Menu

Economizando tempo: como um software de gestão de obras ajuda no dia a dia?

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Descubra como um software de gestão de obras pode te ajudar a economizar tempo na sua rotina de trabalho da construção civil. 

A gestão de obras é um grande desafio para as construtoras e muitas vezes acabamos gastando um tempo desnecessário nela, que poderia ser economizado usando as ferramentas certas, que automatizam e simplificam esse processo. 

Essa ferramenta é o software de gestão de obras, que é um sistema que auxilia na economia do tempo dos trabalhadores da construtora, desde o escritório até o canteiro de obras. Usar essa tecnologia é a melhor maneira de ganhar tempo e assegurar bons resultados na gestão da sua empresa. Descubra o que é e como isso é possível no texto a seguir. 

O que é um software de gestão de obras? 

Os softwares são, basicamente, um conjunto de ferramentas que seguem e realizam mecanismos anteriormente projetados para a gestão de uma área determinada. Na gestão de obras, esses sistemas têm como objetivo ajudar nos processos de: 

  • elaboração de orçamentos e cronogramas;
  • gestão de compras e estoque de materiais de construção;
  • acompanhamento de obras;
  • organização financeira, como fluxo de caixa, contas bancárias, etc. 

Dessa maneira, com os novos conceitos de tecnologia e inovação, podemos avaliar todo o processo produtivo, encontrando quais pontos precisam ser otimizados e quais devem ser mantidos. 

Isso garante uma produção mais eficiente, de qualidade e rentável. Com um mercado cada vez mais competitivo, é essencial procurar mecanismos de planejamento e controle operacional para aumentar o seu sucesso no setor. 

3 benefícios de um software de gestão de obras!

Um software de gestão de obras traz mais veracidade e respostas em tempo real com informações e dados atualizados. Trata-se de algo que, quando realizado manualmente, pode não ser arcaico, mas não é tão eficiente e nem preciso. 

  1. Planejamento

Aplicar a tecnologia no planejamento de obras aumenta o custo-benefício e proporciona mais velocidade na elaboração dos orçamentos, reduzindo as incertezas e os atrasos. Assim, em uma plataforma de gestão, é possível determinar processos, times, local e insumos necessários para uma construção. 

Depois, você pode combinar as variáveis de maneira coerente, afinal a engenharia civil é uma ciência exata e não pode ser trabalhada em cima de suposições. Desde já, é fundamental operar com confiança para obter o custo direto da sua obra. 

A tecnologia também vai auxiliar a saber quais são as tarefas necessárias: levantar gastos por etapa do projeto, alocar o time, planejar a evolução física-financeira e determinar os prazos. Dessa forma, tudo isso acontece de maneira muito mais prática e assertiva. 

  1. Monitoramento

Realizar o monitoramento da construção com atenção não é uma tarefa simples, mas com uma boa solução, isso se torna muito mais fácil e claro, sendo que os dados são apurados de maneira automática e geram relatórios precisos, agilizando e facilitando a comparação entre aquilo que foi planejado com o que foi de fato realizado. 

Tudo isso otimiza o tempo do profissional responsável pelo acompanhamento, reduzindo problemas com a incapacidade de observar e registrar as características de uma obra. Com a inteligência tecnológica, você terá direcionamentos para ações de prevenção e correção ao longo do projeto, além de mais agilidade e precisão na tomada de decisões importantes. 

O software de gestão do Obra Prima, por exemplo, conta com uma funcionalidade importante: o RDO. Com o Relatório Diário de Obras, o profissional responsável pelo acompanhamento da evolução do projeto registra as condições de tempo, atividades realizadas e outras informações importantes. 

Depois, é possível fazer o download desse documento e enviar para o cliente. Para baixar o nosso modelo gratuito, clique neste link aqui. 

  1. Geração de Relatórios

Em uma reunião de negócios, o time de gestores e diretores da construtora precisa ter informações assertivas sobre o andamento da construção. Sem a ajuda de um software de gestão de obras, conseguir levantar esses dados para avaliar os resultados é muito mais trabalhoso e demorado. 

Todos os colaboradores de uma empresa precisam ser comunicados para fornecer informações a respeito da evolução de um projeto. Por isso, fica claro que esse processo é muito mais trabalhoso e menos eficiente sem a presença de um sistema de gerenciamento de obras. 

Neste contexto, a tecnologia entra como uma maneira de centralizar todas as informações necessárias para o relatório de uma obra, de modo que é fácil de visualizar – o que é fundamental para uma boa gestão. 

Isso funcionaria da seguinte maneira: cada colaborador ajuda com as informações em diversos níveis, variando de acordo com as responsabilidades do cargo. Assim, a comunicação fica mais clara, possibilitando o acesso remoto e otimizando a comunicação entre os envolvidos no projeto. A tecnologia assegura: 

  • Melhorar a comunicação entre o time da obra e a administração da construtora;
  • Antever e controlar os gastos em prol da economia;
  • Realizar o controle financeiro das contas e do fluxo de caixa;
  • Agilidade na tomada de decisões por meio da integração dos processos;
  • Melhorar a organização das informações e a gestão do tempo. 

Dessa maneira, quanto mais dados você tiver em mãos, mais produtiva será a sua gestão de obras. Afinal, será possível dimensionar e avaliar todos os principais elementos relacionados com a cadeia produtiva do setor da construção civil. 

Conheça o Obra Prima! 

O Obra Prima é o software de gestão de obras ideal para as pequenas e médias construtoras que buscam o desenvolvimento e o sucesso no mercado da construção civil! Com o nosso sistema, você tem uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e controles manuais por uma ferramenta simples e integrada. 

O nosso software é 100% na nuvem, simplificando o acesso através de qualquer dispositivo, seja mobile ou web. Seus documentos vão estar digitalizados e disponíveis online para você ganhar mais agilidade na comunicação com o cliente e no compartilhamento das atualizações do projeto. Isso com custo zero de servidores e backups. 

Mas, calma! As vantagens do Obra Prima ainda não acabaram, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para conhecer todas as nossas funcionalidades: 

O que achou? Gostou dessas dicas? Então, confira o nosso blog, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos e muito relevantes. Se você ainda não segue, já siga o Obra Prima no Instagram! 

E não deixe de ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes e temas importantes sobre a construção civil por diversos pontos de vista. Clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Economizando tempo: como um software de gestão de obras ajuda no dia a dia?

Descubra como um software de gestão de obras pode te ajudar a economizar tempo na sua rotina de trabalho da construção civil.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.