Pesquisar

Como evitar problemas comuns na construção civil?

Quer descobrir como evitar problemas comuns na construção civil? Confira aqui as 10 dicas que preparamos para você!
Como evitar problemas comuns na construção civil?
Como evitar problemas comuns na construção civil?

Quer descobrir como evitar problemas comuns na construção civil? Confira aqui as 10 dicas que preparamos para você! 

Ao longo de uma construção, independente do seu porte, é muito comum que apareçam questões relacionadas com encanamento, elétrica, materiais, entre outros, mas há maneiras de evitar ou resolver esses imprevistos desagradáveis com agilidade e eficiência. E, alguns desses problemas, nem mesmo uma boa gestão de obras consegue impedir. E, por isso, é tão importante ter formas de resolver com velocidade. 

Você já deve imaginar quais problemas estamos nos referindo, não é mesmo? Confira aqui quais são eles e como é possível evitá-los e resolvê-los para não perder tempo e dinheiro que poderiam ser usados para fazer a sua empresa crescer no mercado. 

10 maneiras de evitar problemas comuns na construção civil

O dia a dia na construção civil é cheio de detalhes e muito complexo, mas evitar os imprevistos e problemas é sim possível. Toda construtora sabe que a rotina pode trazer um grande número de surpresas que causam impactos negativos na segurança, lucratividade e qualidade dos projetos, mas é necessário conhecer maneiras de evitar sair no prejuízo. 

Fugir desses impactos é impossível, mas impedir que esses problemas aconteçam pode ser mais simples do que você imagina. 

Entender e controlar os projetos com base em um planejamento eficiente é uma excelente maneira de diminuir os riscos, mas apenas acompanhando de perto o cotidiano do canteiro de obras e também o escritório é possível evitar os imprevistos e prejuízos. 

Para evitar problemas e gastos desnecessários, é possível adotar algumas medidas, aqui destacamos dez que vão fazer toda a diferença na sua gestão, nos resultados das suas obras e, consequentemente, da sua empresa, confira a seguir: 

  1. Planejamento adequado;
  2. Gestão de riscos;
  3. Escolha de materiais e fornecedores; 
  4. Monitoramento constante;
  5. Contratação de mão de obra qualificada;
  6. Controle de qualidade;
  7. Comunicação eficiente;
  8. Gerenciamento do cronograma;
  9. Documentação adequada;
  10. Uso de tecnologias modernas. 

Agora que você já conhece as dicas que preparamos, vamos entender melhor cada uma delas para aplicar no dia a dia da sua empresa e acabar com esses problemas, acompanhe no texto a seguir: 

  1. Planejamento adequado

Como já dissemos anteriormente, um bom planejamento é fundamental para evitar diversos problemas muito comuns na construção civil. É importante definir com clareza os objetivos, prazos, recursos e metas para realizar o projeto com eficiência e qualidade. 

  1. Gestão de riscos

A gestão de riscos é capaz de encontrar os perigos da obra e adotar medidas de prevenção para evitá-los, isso vai fazer com que você não precise gastar recursos com imprevistos ou despesas desnecessárias. 

  1. Escolha de materiais e fornecedores

Escolher bons materiais e fornecedores adequados é essencial para evitar problemas com a qualidade dos insumos e dores de cabeça na entrega. Muitos fornecedores podem acabar entregando os materiais de baixa qualidade, com defeitos, quebrados e até atrasados, o que vai gerar desperdício de dinheiro e tempo do seu projeto. 

Isso vai atrapalhar tanto a sua obra, quanto a satisfação do cliente e as chances dele voltar a fechar novos negócios com você ou indicar a sua empresa para outras pessoas. Ou seja, já deu para notar como o fornecedor possui um papel importante em toda essa operação. 

Leia também: 

7 regras para escolher fornecedores de material de construção | Obra Prima

  1. Monitoramento constante

Monitorar em tempo real o progresso de uma obra para encontrar eventuais problemas com antecedência pode ajudar a evitar complicações e gastos desnecessários no projeto. Existem algumas maneiras de monitorar, seja online ou ao vivo. Uma delas é o Relatório Diário de Obras, que já trouxemos algumas vezes aqui no blog, confira

  1. Contratação de mão de obra qualificada

A contratação de mão de obra qualificada e com experiência é muito importante para garantir a qualidade do trabalho e evitar problemas muito comuns, como falta de habilidade, erros na medição ou até mesmo falta de comprometimento com o que foi acordado. 

  1. Controle de qualidade

Realizar inspeções regulares e testes de qualidade pode ajudar a encontrar problemas muito comuns, como falhas na estrutura ou acabamento inadequado antes que eles saiam do controle. 

  1. Comunicação eficiente

Manter uma boa comunicação entre os envolvidos na obra é essencial para evitar retrabalhos, mal-entendidos e atrasos. 

  1. Gerenciamento do cronograma

O gerenciamento eficiente do cronograma de obras pode auxiliar na hora de evitar atrasos e assegurar que a obra seja concluída dentro do prazo combinado.

  1. Documentação adequada

Manter a documentação adequada da construção ajuda a evitar problemas legais e garantir que tudo esteja dentro dos regulamentos e das normas. 

  1. Uso de tecnologias modernas

A adoção de tecnologias modernas, como softwares de gestão de projetos e até drones para o monitoramento pode otimizar os seus projetos, além de melhorar a qualidade e a satisfação do cliente. 

Conheça a solução ideal!

Gostou dessas dez dicas que preparamos para você? 

Resumidamente, evitar problemas comuns na construção civil exige um planejamento adequado, escolha dos materiais e fornecedores adequados, contratação de mão de obra qualificada, monitoramento constante, gestão de riscos, comunicação eficiente, controle de qualidade, documentação adequada, gerenciamento do cronograma de obras e o uso de tecnologias modernas.

Essas são boas maneiras de driblar os problemas mais comuns na construção civil. Para conhecer uma ferramenta que pode te ajudar em todos esses aspectos, conheça o Obra Prima!

Somos um software de gestão de obras que auxilia em cada uma das etapas, até o momento de conquistar novos clientes até depois da entrega. 

Com o nosso sistema você terá uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e controles manuais por um sistema integrado e simples. 

Para conhecer melhor o nosso sistema, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e conheça todas as nossas funcionalidades e vantagens: 

E, se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na construção civil, acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos sobre os temas mais importantes para quem trabalha ou tem interesse no setor. 

Siga também o Obra Prima no Instagram, são muitas novidades e dicas para você ficar sabendo de tudo! E, não deixe de escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, estamos sempre trazendo novas conversas com pessoas que entendem muito do assunto, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.