Pesquisar

Como o software de gestão de obras pode diminuir o desperdício?

Você sofre com desperdícios nas obras? Eles podem gerar muitos prejuízos, descubra aqui como um software de gestão de obras pode te ajudar.
Como o software de gestão de obras pode diminuir o desperdício?
Como o software de gestão de obras pode diminuir o desperdício?

Descubra como um software de gestão de obras garante que sua construtora escape de desperdícios de dinheiro, materiais e tempos nos projetos.

Diminuir desperdício nas obras é essencial se sua construtora deseja aumentar a lucratividade, competitividade e crescimento no mercado de construção civil. 

Apenas reduzindo gastos que não deveriam acontecer e que surgem com erros no planejamento e estratégias é possível alcançar melhores resultados.

Os melhores resultados que ajudam a diminuir desperdícios chegam até seus clientes na forma de mais transparência, competência e valores mais competitivos.

Por muito tempo a busca por essa otimização era feita com caneta e papel, planilhas do Excel e trabalho duro, que levava muito tempo, sempre com o risco de pequenos erros de contas que custavam caro e colocavam tudo a perder.

Com a evolução da tecnologia da construção civil e no resto do mercado, no entanto, mesmo esses pequenos erros passaram a ser eliminados. 

As construtoras passaram a ter acesso a diversos programas focados em cada uma das etapas de planejamento e execução das obras.

O grande diferencial que a tecnologia da construção civil oferece, no entanto, vêm do software de gestão de obras.

Ele é capaz de centralizar esses muitos programas em uma única plataforma com todas as funcionalidades que as construtoras precisam.

Conheça aqui as funcionalidades e benefícios que um software de gestão de obras traz para construtoras que desejam diminuir os desperdícios nas obras da sua construtora.

Software de gestão de obras: tecnologia da construção civil

O primeiro ponto que se deve entender no trabalho dos softwares em eliminar desperdício é o fato de promover maior visibilidade das obras. 

Com sistemas e departamentos integrados, essas tecnologias permitem análises comparativas de etapas e elementos das obras.

Isso significa que sua construtora não tem mais que analisar separadamente cronogramas, orçamentos, compras, relação com fornecedores e evolução da obra. 

É possível observar no software de gestão de obras como uma etapa interfere na próxima.

Por exemplo, como um erro no orçamento prejudica compras, financeiro e cronograma e assim por diante.

Para a redução de desperdícios essa visibilidade é essencial.

Apenas entendendo a obra como um todo é possível identificar os pequenos problemas de processo que causam perdas de dinheiro, tempo e mão de obra ociosa.

Sem essa integração e visibilidade, os pequenos erros que geram grande custo e perdas podem não ser percebidos e quem paga a conta no final é a sua construtora. 

Ela precisa sacrificar o seu crescimento e a lucratividade para cobrir esse buraco.

Diminuindo desperdício de obras com as funcionalidades do software

O software de gestão de obras é focado em garantir maior alinhamento e controle dos processos da construção civil.

Isso garante um planejamento, execução e entrega de obras mais eficiente e com menos dores para as construtoras.

Não é de se espantar que as funcionalidades oferecidas pelo software de gestão de obras tenham impacto no desperdício nas obras vivenciados nos canteiros.

Quando falamos em desperdícios na construção civil é importante destacar que eles existem não só entre os materiais de construção, consumo de água e energia elétrica no canteiro de obra.

Mas também estão presentes nos escritórios das construtoras, recursos financeiros, mão de obra e tempo.

Assim, ao analisar as funcionalidades de um software de gestão de obras para entender como elas podem ajudar a diminuir desperdícios nas suas obras, temos que avaliar os impactos em todas essas partes e etapas da obra.

Veja aqui as funcionalidades e vantagens dos softwares que contribuem para a redução de desperdício nas obras da construção civil:

1. RDO

Funcionalidades focadas no acompanhamento de obras são as mais essenciais para construtoras que desejam reduzir desperdícios em seus projetos. 

Esse é o caso do RDO, sigla para Relatório Diário de Obras.

Essa ferramenta oferece um espaço para que o responsável faça anotações sobre:

  • os problemas enfrentados no canteiro de obras;
  • os riscos de acidentes identificados;
  • quantidade de materiais utilizados;
  • o que parece estar em falta;
  • outros pontos da rotina do dia.

