Pesquisar

Como melhorar a redução de desperdícios na obra? 

Chega! Descubra como a sua construtora pode melhorar a redução de desperdício na obra. Existem algumas práticas que podem ajudar.

Descubra como a sua construtora pode melhorar a redução de desperdício na obra! 

Diminuir os desperdícios nas obras está relacionado diretamente com o aumento da margem de lucros de uma empresa. Medidas simples quanto a times capacitados, processos e conceitos de reciclagem podem trazer resultados bons e rápidos para o seu empreendimento.  

Afinal, estamos todos cientes de que os recursos do planeta são limitados. Por isso, precisamos utilizá-los com cuidado. Ou seja, é fundamental que as empresas invistam uma parte da sua estratégia de mercado para a redução de desperdícios. 

Quando não nos preocupamos com os desperdícios em uma obra, estamos jogando dinheiro, recursos valiosos e até tempo fora. Já no caminho contrário, ao utilizarmos ao máximo todos os insumos, é possível gerar uma economia significativa no orçamento da organização – e colocar isso em prática não é tão complicado quanto parece. 

Além disso, a construção civil é um dos ramos com maior impacto negativo no meio ambiente. Outra forte razão para que você preste atenção nisso e evite ao máximo possível o desperdício dentro da sua empresa. 

7 dicas para reduzir desperdício na construção civil

A sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Essa é uma tendência que as construtoras e outras empresas da construção civil precisam ficar de olho e seguir. Confira aqui sete dicas para você aplicar na sua organização: 

  1. Investir em um planejamento consistente

Muitas pessoas não gostam de ficar muito tempo planejando, mas essa etapa tem um impacto direto nos resultados dos seus projetos. Não é à toa que o processo é recomendado pelos maiores especialistas da área. Por isso, separe um bom tempo antes de iniciar a construção para planejar todas as fases da sua obra e com o gasto planejado para cada uma.

Quando esse levantamento não é realizado, fica mais difícil calcular a quantidade de recursos necessários, desde a compra de insumos, até a contratação de mão de obra especializada

  1. Preste atenção nos pedidos de compra

Uma construção envolve vários pedidos de compra de insumos e materiais – um elemento muito comum para o andamento de qualquer projeto. Porém, não é recomendado sair comprando logo que recebe o pedido para isso. 

Isso porque o melhor é avaliar alguns aspectos, como o que está sendo solicitado, se essa é uma necessidade real, a possível duplicidade de compras ou ainda se a quantidade está dentro daquilo que é recomendado. Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode notar outras necessidades. 

Acredite, comprar o material errado, seja pela falta de necessidade ou pela dimensão errada, está entre as principais causas de desperdício. Por esse motivo, preste atenção e evite situações como esta. 

Leia também: 

Como gerenciar as compras de materiais na construção civil? – Obra Prima

  1. Organize o canteiro de obras com recorrência

Uma das principais causas de improdutividade é a desorganização no ambiente de trabalho – isso não é diferente na construção civil. Além disso, a desordem da obra pode apresentar uma relação direta com o desperdício. 

Ter um canteiro de obras desorganizado pode provocar muitas perdas, já que quem está envolvido diretamente com a construção não consegue encontrar aquilo que é necessário. Esse aspecto pode até parecer despretensioso em um primeiro momento, mas pode aumentar o tempo para uma construção ser finalizada e a quantidade de materiais pedidos. 

De maneira complementar, deixar o ambiente desorganizado também cresce a probabilidade de acontecer algum acidente e outros problemas para o empreendimento. Ou seja, motivos de sobra para evitar essa situação. 

  1. Controle o estoque de materiais de maneira sistemática

Ter o controle do que está disponível como recurso da construção é outra etapa do planejamento que merece a sua atenção. Não saber o que ainda está disponível pode fazer com que você realize compras desnecessárias, além de ficar mais vulnerável para momentos de falta de algum produto ou material. 

O controle de estoque também precisa levar em consideração a validade dos insumos. Eles devem ser comprados no melhor momento e ser armazenados com segurança até a hora do uso. Caso isso não aconteça, a compra pode gerar perdas ou acúmulos sem necessidade. 

  1. Avalie os processos de logística

Outro aspecto que precisa da atenção é a distribuição de materiais, já que pode provocar desperdícios caso não seja feita da maneira correta. É essencial ter cuidado e cautela para notar que nem todos os materiais podem ser transportados da mesma maneira. 

Para não errar, separe um tempo planejando um local e espaço para que tudo que foi comprado seja armazenado em pontos estratégicos. Assim, você diminui a necessidade de realizar transportes desnecessários e a chance de perder alguns insumos. Somado a isso, acompanhe os demais processos de logística para assegurar que a movimentação está sendo feita da melhor forma possível. 

E, para concluir, planeje que os materiais sejam entregues o mais próximo possível ao seu uso. Essa é uma maneira de evitar que eles se deteriorem, seja pelo tempo ou por conta do sol ou da chuva que como você deve imaginar, diminui a durabilidade de alguns itens e pode atrapalhar o resultado final, gerando outros desperdícios consideráveis. 

  1. Invista em uma qualidade superior nos procedimentos

Além dos transportes e materiais, é importante investir em algum tempo para treinar o time envolvido na construção. Isso vai assegurar que a execução da obra seja feita da melhor maneira. A excelência na condução de todos os processos faz muita diferença nos resultados e na redução dos desperdícios. 

  1. Use materiais ecológicos

Já existem alguns materiais que ajudam a reduzir o desperdício. Como é o caso do bioconcreto, telhado verde, vidro inteligente, entre muitos outros. Quando você usa esses materiais na sua obra, além de diminuir os custos e, muitas vezes, aumentar o tempo de vida do edifício, também é possível diminuir os desperdícios no canteiro de obra e nas manutenções ao longo do uso da construção. 

Leia também: 

Obras sustentáveis: 11 dicas de materiais sustentáveis para a construção civil

Gostou dessas dicas e já quer aplicar na sua construtora? Então, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos como este. Siga também a nossa conta no Instagram, lá tem muita novidade para você. E, não deixe de ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.