Pesquisar

Como lidar com a falta de controle de prazos e do cronograma de obras? 

Aprenda a lidar com a falta de controle de prazos e do cronograma de obras na sua construtora. Descubra estratégias eficientes.
Como lidar com a falta de controle de prazos e do cronograma de obras?
Como lidar com a falta de controle de prazos e do cronograma de obras?

Descubra como enfrentar os desafios no controle de prazos e do cronograma de obras na sua construtora!

Lidar com a falta de controle de prazos e do cronograma de obras é um grande desafio enfrentado por diversos profissionais do setor da construção civil. Atrasos, imprevistos e interferências podem comprometer a eficiência e o sucesso de um projeto. Neste artigo, vamos abordar as principais dificuldades encontradas nessa área e apresentar as soluções possíveis. 

Por isso, descubra como um software de gestão de obras pode auxiliar no planejamento, monitoramento e agilizar a identificação e resolução dos problemas, garantindo maior controle dos prazos e do cronograma!   

6 desafios no controle de prazos e cronograma de obras

Entre as atividades mais importantes para o sucesso de uma construção está o controle de prazos e cronograma da obra. Porém, existem muitas barreiras e desafios relacionados com essa etapa. Confira agora seis dos desafios e quais são soluções eficientes para eles: 

  1. Falhas no planejamento do projeto;
  2. Falta de visibilidade das atividades em andamento;
  3. Dificuldade na identificação de gargalos e atrasos;
  4. Necessidade de solucionar problemas com agilidade;
  5. Não realizar a gestão dos fornecedores de maneira eficiente;
  6. Ter falhas na comunicação. 

Então, agora que você sabe quais são os desafios encontrados nessa etapa, entenda melhor cada um deles e as soluções, acompanhe: 

1. Falhas no planejamento do projeto

Esse é um dos elementos mais importantes para o sucesso de um projeto. A sua não realização ou falhas no desenvolvimento resultam em uma situação pouco satisfatória no processo e entrega final. 

O ideal é que seja feito com tempo e de maneira estratégica, por profissionais capazes que entendam o mercado e as suas tendências, assim como as normas do setor. Além disso, é importante identificar as necessidades do cliente e determinar um plano para que elas sejam atendidas com eficiência. 

2. Falta de visibilidade das atividades em andamento

Monitorar a obra e conseguir enxergar quais atividades estão sendo feitas é fundamental para o sucesso do projeto. É fundamental acompanhar as atualizações de calendário e elaborar um relatório e documentos que precisam ser apresentados ao longo do processo. 

A melhor solução aqui é que um encarregado seja responsável por analisar o trabalho do time em campo, garantindo que ele está sendo realizado de acordo com o cronograma e as normas exigidas, utilizando os equipamentos necessários e adequados. 

3. Dificuldade na identificação de gargalos e atrasos

Ao realizar um projeto é fundamental encontrar com agilidade os gargalos, para evitar prejuízos e atrasos. Sem isso, é muito difícil ter um controle de prazos e do cronograma da obra. 

Por isso, a solução ideal aqui é contar com uma ferramenta que automatize e centralize as informações para alertar em caso de imprevistos ou problemas. Assim, será possível resolver de maneira mais eficiente e rápida. 

4. Necessidade de solucionar problemas com agilidade

Esse item é um complemento do anterior. Para conseguir manter o cronograma de obras e controlar os prazos é fundamental solucionar problemas de maneira ágil e eficaz. Sem isso, eles podem ganhar proporções cada vez maiores. 

5. Não realizar a gestão dos fornecedores de maneira eficiente

Gerenciar os fornecedores com eficiência é uma prática fundamental para o sucesso dos seus projetos. Além de escolher parceiros de qualidade, é importante acompanhar o seu trabalho e as entregas, assim como analisar se atendem ao que foi combinado no contrato. 

Isso é primordial porque as falhas dos fornecedores, como entregas erradas ou atrasadas, geram prejuízos para a obra e impactam de maneira negativa o cumprimento do cronograma, o uso do orçamento e a finalização da obra. 

6. Ter falhas na comunicação 

As falhas na comunicação atrapalham muito o desenvolvimento dos projetos! Além disso, a troca de informações entre os profissionais da gestão, a equipe e o cliente precisa funcionar com eficiência para evitar problemas como execuções erradas nas atividades, atrasos e até insatisfação. Por isso, é essencial adotar canais de comunicação práticos e funcionais. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

5 benefícios de um software de gestão de obras

O software de gestão de obras é um grande aliado no controle de prazos e de cronograma, entenda quais são as funcionalidades que ajudam a enfrentar esses desafios: 

  1. Criação de cronogramas detalhados;
  2. Definição de marcos e prazos realistas;
  3. Acompanhamento em tempo real do progresso;
  4. Ajustes no planejamento;
  5. Acompanhamento de histórico. 

Agora que você conhece as funcionalidade que vão ajudar na gestão de prazos e cronograma, entenda melhor como a ferramenta vai fazer isso: 

1. Criação de cronogramas detalhados

Com um software de gestão de obras criar cronogramas detalhados ficou muito mais fácil! Chega de gastar horas, dias e até semanas para montar o seu planejamento, com a ferramenta certa você consegue: 

  • Cumprir todos os prazos de entrega;
  • Planejar todas as etapas da obra;
  • Acompanhar a execução da obra;
  • Ter controle do tempo gasto em cada etapa. 

Planejar e acompanhar a execução da obra é fundamental para o cumprimento dos prazos. Por isso, você precisa usar todas as ferramentas disponíveis no mercado que vão tornar a sua vida mais fácil e o seu negócio um grande sucesso. 

Para fazer download de uma Planilha de Cronograma de Obras gratuita com tudo que você precisa, clique aqui.

2. Definição de marcos e prazos realistas

A ferramenta vai facilitar na hora de definir marcos e prazos realistas, além de impedir que os imprevistos causem atrasos na sua obra! 

3. Acompanhamento em tempo real do progresso

Realizar o acompanhamento em tempo real do progresso é fundamental para entregar a obra no prazo combinado. Então, chegou a hora de usar um software de gestão de obras que vai te ajudar nessa tarefa! Com o sistema do Obra Prima, além de conseguir acompanhar tudo que está acontecendo, você também pode usar o Relatório Diário de Obras e compartilhar com o seu cliente quando quiser em poucos cliques. Para fazer o download gratuito do nosso modelo, clique aqui.

4. Ajustes no planejamento

Outra grande vantagem de um software de gestão de obras para melhorar o controle de prazos e cronograma na sua construtora é o ajuste no planejamento, que pode ser feito de maneira muito mais rápida e automática. 

Além disso, o sistema já vai identificar as mudanças e você não vai precisar realizá-las manualmente uma por uma, o que gasta muito tempo e deixa bastante espaço para erros! 

5. Acompanhamento de histórico

Por fim, um software de gestão de obras também vai permitir que você faça um acompanhamento do histórico para realizar cronogramas cada vez mais assertivos e precisos. 

Para conhecer o sistema de gestão de obras do Obra Prima, clique na imagem abaixo, agende a sua demonstração gratuita e sem compromisso e conheça todas as vantagens e funcionalidades: 

Além disso, o software de gestão de obras contribui para a redução dos atrasos, otimização do fluxo de trabalho, além de melhorar a comunicação entre os times e o cumprimento dos prazos estabelecidos! 

Então, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.