dos setores que mais emprega no país, apesar de viver bons e maus momentos em decorrência da economia, é um mercado muito amplo.

Apesar de ser bastante dinâmico, é um setor que requer muita atenção e cuidado. Por isso, os EPIs na construção civil são tão importantes para proporcionar uma segurança maior aos profissionais da área.

Se você está interessado em mergulhar na carreira de construção civil, não pode perder as dicas que passaremos a seguir. A partir de agora, você poderá conhecer um pouco mais sobre as diferentes áreas de atuação e riscos dessa profissão.

O que é construção civil?

De modo geral, você pode encontrar a construção civil em tudo que vê à sua volta. Ou seja, qualquer tipo de obra, construção ou criação está ligada diretamente a esse amplo setor.

Durante a execução do processo de construção civil existem os seguintes procedimentos: planejamento, execução, manutenção, restauração, reformas, demolição e alguns outros. Por isso, estradas, aeroportos, túneis, prédios e obras de saneamento básico são algumas das construções realizadas por profissionais da área. 

Normalmente, os profissionais da construção civil se dividem da seguinte forma: arquitetos, que são os responsáveis por criar o projeto arquitetônico, assim como materiais e acabamentos a serem utilizados.

Engenheiros civis, que por sua vez, tem o papel de supervisionar a rotina da obra e pôr em prática as ideias dos arquitetos. Em seguida, tem o Mestre de obra, que auxilia o engenheiro com a função de fiscalizar os procedimentos durante a obra. 

Por fim, a construção civil também tem os pedreiros, que são os encarregados de executar o serviço, ou seja, são eles que de fato colocam a mão na massa e constroem tudo aquilo que foi idealizado pelos profissionais anteriores.

As 4 principais atribuições da construção civil

1- Escavação e fundação

Após realizar todos os estudos estruturais que viabilizam ou não a execução da obra, de organizar e delimitar a área de trabalho, se inicia o processo de escavação e fundação. Esse momento é para construir aberturas abaixo do nível do solo que, posteriormente, sustentarão o empreendimento.

2- Alvenaria de vedação e estrutural

Esta etapa é responsável por preparar o terreno para sustentar o peso da construção, usando tijolos e concreto. Já a alvenaria estrutural, tem o objetivo de tornar o solo resistente a diferentes cargas e ações do tempo.

3- Concretagem

Como o nome já evidencia, esse processo tem o objetivo de concretar o local da construção para que esteja o mais firme e estável possível. Com isso, pode-se de fato começar a realização da infraestrutura da obra.

4- Processo de acabamento e revestimento

Após o longo tempo de obra, chega o momento de incluir pisos, azulejos e outros materiais de revestimentos ou acabamentos, como pedras e metais. Apesar de ser uma fase menos suja da obra, é um momento que requer muita atenção e delicadeza. 

Os 7 EPIs mais usados na construção civil

1- Capacete

Certamente o capacete é o EPI mais importante dentro de uma obra. Ele tem a função de proteger a parte mais sensível do corpo humano, que é a cabeça. Portanto, você, construtor civil ou dono de construtora, nunca deixe de usar ou fornecer bons capacetes.

2- Óculos de proteção

Por manusear objetos cortantes e algumas vezes estar em contato direto com fogo ou partículas de sujeira, é essencial que o uso dos óculos de proteção se torne rotina dentro de uma construção civil.

3- Cinto de segurança

O cinto é um EPI não tão comum em outras áreas, entretanto o para construção civil é obrigatório para profissionais que trabalham em alturas superiores a dois metros de altura, por exemplo em atividades com andaimes e plataformas suspensas.

4- Luvas

As luvas, normalmente grossas, são usadas para evitar que o profissional se lesione e corte as mãos. Além disso, as protege de agentes químicos e corrosivos. Embora muitos profissionais não se sintam confortáveis usando, é muito importante o uso contínuo desse EPI.

5- Protetor auricular

Por conta de estarem propensos a grande intensidade de sons e ruídos, é importante que os colaboradores que estejam em um ambiente de trabalho de obras usem protetores auriculares. Com isso, podem evitar problemas futuros de audição.

6- Botas

Assim como as luvas, as botas de borracha protegem o trabalhador de cortes nos pés, uma vez que é comum ferros e pregos estarem perigosamente expostos nas obras. Eles também dão mais segurança ao se locomover, prevenindo os escorregões. 

7- Máscaras

As partículas liberadas pelo cimento ou outros materiais muito usados durante uma construção podem causar problemas respiratórios para os trabalhadores. Portanto, o uso de máscaras é obrigatório e muito importante. 

Leia também:

5 boas práticas para evitar acidentes na construção civil

Sustentabilidade e construção civil

Como em vários outros setores, a construção civil também vem criando mecanismos mais sustentáveis para realizar suas obras. Portanto, é cada vez mais comum construtoras buscarem alternativas “verdes” para amenizar os efeitos em doenças respiratórias.

Além de benefícios fiscais, uma construção mais sustentável favorece, muitas vezes, a diminuição dos gastos e o tempo de conclusão da obra.

Conclusão

Com tudo isso exposto, fica evidente a importância da construção civil para o desenvolvimento de qualquer país. É através dela que praticamente tudo é construído, portanto, é preciso ter muita consciência sobre a necessidade de uma boa construção.

Agora que você já sabe as principais áreas que englobam a construção civil e também a necessidade de utilizar corretamente os EPIs, chegou agora de você entrar de cabeça nesse setor extremamente importante. 

Por fim, não se esqueça que por trás de uma construção existe muito estudo e horas empenhadas para o melhor planejamento e desenvolvimento possível. Portanto, não confie e não realize construções de forma irresponsável e irregular.

Leia também:

Planejamento de obras: cuidados essenciais para ter sucesso

Procure sempre profissionais especializados e capacitados para conduzir com segurança todo o processo de construção. Evite economias que coloquem em risco a qualidade dos materiais e do empreendimento. A construção civil é um setor muito sério e necessita de cuidados especiais.

Para conhecer as novas possibilidades que o mercado tem trazido e estar sempre por dentro das notícias do setor acompanhe os conteúdos exclusivos aqui do blog Obra Prima.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.