Pesquisar

Comparação de preços de materiais de construção

Faça a comparação de preços de materiais de construção da maneira certa! Descubra como conseguir a melhor cotação para a sua obra, confira:
Comparação de preços de materiais de construção
Comparação de preços de materiais de construção

Aprenda como fazer a comparação de preços de materiais de construção da melhor maneira para conseguir os melhores preços possíveis para a sua cotação. 

Para uma construtora funcionar é necessário lidar com diversas funções ao mesmo tempo. Um dos pontos mais importantes é o orçamento de obras, que pode fazer toda a diferença entre ter grandes prejuízos ou lucros no fim do projeto. 

A boa notícia é que existem soluções tecnológicas que ajudam na hora de comprar materiais de construção e garantem uma boa gestão de obras sem necessidade de um time grande. 

É importante conhecer os serviços principais para fazer as obras e projetos com excelência, com margem de segurança de lucro e sem desperdícios. Entre as técnicas, a cotação de fornecedores é uma das mais importantes na hora de fazer a comparação de preços de materiais de construção. 

Sem esse comparativo,  a sua empresa não vai conseguir saber quais são os melhores preços do mercado e pode acabar com muitas dores de cabeça. 

O que é a cotação de fornecedores da construção civil?

Quando se fala em construção civil, já pensamos nos aspectos físicos ligados às obras. Porém a comparação de preços de materiais de construção e a cotação de fornecedores contempla as tarefas que se comunicam tanto com o orçamento quanto o planejamento e gestão. Esse é o elo que junta todos os elementos no canteiro de obras. 

Esse fator é a avaliação dos custos referentes à realização de cada uma das etapas do serviço, levando em conta, principalmente, o preço dos materiais e a qualidade deles, além de analisar a mão de obra e os seus custos, sobretudo quando a seleção dos insumos requer pessoas qualificadas. 

Leia também: 

Gestão de compras na construção civil: o segredo está na cotação de fornecedores | Obra Prima

7 dicas para fazer a comparação de preços de materiais de construção

Agora que você sabe o que é e qual é a importância da comparação de preços de materiais de construção, conheça as principais dicas para criar uma boa estratégia neste aspecto de gestão de obras na sua construtora: 

  1. Defina a quantidade de material de construção;
  2. Escolha os fornecedores;
  3. Compare os preços;
  4. Analise as formas de pagamento;
  5. Saiba quando comprar cada material;
  6. Tenha um cronograma completo de compra;
  7. Use a tecnologia para otimizar a gestão dos fornecedores. 

Com essas dicas em mente, vamos entender melhor cada uma delas para aplicar nas suas próximas obras: 

1. Defina a quantidade de material de construção

O primeiro passo para fazer a comparação de preços de materiais de construção e conseguir o melhor negócio é definir a quantidade de insumos necessários para as suas obras. 

Dessa maneira, você se certificará que a compra de materiais está na quantidade adequada e consegue evitar desperdícios. 

Faça um levantamento de tudo que vai ser necessário em cada uma das etapas da sua construção, pense no máximo de detalhes possíveis. Essa relação de materiais pode ser feita por um arquiteto ou por um engenheiro baseado no projeto da sua obra. 

O que vai definir a quantidade são as medidas da obra, elementos estruturais, medidas das áreas a serem pintadas, tipo de construção, entre vários outros aspectos. 

2. Escolha os fornecedores

Para o serviço ser executado, essa etapa é um pouco óbvia, mas existem alguns pontos que são aplicados por diversos profissionais responsáveis pela cotação de fornecedores da construção civil. O primeiro ponto é a maneira ou o método que é usado para essa seleção. 

Na maioria dos casos, não existe uma metodologia clara para escolher. Ou seja, a decisão acaba sendo guiada por intuição e achismos, algo muito perigoso para uma decisão técnica como essa. 

Dessa maneira, é fundamental considerar fatores como: 

  • preço;
  • proximidade da obra;
  • profissionalismo e seriedade;
  • prazo de entrega;
  • formas de pagamento disponíveis;
  • entre outros… 

Levar todos esses aspectos em conta vai tornar a sua decisão muito mais assertiva para as suas obras. 

