Menu

Como lidar com imprevistos no canteiro de obras? 

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Quer descobrir como lidar com imprevistos no canteiro de obras? Acompanhe o texto a seguir! 

Os imprevistos no canteiro de obras representam uma grande parte dos motivos pelos quais os projetos podem acabar sendo finalizados e entregues com atraso, erros e furos no orçamento até das construtoras com mais experiência. 

A falta de planejamento, mudanças ao longo da obra e equívocos na contratação de colaboradores são apenas alguns dos imprevistos, que podem afetar todo o desempenho construtivo de uma empresa do setor. 

Esses eventos acabam atrapalhando o desempenho financeiro das construtoras, assim como afetando negativamente a sua credibilidade e reputação no mercado, dificultando a conquista e fidelização de clientes. 

Aqui, vamos trazer alguns dos principais imprevistos no canteiro de obras e como é possível solucioná-los para garantir que os projetos continuem no caminho certo! 

Afinal, hoje em dia, já existem muitas ferramentas que podem evitar e lidar melhor com esses eventos inesperados, como é o caso dos softwares de gestão de obras. Já conhece o Obra Prima? Esse sistema é essencial para aumentar a visibilidade em relação aos projetos e a eficiência das operações. 

4 principais imprevistos no canteiro de obras!

Os imprevistos fazem parte de qualquer negócio, por isso a falta de planejamento, mudanças ao longo da realização da obra e erros na contratação são apenas alguns dos problemas que podem causar grandes furos no orçamento e atrasos na entrega. 

Para conhecer quatro dos principais imprevistos e descobrir como solucioná-los de maneira eficiente, confira o texto que preparamos a seguir: 

  1. Atrasos na entrega de materiais;
  2. Problemas com a mão de obra;
  3. Condições climáticas;
  4. Atrasos na execução das atividades. 

Agora que você já conhece os imprevistos, vamos entender melhor cada um deles e descobrir como resolvê-los da melhor maneira possível, acompanhe: 

  1. Atrasos na entrega de materiais

Para evitar problemas relacionados com a entrega de materiais e suprimentos, o mais indicado é que sejam tomadas ações preventivas. Isso quer dizer, na hora de elaborar o cronograma de obras, certifique-se de que sejam especificadas as datas de entrega, e que inclua um tempo extra no planejamento. 

Isso vale tanto para ter certeza de que o material será recebido durante o tempo estimado, quanto para assegurar que não haja alteração na realização do cronograma de obras. Mas, se mesmo assim atrasar, uma alternativa é realizar um pedido de emergência antes dos insumos necessários acabarem, evitando a paralisação dentro dos canteiros. 

Porém, é importante prestar atenção ao fato de que os pedidos de última hora atrapalham o seu poder de negociação com os fornecedores, o que provavelmente vai resultar em preços menos competitivos. 

  1. Problemas com a mão de obra

Um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais do setor da construção civil são aqueles relacionados com a mão de obra. Exatamente por essa razão é fundamental que o contratante esteja ciente de todos os seus direitos e deveres com o contratado. 

Para isso, você pode contar com um colaborador na área jurídica que pode ser útil tanto para prevenir problemas trabalhistas, quanto para resguardar o contratante em relação a cobranças indevidas e assegurar a regularidade e cumprimento da lei nas diferentes modalidades de construção. 

  1. Condições climáticas

Outro elemento importante que ajuda a evitar imprevistos no canteiro de obras é conhecer qual é o período de chuvas e alagamentos naquela região e fazer um estudo pluviométrico. A partir dessas informações, é possível saber qual será a grande incidência desses eventos naquele época do ano. Isso ajuda a evitar a paralisação do trabalho. O responsável técnico da construção precisa fazer um acompanhamento climático na obra em horários alternados do dia. 

  1. Atrasos na execução das atividades 

Um dos possíveis motivos para o atraso em determinadas atividades é a falta de colaboradores envolvidos na sua realização. Então, o recomendado é colocar mais profissionais em tarefas mais cansativas ou de maior extensão, ou deslocar pessoas ociosas para as atividades que exijam mais mão de obra. 

