Pesquisar

Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo?

O acompanhamento de obra é uma das atividades mais importantes que as construtoras devem fazer, mas será que você está fazendo do jeito certo?
Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo?
Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo?

Descubra como realizar o acompanhamento de obras de forma eficiente nos projetos da sua construtora

A qualidade das obras entregues para o cliente e usuários depende não só de ser visualmente o esperado na contratação do projeto. É preciso garantir a segurança e qualidade das estruturas, entrega no prazo e respeito ao orçamento estabelecido.

Para garantir que cada detalhe dos projetos seja como deve ser, a construtora deve sempre realizar acompanhamentos de obras, que garantem que tudo saia de acordo com o planejado, evitando erros, acidentes, custos inesperados e atrasos. Descubra aqui como fazer o acompanhamento de obras da sua construtora e conseguir sempre os melhores resultados.

Acompanhamento de obras: o que é?

O acompanhamento de obras tem um conceito bem simples e óbvio. Com ele a construtora acompanha, no sentido de supervisionar, verificar se foram ou não realizadas e as condições em que se desenvolveram as atividades e etapas da obra.

Isso significa que o acompanhamento inclui uma série de medidas e de decisões tomadas para garantir que as especificações técnicas e objetivos do projeto sejam cumpridos a cada serviço executado. Com essas medidas, a construtora é capaz de: 

  • Reduzir retrabalhos;
  • Controlar melhor a quantidade de material comprado;
  • Reduzir desperdícios;
  • Eliminar atrasos na conclusão de etapas e entrega da obra;
  • Eliminar necessidade de horas extras de trabalho.

Manter o controle dos processos realizados no canteiro de obras e garantir que a obra tenha qualidade, cumpra prazo e respeite orçamentos, então, depende de realizar o acompanhamento de obras do jeito certo.

O que não ignorar no acompanhamento de obras?

O acompanhamento de obras sempre deve ser um trabalho completo de gerenciamento e vistoria dos projetos. Por esse motivo, é essencial que seja realizado analisando o canteiro de obras com cuidado e seguindo dois guias principais: o planejamento e um roteiro.

É no planejamento de obras que a construtora e o responsável pelo acompanhamento encontram os detalhes do que se espera que seja realizado dia a dia no canteiro. Além disso, é o documento que apresenta informações sobre os objetivos do projeto, orçamento e prazos, cruciais na análise do desempenho das equipes e evolução da obra.

Para construtoras que desejam que esse planejamento seja ainda mais eficiente e o acompanhamento facilitado, é uma boa ideia investir em tecnologias como o BIM e ter todos os dados centralizados.

Leia também:
OpenBIM: o que é e qual a importância para a construção civil? >

O roteiro de acompanhamento é outro documento indispensável, criando um cronograma para que o responsável saiba o que precisa verificar a cada dia e estabelecer prioridades nas vistorias. Além de ajudar a não esquecer de nada, otimiza o uso do tempo do responsável.

Acompanhamento de obra: fazendo do jeito certo

Analisar o andamento da obra depende de considerar uma série de detalhes, desde a produtividade da equipe, redução de erros e desperdícios, até os detalhes nos arremates finais do projeto.

Entender o projeto e seus detalhes, observando cada atividade com um olhar crítico e profissional e realizando frequentes visitas técnicas, então, é essencial para o acompanhamento de obras. Para fazer do jeito certo existem 3 pontos principais que não podem ser nunca saltados ou ignorados na prática. Confira:

1. Planejamento e estudo do projeto

Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo?

Como mencionamos, desenvolver um bom planejamento é essencial para que o responsável do canteiro de obras possa fazer as vistorias e análises necessárias no acompanhamento.

É por isso que o planejamento deve ser feito com uma boa análise de riscos, considerando dados concretos no cálculo de tempo e materiais e de forma mais assertiva possível em todos os detalhes. Ainda mais importante que ter o planejamento em mãos é estudá-lo. Apenas conhecendo bem o projeto a ser desenvolvido será possível realizar um acompanhamento eficiente sem gastar muito tempo na verificação de detalhes do projeto inicial.

2. Desenvolvimento do cronograma de obras

Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo?

Os primeiros passos já foram dados no planejamento, mas ainda que faça parte dessa etapa, o cronograma de obras deve receber uma atenção especial. Analisar com cuidado com os trabalhadores contratados o tempo real que a realização de cada atividade leva é indispensável.

Como imprevistos são praticamente inevitáveis na construção civil, a construtora não pode esquecer de incluir uma margem de segurança para compensar possíveis problemas. A maior vantagem é que com essa margem, se nenhum acidente ou imprevisto ocorre, sua construtora entrega o projeto antes do tempo, o que sempre agrada clientes.

Leia também:

10 dicas para evitar atrasos no seu cronograma de obras >

3. Cronograma: esperado x realizado

Como fazer o acompanhamento de obra do jeito certo?

Um dos guias principais para fazer o acompanhamento de obras do jeito certo: comparar o cronograma inicial do planejamento com o tempo que está sendo levado na realidade no canteiro de obras.

Essa verificação vai mostrar de maneira mais assertiva onde o tempo foi mal calculado e se a construtora precisa adaptar o planejamento e cronograma para cumprir com o prazo final.

É com essa análise comparativa que o responsável identifica os menores atrasos e pode pensar em soluções para que eles não impactem os resultados da obra.

A comparação deve ser feita não só com o cronograma anterior e um pedaço de papel. O ideal é fazer essa análise com um cronograma físico-financeiro em mãos, que além de identificar o tempo e atrasos na obra, permite verificar como o andamento segue em relação ao consumo de materiais e recursos financeiros do orçamento.

Veja aqui outras dicas práticas para um acompanhamento de obras eficiente.

Acompanhamento de obras otimizado com softwares de gestão de obras

Se o acompanhamento de obras depende de detalhes, centralização de dados e planejamento, cronograma e orçamentos assertivos, é importante para a construtora investir em tecnologias que garantam esses elementos.

O software de gestão de obras Obra Prima oferece tudo isso e muito mais. Além de manter todos os dados da obra centralizados em uma plataforma, permitindo automação e redução de erros nesses documentos, utilizando históricos de outras obras para corrigir inconsistências, ainda oferece:

  • Integração com BIM;
  • Acessibilidade para acompanhar dados do canteiro em tempo real pelo aplicativo;
  • Facilidade de inserção de dados para agilizar a tomada de decisões.

Conheça outras facilidades e vantagens do software de gestão de obras Obra Prima para otimizar seu planejamento e acompanhamento de obras e garanta ainda mais crescimento, qualidade e lucratividade para os projetos da sua construtora.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.