Pesquisar

Como aplicar as tecnologias no dia a dia da sua construtora?

Descubra como aplicar as novas tecnologias no dia a dia da sua construtora de maneira estratégica. Leia no artigo!
Tecnologias no dia a dia das construtoras
Tecnologias no dia a dia das construtoras

A tecnologia vem transformando a realidade de muitos mercados e possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos, aumentando a produtividade e facilitando a gestão de logística. 

Fruto da quarta revolução industrial, a utilização da tecnologia na construção civil é capaz de elevar a competitividade e produtividade das empresas do setor. Além disso, seguindo o conceito de construção 4.0 ou indústria 4.0, essa tendência incorpora inovações no dia a dia dos colaboradores que passam a lidar com novas ferramentas. 

Entre elas podemos destacar a inteligência artificial, a automação de processos, softwares de gerenciamento, uso de drones, BIM, sustentabilidade e gestão remota. Além disso, essas inovações otimizam a eficiência e a qualidade das operações diárias do setor da construção civil de diversas maneiras, acompanhe o texto a seguir para saber mais. 

O que é a tecnologia da construção?

O estudo de aplicação de métodos, técnicas e ferramentas usadas na indústria define a tecnologia na construção. Como esse setor pertence ao ramo da engenharia, inovações e invenções tecnológicas o influenciam naturalmente.

Inclusive, essas novidades viabilizam e continuam gerando progressos no segmento. Afinal, de forma geral, a evolução tecnológica acontece em resposta à busca por maiores lucros e produtividade – objetivos de indústria de todas as áreas do mercado. 

Para atingir essas metas, muitas empresas investem em desenvolvimento e pesquisas, além de se manterem atualizadas em relação aos instrumentos e novas teorias disponíveis no mercado. 

Essa prática é comum desde o nascimento das instituições, mas ganhou mais agilidade com a era da globalização. 

A importância da tecnologia para a construção civil

A tecnologia é um elemento fundamental para conferir eficiência às atividades de produção na construção civil. Isso significa que as inovações tecnológicas são importantes na diminuição ou até eliminação de um dos maiores desafios e problemas do segmento: o desperdício.

Além disso, a complexidade e a multidisciplinaridade dos projetos na construção acabam dificultando a gestão de todos os tipos de recursos – humano, material, financeiro – o que pode provocar grandes desperdícios.  

Outro recurso mais evidente é o tempo, item escasso durante a realização dos projetos que costumam resultar em pressão sobre as construtoras para entregar edifícios em prazos cada vez menores. 

Sem os reforços da tecnologia, fica mais difícil cumprir as metas, resultando em atrasos na entrega, que são relativamente comuns no setor. 

4 exemplos de inovações na construção civil

Como já falamos, a tecnologia tem o potencial de otimizar a eficiência e qualidade de muitos processos da construção civil. Então, confira a seguir quatro exemplos de inovações e como elas podem auxiliar a rotina no setor: 

  1. Tecnologia BIM;
  2. Drones;
  3. Realidade Aumentada;
  4. Impressão 3D. 

Então agora que você conhece os exemplos, vamos entender melhor cada um deles e descobrir como eles podem facilitar o seu dia a dia na construção civil, acompanhe: 

1. Tecnologia BIM

O BIM é uma metodologia de integração de projetos que deve beneficiar a concepção da obra desde o seu começo até a sua entrega final, evitando erros de planejamento, de execução e simplificando o envolvimento de todos os agentes envolvidos em uma mesma construção. 

2. Drones


Engenheiros responsáveis já destacaram duas maneiras de uso de drones, sendo a primeira é na gestão de obras. Funciona da seguinte forma: o drone visita a obra no lugar do engenheiro responsável, que estaria na sede da construtora e isso vai reduzir o tempo no trânsito e ajudaria no acompanhamento de mais de uma construção por dia. 

Já a outra forma é no mapeamento de terrenos a serem viabilizados como futuras obras. Também há uma outra vantagem no uso desse equipamento: é possível realizar a vistoria sem que um profissional precise subir a grandes alturas, evitando colocar a sua saúde e segurança em risco. 

3. Realidade Aumentada

O uso da realidade aumentada na construção civil faz diferença nos projetos, porque eles podem ser demonstrados com maior facilidade através dessa tecnologia imersiva. Basta que os arquitetos utilizem softwares que expressem desenhos neste formato, possibilitando a correção de erros, e economia, antes que as construções sejam erguidas. 

Outro emprego da tecnologia é para os óculos RA na identificação de defeitos em uma construção já finalizada, ou seja, na sua manutenção. 

Por exemplo, sem essa tecnologia pequenas rachaduras dificilmente seriam vistas antes que comprometessem parte da estrutura, exigindo grandes reformas.  

4. Impressão 3D 

Em fevereiro de 2020, um prédio de dois andares foi construído em Dubai. Essa é a maior edificação já realizada com impressão 3D, gerando uma economia de US$ 400 mil em mão de obra, já que foi necessário contar com apenas três colaboradores no canteiro. 

Paredes e teto foram impressos através da prototipagem rápida e, em seguida, movidos por um guindaste para erguer a construção, que tem 640 metros quadrados de área e 9,5 metros de altura. 

Com exceção das fundações, o prédio foi construído com uma mistura de cimento, gesso e compostos reciclados. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

4 vantagens do uso das tecnologias no dia a dia da construção civil 

Existem muitas vantagens de usar tecnologias no dia a dia da construção civil, entre elas podemos destacar:

1. Aumento da produtividade

A produtividade aumenta muito com o uso de processos inovadores. Por isso, as máquinas conseguem produzir em grande escala e sem pausas, isso vai impactar também a qualidade da produção.

2. Controle de matéria prima

As soluções especializadas fazem o gerenciamento do estoque. Afinal, isso diminui a incidência de extravios, roubos e perdas e, consequentemente, evita compras desnecessárias de novos produtos. 

3. Facilidade no acesso a informações

É possível que os dados circulem em tempo real pelo escritório e canteiro de obras, chegando a todos os colaboradores. Assim, os problemas que antes demoravam para serem resolvidos se tornam de conhecimento de todos os envolvidos, evitando falhas na comunicação e gerando respostas rápidas. 

4. Diferencial competitivo 

Com a utilização de sistemas é possível que a construção civil atue com um conceito diferenciado, sem dados perdidos em papéis e rabiscos. Afinal, todas essas ações ocorrem em plataformas que operam tanto online quanto offline, permitindo a atualização dos dados em tempo real.

Conheça o Obra Prima

Uma dessas tecnologias de sistema de gestão é o Obra Prima! Nosso sistema pode auxiliar no dia a dia da gestão das construtoras, tornando os processos mais eficientes e ágeis através das funcionalidades: 

  • Portal do Cliente;
  • Relatório Diário de Obra;
  • Cotação Online;
  • Previsto x Realizado;
  • Medição Física;
  • entre muitas outras. 

Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema: 

software de gestão de obra

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando muitas dicas e siga também a nossa conta no Instagram

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.