Pesquisar

Como escolher materiais de construção ideais para cada projeto

Descubra como escolher os materiais de construção ideais para cada projeto. Conheça os fatores e tendências do mercado.
Como escolher materiais de construção ideais para cada projeto
Como escolher materiais de construção ideais para cada projeto

Descubra quais são os fatores e tendências do mercado a considerar para escolher os materiais de construção ideais para cada projeto! 

Escolher os materiais de construção certos para cada projeto pode ser um grande desafio, mas é fundamental para o sucesso de uma obra. Uma decisão inadequada pode gerar custos excessivos, atrasos e até mesmo colocar em risco a segurança dos usuários, seja para os trabalhadores no canteiro de obras ou para os moradores/ frequentadores de um lugar. 

Por isso, é essencial considerar diversos fatores, desde as características específicas de um terreno até as condições climáticas, além de prestar atenção às tendências que estão sempre aparecendo no mercado. 

Aqui, vamos apresentar dicas valiosas para ajudá-lo a fazer as melhores escolhas e obter sucesso nos seus projetos da construção civil. Então, acompanhe o texto a seguir e descubra tudo que você precisa saber sobre o tema! 

5 fatores a considerar na escolha dos materiais de construção

Existem alguns fatores que você precisa considerar na hora de escolher os materiais de construção certos para cada projeto, como: as características do terreno, o tipo de construção que será feita, as condições climáticas e a finalidade da obra. Por isso, é muito importante analisar os insumos e decidir a melhor solução. 

  1. Características do terreno;
  2. Finalidade da construção;
  3. Condições ambientais e climáticas;
  4. Estética dos insumos;
  5. Sustentabilidade.

Esses são apenas alguns dos elementos que vão tornar o seu projeto mais bem sucedido e deixar o cliente satisfeito com a entrega. Entenda melhor cada um deles a seguir: 

1. Características do terreno

Na hora de escolher os materiais de construção é importante levar em consideração as características específicas do terreno onde a obra será feita. Por exemplo: tipo de solo, topografia, vegetação e árvores, drenagem, entre outros. É fundamental realizar uma avaliação e um estudo para não ser pego de surpresa no meio do projeto. 

2. Finalidade da construção

Antes de começar a construção, também é primordial entender a sua finalidade e quais requisitos ela precisa atender. Por exemplo, as necessidades de um prédio residencial são diferentes de um comercial.  

3. Condições ambientais e climáticas

Levar em consideração as condições climáticas e ambientais do local onde será realizada a obra também é fundamental para o sucesso do empreendimento. Alguns insumos podem ser mais adequados e resistentes do que outros. Por exemplo, os materiais usados em lugares muito frios são diferentes daqueles em que o ambiente é muito quente. 

4. Estética dos insumos

Os materiais escolhidos precisam estar de acordo com a estética e o estilo desejado pelo comprador. Considere a aparência, textura, cor e como esses insumos vão integrar com o restante do projeto arquitetônico. 

5. Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente e em alta no momento da escolha dos materiais de construção. Considere aqueles que são ecologicamente corretos, que tenham baixo impacto no meio ambiente durante a sua produção, uso e até o descarte. Isso vai fazer toda a diferença na satisfação do cliente e até na economia de alguns gastos. 

3 tendências do mercado da construção civil

Primeiramente, as tendências do mercado de materiais de construção estão constantemente evoluindo. Novas soluções aparecem a todo momento e é necessário prestar atenção para fazer a escolha certa. Entre as principais tendências estão: 

  1. Materiais sustentáveis;
  2. Materiais inteligentes;
  3. Materiais com design inovador e funcional. 

Entenda melhor cada uma dessas tendências a seguir: 

  1. Materiais sustentáveis

Como já dissemos anteriormente, as soluções sustentáveis estão cada vez mais em alta em todo o mercado, inclusive da construção civil, entre os materiais que têm baixo impacto ambiental e são excelentes soluções para usar na sua obra, destacamos: madeira certificada, bambu, materiais reciclados, tijolos ecológicos, telhados verdes, entre muitos outros. 

  1. Materiais inteligentes

Existem também os materiais inteligentes que são aqueles com propriedades e funcionalidades especiais incorporadas, capazes de responder a estímulos ou até mudar o comportamento dependendo do ambiente, além de dar mais controle e automação para o projeto, por exemplo: concreto autolimpante, vidro inteligente, tinta fotocatalítica, tecidos inteligentes, entre outros. 

  1. Materiais com design inovador e funcional

Hoje em dia, já existem muitos materiais com design inovador e funcional que estão sendo usados em várias áreas e situações diferentes, entre eles: concreto translúcido, vidro fotovoltaico, biomateriais, etc. 

3 ferramentas para auxiliar na escolha dos materiais de construção

Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar na escolha dos materiais de construção, desde softwares de simulação e modelagem até catálogos online e aplicativos para dispositivos móveis. Além disso, elas podem auxiliar na comparação de preços, avaliação de características técnicas e na hora de fazer simulações de desempenho dos insumos em diferentes condições. Vamos falar de três delas: 

  1. Software para simulação e modelagem;
  2. Catálogos online;
  3. Aplicativos para dispositivos móveis.

Entenda melhor essas três ferramentas a seguir: 

  1. Software para simulação e modelagem

Hoje em dia, por exemplo, já existem programas de computador que possibilitam realizar avaliações e simulações para determinar o desempenho e a viabilidade dos materiais em diversos cenários. Além disso, essas ferramentas podem auxiliar na previsão do comportamento dos insumos usados em termos de resistência estrutural, isolamento térmico, acústica, etc. 

  1. Catálogos online

Geralmente, os fabricantes de materiais de construção oferecem catálogos e especificações técnicas detalhadas em relação aos seus produtos. Além disso, essas informações nos dão dados sobre o desempenho, propriedades físicas, durabilidade, instalação e até manutenção. 

  1. Aplicativos para dispositivos móveis

Há também aplicativos e plataformas online disponíveis com informações e recomendações em relação aos materiais de construção. Alguns desses possibilitam comparar as características, análises de sustentabilidade e preços, o que facilita muito a escolha do produto adequado. 

Faça a escolha certa nos seus projetos!

Escolher os materiais de construção certos para a obra é essencial para o sucesso de qualquer projeto da construção civil. Por isso, é necessário levar em consideração diversos elementos e fatores, desde as características específicas de um terreno até às tendências do mercado, e estar atento às novidades e ferramentas disponíveis. 

Então, ao seguir essas dicas você vai conseguir fazer escolhas melhores, economizar dinheiro e tempo, e obter resultados mais satisfatórios nos seus projetos! 

Já conhece o blog do Obra Prima? Estamos sempre compartilhando conteúdos exclusivos como este para você ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil. 

Também temos uma conta no Instagram com muitas dicas e novidades do setor, clique aqui para seguir.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.