Dessa forma, se constrói dia a dia um relatório que garante que cada pequeno problema enfrentado possa ser analisado e as possibilidades de impactos que afetem o planejamento total da obra identificadas. 

Com isso, a construtora tem bases mais concretas para tomar medidas para corrigir pequenos atrasos e perda de material ou para garantir que protocolos ignorados sejam cumpridos.

Em um software de gestão de obras como o Obra Prima, essa funcionalidade oferece um suporte ainda mais eficiente, já que o RDO pode ser elaborado pelo aplicativo de celular.

Essa mobilidade garante que todas as informações sejam inseridas no relatório no momento que surgem no canteiro.

E não é necessário esperar chegar no escritório, assegurando que nenhuma informação seja esquecida ou inserida de modo incompleto.

2. Cotação online

Pode parecer que não faz diferença para redução de desperdícios nas obras, mas a cotação online é uma forma muito eficiente de garantir o uso de recursos financeiros da melhor maneira.

Dessa maneira, também é possível garantir sempre a compra correta da quantidade de materiais. 

Muitos erros são cometidos quando as cotações são feitas com anotações em caneta e papel.

Além de muitos detalhes mudarem do momento da cotação para a ordem de compra pelo tempo levado na troca de e análise das ofertas.

Com a cotação online do software de gestão de obras os erros de cálculo são eliminados e os valores são recebidos e comparados entre fornecedores de maneira muito mais rápida.

Assim, além da economia de dinheiro pela facilidade de identificar custo-benefício do que os fornecedores oferecem, sua construtora economiza tempo na tomada de decisões.

3. Previsto x realizado

A redução de desperdícios também alcança a parte de papelaria e de tempo na composição de relatórios.

Esses relatórios indicam o que foi previsto para a obra ao longo do cronograma em comparação com o que foi efetivamente realizado.

Essa funcionalidade traz ainda a vantagem de garantir um acompanhamento de obras otimizado.

Assim, é possível visualizar claramente onde estão os atrasos ou ganho de tempo, uso do orçamento ainda mais detalhado e a prestação de contas para seu cliente facilitada.

Com os relatórios de previsto x realizado do software de gestão de obras, a construtora ainda ganha dados mais concretos para tomar decisões mais assertivas e garantir os melhores resultados.

4. Medição física

O registro do progresso de obra pode ser feito com mais simplicidade nas plataformas online dos softwares.

É possível usar o cronograma físico como forma de detalhar os serviços realizados no canteiro de obras.

Assim, sua construtora ganha mais visibilidade do que está sendo realmente executado no canteiro de obras.

Além de ter mais clareza na análise de custos por unidade dos materiais de construção e dos serviços e profissionais contratados para a execução do projeto.

É uma funcionalidade essencial para diminuir desperdícios de dinheiro nas obras e controlar a produtividade das equipes.

Leia também:

Entenda as diferenças entre Medição Física e Medição Financeira na construção civil – Obra Prima

5. Controle de estoque

Garantir que nenhum material seja desperdiçado ou perdido por ficar no estoque por tempo demais, que nenhum equipamento fique sem manutenção e que as estratégias de gestão de mais de uma obra seja eficiente depende de um bom controle de estoque.

Conhecer o que entra e sai do seu estoque para os diferentes canteiros de obras e saber quando é o momento de comprar novos insumos.

Além de estar seguro de que todos os equipamentos estejam funcionando e disponíveis é essencial.

Os desperdícios são reduzidos aqui não só por evitar armazenamento incorreto e perda de materiais guardados, mas principalmente por garantir a disponibilidade de EPIs e EPCs. 

Esses equipamentos de proteção individual e coletiva evitam perda de tempo com paralisações da fiscalização e perda de tempo, materiais e dinheiro decorrentes de acidentes.

6. Orçamento de obras

Desperdício nas obras têm como uma das principais causas os erros nas estimativas de custos de materiais. 

O dinheiro gasto com compras de emergência poderia ser melhor usado investindo em equipamentos, tecnologia e no crescimento da construtora.

Com a funcionalidade de orçamentos de obras, sua construtora pode calcular custos de cada projeto do zero.

