Pesquisar

Como garantir o controle e qualidade de obras?

Descubra como assegurar o controle e qualidade de obras com nossas dicas especializadas. Alcance resultados financeiros sólidos em sua construtora.
Como garantir o controle e qualidade de obras?
Como garantir o controle e qualidade de obras?

Confira as dicas que preparamos para você garantir o controle e qualidade de obras! Tenha resultados financeiros positivos na sua construtora. 

A gestão de qualidade da obra é uma das áreas mais importantes para o gerenciamento de qualquer projeto de construção. Ela tem como intuito alcançar a política de qualidade estipulada pelo empreendimento e atender a todas as especificações e necessidades do cliente. 

Assegurar uma elevada qualidade em um canteiro de obras não é um processo simples e requer comprometimento e a participação de todos os envolvidos no projeto. É necessário garantir que tudo saia como planejado, assegurar o cumprimento do orçamento, evitar desperdícios, inclusive de tempo, supervisionar a mão de obra, se certificar da segurança dos colaboradores e da qualidade dos materiais, entre muitas outras tarefas. 

O objetivo principal do controle de qualidade na construção civil é diminuir e, se possível, até eliminar erros que possam comprometer o projeto. Ou seja, o controle de qualidade precisa identificar eventuais problemas e desperdícios que possam gerar atrasos, prejuízos e acidentes. 

Para te ajudar a garantir o controle e qualidade de obras, é importante contar com ferramentas que auxiliam e podem proporcionar resultados financeiros e maior eficiência nos projetos, como um software de gestão de obras do Obra Prima! 

5 estratégias para garantir o controle efetivo da obra

É crucial garantir que a construção esteja sendo seguida à risca para evitar dores de cabeça, como reclamações do cliente ou falhas estruturais que inviabilizam a entrega do projeto. Portanto, é necessário fiscalizar o uso de equipamentos de segurança, o emprego consciente dos materiais e o respeito às regras ambientais. 

Mas o controle não é apenas para evitar problemas. É para pensar em soluções que melhorem a produtividade. Quem trabalha nesse setor de controle de qualidade em construção civil precisa estar sempre atento a novas técnicas, políticas de segurança e padrões normativos capazes de tornar os processos mais eficientes. 

Pensando nisso, separamos aqui cinco estratégicas para você colocar em prática no seu negócio, confira:

  1. Uso de cronogramas detalhados;
  2. Definição clara das responsabilidades;
  3. Controle de materiais e fornecedores;
  4. Controle de mão de obra;
  5. Utilização de tecnologia para acompanhar o progresso.

Agora que você conhece as estratégias, vamos entender melhor cada uma delas a seguir: 

  1. Uso de cronogramas detalhados

Desenvolver cronogramas detalhados é primordial para uma gestão do seu projeto. Ele ajuda a enxergar as atividades ao longo do tempo, encontrar os principais marcos e coordenar as tarefas de forma eficiente. Ao acompanhar o progresso em relação ao cronograma, a equipe pode encontrar atrasos e tomar medidas corretivas de forma oportuna. 

Para fazer download gratuito de um modelo completo de cronograma que vai acabar com os atrasos nas suas obras, clique na imagem abaixo e comece: 

  1. Definição clara das responsabilidades

Determinar com clareza as responsabilidades para cada membro do seu time, é fundamental para evitar conflitos e garantir que todas as atividades sejam cumpridas conforme o planejado. Isso também melhora a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos. 

  1. Controle de materiais e fornecedores

Garantir um suprimento contínuo de materiais de qualidade é muito importante para manter o fluxo de trabalho e evitar atrasos. Realizar registros precisos de estoque, encomendas e entregas ajuda a evitar interrupções causadas por falta de material. Além disso, estabelecer relacionamentos sólidos com os fornecedores é primordial para garantir a qualidade dos insumos utilizados. 

  1. Controle de mão de obra

Monitorar a mão de obra envolvida no seu projeto é fundamental para assegurar que o time esteja bem dimensionado e trabalhando de forma produtiva. Isso envolve o registro das horas trabalhadas, o acompanhamento do desempenho individual e o ajuste das equipes conforme a necessidade para otimizar a produção. 

  1. Utilização de tecnologia para acompanhar o progresso

Ferramentas de gestão de projetos e softwares BIM podem ser usados para rastrear em tempo real o progresso da obra. Ou seja, monitorar a conclusão de atividades, identificar gargalos e automatizar as atualizações de status. E, as tecnologias como drones podem ser empregadas para inspecionar o canteiro de obras e capturar dados assertivos em relação à evolução. 

Por fim, os softwares de gestão de obras são primordiais nessa tarefa, eles ajudam a ter um maior controle de todo o processo construtivo e podem ajudar a garantir a qualidade do resultado entregue para o cliente. 

A importância da ferramenta certa! 

Um bom controle de obras garante melhor qualidade para o projeto! Isso é fundamental para a reputação da sua construtora e para a satisfação e fidelização dos seus clientes. 

Para conseguir fazer esse controle da melhor maneira possível, é importante contar com a ferramenta certa. Você já conhece o software de gestão de obras do Obra Prima? O nosso sistema é ideal para as pequenas e médias construtoras que buscam facilidade, agilidade e dinamismo, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. 

O Obra Prima é um sistema completo para a gestão de obras, nas versões Web e App, com o intuito de otimizar o tempo, os recursos, o controle financeiro e o monitoramento em tempo real desde o começo até o final do projeto. 

Nosso software foi pensado e desenvolvido para: 

  • eliminar planilhas e controles no papel;
  • conquistar mais clientes;
  • promover a comunicação entre o cliente e o construtor;
  • Organizar a vida financeira e gerar mais lucratividade;
  • Facilitar a cotação e as compras.

Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização! 

Entre as nossas funcionalidades temos: Portal do Cliente, Relatório Diário de Obras (RDO), Cotação Online, Previsto x Realizado, Medição Física e muito mais! Para conhecer todas as vantagens que o nosso sistema oferece para a sua empresa e descobrir mais formas que o Obra Prima pode facilitar o seu dia, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos: 

O Obra Prima contribui para o controle e a qualidade das obras da sua empresa, tornando o processo mais eficiente e bem-sucedido, para você conseguir crescer e fazer cada vez mais sucesso em um setor tão competitivo quanto o da construção civil. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando dicas e estratégias para quem trabalha no setor. Siga também a nossa conta no Instagram, lá tem muita novidade interessante! 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.