Leia também: 7 regras para escolher fornecedores de material de construção | Obra Prima

3. Compare os preços 

Você compara? E quando compara escolhe o mais barato sem pensar muito? Isso pode ser um erro. Essa etapa é uma das mais importantes. Além de comparar os custos entre diferentes fornecedores, é fundamental fazer o comparativo entre as várias opções em uma mesma empresa e avaliar as formas de pagamento que ela disponibiliza. Diversas questões precisam ser consideradas para que seja tomada uma decisão melhor e mais racional para a construção. 

4. Analise as formas de pagamento

A forma de pagar também influencia na comparação de preços de materiais de construção. Analisequais são os métodos de pagamento que cada fornecedor trabalha. As taxas que serão cobradas pelas operações de cartões de crédito ou débito podem encarecer os itens. Ou seja, compare os preços para o pagamento parcelado, à vista, cartão, cheque ou até dinheiro. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença no final. 

5. Saiba quando comprar cada material

Ao comprar materiais de construção, consulte o seu cronograma. Não faz sentido ter tudo empilhado no canteiro de obras esperando para ser utilizado. Isso pode acabar danificando e ainda chamando atenção desnecessária. 

Por outro lado, você precisa ter certeza de que os insumos estarão disponíveis quando for necessário para que isso não interrompa ou atrase a construção. Para te ajudar, preparamos um modelo de cronograma de obras, baixe aqui

Leve em consideração que o primeiro material de construção necessário será o que compõe a estrutura, ou seja: argamassa, brita, cimento, blocos de concreto, entre outros. O próximo passo é a alvenaria que precisa de tijolos, areia, cimento, argamassa… 

Já a terceira fase é a cobertura do prédio. Para realizar o entelhamento será preciso usar madeiras ou treliças de aço, pregos, vigas, telhas, caixa d’água, entre outros que a construção pode precisar. 

Por fim, os itens do acabamento são usados por último e na etapa final das obras. Pisos, revestimentos, tintas, argamassas, entre outros. Claro que tudo isso pode variar muito de construção para construção, mas existem alguns materiais que sempre serão necessários. 

O segredo para fazer uma boa cotação e conseguir comprar materiais de construção com os melhores preços é ter muita disposição para realizar pesquisas e comparações.

6. Tenha um cronograma completo de compra

O cronograma é um dos mais importantes documentos para o planejamento e a gestão de obras. Mesmo que não seja cartesiano para estabelecer aspectos relativos a prazo, é fundamental para considerar como parâmetro e precisa ser seguido o máximo possível para evitar prejuízos e atrasos na entrega. 

Com um cronograma de obras bem elaborado, é possível avaliar as etapas da construção, assim como o material de construção necessário para cada uma delas. Dessa forma, é possível estabelecer quais insumos serão necessários em cada uma das fases. 

7. Use a tecnologia para otimizar a gestão dos fornecedores

A tecnologia vem avançando cada vez mais e as construtoras estão adotando as inovações para modernizar as suas construções e ficar à frente dos concorrentes. A principal ajuda que o profissional pode usufruir ao usar um software de gestão de obras é otimizar a etapa de automatização e banco de dados, evitando os erros humanos e a perda de informações importantes. 

E, quando falamos nisso, não podemos deixar de mencionar o software de gestão de obras do Obra Prima, uma ferramenta que vai ajudar a sua construtora em cada uma das etapas da sua obra, desde o primeiro contato com o cliente até o último. 

Esse sistema vai te ajudar em diversas tarefas do dia a dia como o orçamento de materiais de construção, gestão de obras e muito mais! 

A melhor plataforma para fazer a comparação de preços de materiais de construção

Já conhece o Obra Play? Essa é a plataforma completa que fortalece e conecta toda a cadeia e os principais players da construção civil. Nela, é possível solicitar orçamentos, cadastrar-se em vagas, interagir com consumidores, encontrar fornecedores, profissionais altamente qualificados, além de conteúdos exclusivos para ficar atualizado dos principais assuntos do mercado. 

Conheça o Obra Play >>>>

Para você que tem uma construtora, é possível solicitar a cotação dos seus materiais e economizar até 30% no valor final da compra. São mais de 5 mil produtos de qualidade disponíveis para as suas obras. 

Com o software do Obra Prima na sua construção e a ajuda do Obra Play, a sua construtora vai ser um grande sucesso! 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram, estamos sempre compartilhando muitas novidades e materiais que vão ajudar a sua construtora a crescer. 

Não deixe também de ouvir o nosso podcast, o Obra Cast, estamos com muitos episódios novos com conversas relevantes para quem trabalha ou tem interesse no setor. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.