Apoiando-se em uma base de dados eficiente, nas cotações online com fornecedores e com integração com a Tabela Sinapi.

Assim, sua construtora garante um cálculo de custos eficiente e realista que garante que o planejamento estratégico da obra e do financeiro possa ser cumprido sem erros.

7. Cronograma

Assim como acontece com o orçamento, ter um cronograma de obras eficiente é essencial

Funcionalidades de cronogramas como o do software de gestão de obras Obra Prima garantem que o histórico de obras seja considerado automaticamente e adaptado à realidade específica de cada projeto.

Dessa forma, seus projetos ganham previsões de tempo para realizar cada atividade de forma otimizada e as análises de etapas se tornam mais eficientes. 

O resultado é uma equipe mais produtiva, que desperdiça menos materiais e comete menos erros na obra, além de não perder prazos, reduzindo desperdício de tempo.

Leia também:

Como evitar o desperdício de materiais de construção? – Obra Prima

8. Planejamento físico/financeiro

Se sua construtora tem um cronograma e um orçamento eficiente, não é de se espantar que todo o processo de execução seja otimizado. 

Na hora de acompanhar se o planejado está sendo cumprido e organizar o planejamento de obras como um todo, a funcionalidade de planejamento físico/financeiro é um grande diferencial.

Crie bases para uma execução de obras eficiente desde o primeiro momento considerando riscos, dinheiro necessário para cada etapa, organização de prazos e documentos para reduzir custos e eliminar desperdícios.

Leia também:

Cronograma Físico-Financeiro de Obras: o que é e como fazer? – Obra Prima

9. Compras

Sua construtora já tem em mãos funcionalidades que garantem previsões e organização de quantidade de materiais e disponibilidade de dinheiro ao longo do tempo. 

Um bom software de gestão de obras, no entanto, não para por aí.

Para garantir uma redução ainda maior de desperdícios, esses sistemas oferecem uma área para o departamento de compras integrada com as demais. 

Dessa maneira, as compras de insumos são pensadas com base nas cotações online recebidas, prazos em que os materiais serão necessários no canteiro e quando o dinheiro estará disponível para pagar os fornecedores.

Organize seu departamento de compras para negociar formas de pagamento, quantidade de materiais e prazos de entrega com base em um planejamento estratégico que beneficie todo o projeto.

10. Financeiro

Outra plataforma integrada nas funcionalidades é a do financeiro, que controla o fluxo de caixa e garante que a entrada e saída de dinheiro mantenha uma reserva para que todas as contas sejam pagas em dia.

Dessa maneira, sua construtora escapa de desperdícios de dinheiro com multas por atraso, taxas de juros inesperadas.

Não só isso, mas também não perde pagamentos de documentos, tributações e custos indiretos.

Obra Prima: o software de gestão de obras ideal para sua construtora reduzir desperdícios e otimizar processos

São muitas as opções de softwares de gestão de obras oferecidos no mercado da construção civil, mas qual é a melhor opção. 

Sua construtora deve sempre analisar quais as necessidades específicas dos projetos desenvolvidos e garantir um investimento que cabe no planejamento financeiro.

Sim, assim como acontece na compra de materiais, a decisão sobre qual software de gestão de obras contratar depende de uma boa análise de custos-benefícios. 

É isso que o Obra Prima, o seu software de gestão de obras, oferece às construtoras parceiras.

Disponibilizando cada uma das funcionalidades mencionadas com foco em diminuir os desperdícios das obras e outros mencionados, o Obra Prima garante uma visibilidade completa de cada projeto mesmo em seus planos mais básicos. 

Além disso, oferece áreas para comunicação direta com cliente, ampliando a transparência e confiança que ele tem na sua construtora e seus projetos.

Permitindo acesso a documentos, cronogramas e evolução do orçamento.

Seja na hora de reduzir desperdícios de tempo, dinheiro, materiais ou mão de obra, escolha o software de gestão de obras que considera as necessidades específicas de cada projeto.

Além de uma plataforma completa que oferece uma equipe de suporte de profissionais da área para melhorar ainda mais seus resultados.

Conheça mais sobre os planos do software de gestão de obras Obra Prima clicando na imagem abaixo e marcando a sua demonstração gratuita. 

Também acompanhe o nosso blog e página do Instagram para ficar por dentro das novidades.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.