Assim, etapas importantes podem ser feitas com menor chance de atrasos. Em casos extremos, também é válido contratar colaboradores extras por alguns dias ou semanas até que o trabalho seja finalizado. 

4 boas práticas para evitar imprevistos no canteiro de obras

Anteriormente, já citamos alguns dos principais imprevistos no canteiro de obras e como é possível resolvê-los da melhor maneira. A seguir, vamos falar sobre algumas boas práticas e soluções para evitar ou minimizar o impacto desses eventos. Acompanhe no texto: 

  1. Realização de um planejamento detalhado;
  2. Definição de metas e prazos realistas;
  3. Comunicação eficiente entre os times e os envolvidos;
  4. Utilização de tecnologias para controle e monitoramento.  

Agora que você conhece as boas práticas e soluções, entenda melhor cada uma delas: 

  1. Realização de um planejamento detalhado

O planejamento detalhado é a base para um projeto de sucesso. Envolve a definição clara dos objetivos, recursos, escopo, cronograma e orçamento. Um plano bem detalhado possibilita que todos os envolvidos entendam o que é necessário, como será realizado e quais são os prazos. 

Dessa maneira, é possível evitar surpresas ao longo do caminho, porque reduz a chance de lacunas de comunicação e ambiguidade. Além disso, o planejamento bem elaborado permite antecipar problemas e alocar recursos com eficiência. 

  1. Definição de metas e prazos realistas

Determinar metas e prazos realistas é primordial para evitar pressões excessivas e a execução de maneira apressada. Quando as metas são inatingíveis e os prazos são muito curtos, a qualidade do trabalho pode ser afetada, e os riscos de erros crescem. 

Ou seja, é importante que os times e os gestores tenham uma compreensão clara das capacidades da equipe, das condições do projeto e dos recursos disponíveis ao definir metas e prazos. A flexibilidade também é fundamental, porque permite ajustar o plano de acordo com as necessidades para lidar com desafios imprevistos. 

  1. Comunicação eficiente entre o time e os envolvidos

A comunicação constante e clara com todos os envolvidos no projeto é primordial. Isso inclui as equipes do projeto, fornecedores, stakeholders, etc. Manter todos informados sobre o progresso, as mudanças, decisões e desafios ajuda a evitar o mal-entendido e garante que todos estejam na mesma página. A comunicação eficiente possibilita que os problemas sejam precocemente encontrados e ações corretivas sejam tomadas com assertividade. 

  1. Utilização de tecnologias para controle e monitoramento

As tecnologias desempenham um papel essencial na prevenção dos imprevistos. Ferramentas como software de gestão de obras, aplicativos de comunicação e sistemas de monitoramento de progresso podem ajudar a manter times alinhados, fornecer visibilidade em tempo real sobre o andamento da construção e identificar problemas antes que eles se tornem grandes obstáculos. 

Coloque em prática na sua empresa! 

Agora que você já sabe como lidar com imprevistos no canteiro de obras, coloque essas soluções em prática na sua construtora e veja como vai fazer a diferença! Não se esqueça de contar com a ferramenta certa. 

Um software de gestão de obras pode auxiliar na prevenção de imprevistos, ao permitir o acompanhamento em tempo real do progresso das tarefas, a gestão de recursos, o controle de custos e a análise de indicadores de desempenho. 

Para agendar uma demonstração gratuita e sem compromissos e conhecer todas as funcionalidades do Obra Prima, clique na imagem abaixo: 

INSERIR BANNER QUERO CONHECER
Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais como este, acompanhe o nosso blog! Siga também a nossa conta no Instagram, lá tem muita novidade e dicas importantes.

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Como lidar com imprevistos no canteiro de obras? 

Descubra estratégias eficazes para lidar com imprevistos no canteiro de obras e manter seu projeto no caminho certo!
Descubra estratégias eficazes para lidar com imprevistos no canteiro de obras e manter seu projeto no caminho certo!
Descubra estratégias eficazes para lidar com imprevistos no canteiro de obras e manter seu projeto no caminho certo!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.