Pesquisar

Checklist da construção civil: 9 fatos que provam que sua construtora precisa de um software de gestão de obras

Conheça os sinais que indicam que já está na hora de investir em um software de gestão de obras e otimizar os processos da sua construtora.
software de gestão de obras
software de gestão de obras

Conheça alguns dos sinais que indicam que já está na hora de investir em um software de gestão de obras para otimizar os processos de sua construtora.

A construção civil é um setor caracterizado por projetos complexos e que possuem altos custos de execução. 

Por esse motivo, conseguir manter o alinhamento dos projetos e garantir o bom uso de recursos para respeitar orçamentos e cronogramas é essencial.

Ainda que a construtora invista em ferramentas e tecnologias diversas para alcançar otimização nos processos, sem um controle integrado das etapas, atividades e dia a dia do canteiro de obras e das decisões do financeiro, compras e estoques, crescer se torna um grande desafio.

É essencial entender que cada decisão e cada erro tem um custo ou retorno para a construtora. 

Assim, mais do que buscar processos individuais, é importante pensar na gestão de obras como um todo, tendo uma visibilidade total a todo tempo para tomar decisões mais estratégicas.

Toda construtora que deseja e precisa otimizar os complexos processos de seus projetos e escritório, então, deve começar a considerar o investimento nos softwares de gestão de obras.

Essas tecnologias pensadas especificamente para a complexidade do dia a dia da construção civil podem ser um grande diferencial na hora de alcançar crescimento e lucratividade.

Leia também:

O que é um software de gestão de obras? >

Veja aqui quais são os principais alertas vermelhos em sua construtora que indicam que é hora de investir nesses softwares e escapar das dores que a gestão de obras mal estruturada pode trazer.

Os sinais de que sua construtora precisa de um software de gestão de obras

Com a importância que ter um controle eficiente dos processos tem para conseguir melhores resultados, a adoção de tecnologias de otimização na construção civil deixa de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.

Ainda assim, sempre que é necessário investir os recursos da construtora, muitas se preocupam com os custos e preferem estar seguras de que esse é o melhor momento para o investimento.

Para ajudar sua construtora nessa decisão, trazemos aqui 9 sinais de que já é hora de investir em um bom sistema para melhorar a gestão de obras e suas diversas etapas e departamentos.

Acompanhe o checklist e descubra se sua construtora está perdendo oportunidades de crescimento e lucratividade por não ter um software:

1. Sua construtora está tendo prejuízos com o orçamento de obras?

Prejuízos em orçamentos de obras podem ser resultado de uma grande variedade de fatores, mas todos eles associados à gestão de obras e de documentos. 

  • Paralisações por afastamento médico de trabalhadores por acidentes;
  • Quebra de equipamentos por armazenagem incorreta;
  • Perda de materiais no transporte ou por erros;
  • Multas por atraso no pagamento de contas ou por não pagamento de tributos;
  • Custos de dias extras de trabalho por atrasos em prazos.

Claro, custos inesperados sempre podem acontecer, mas não é necessário que gerem prejuízos para a construtora. 

Um sistema que considere custos indiretos, reduza falha humana e insira uma margem para emergências preparar o orçamento para escapar de sustos

Um software de gestão de obras, ao considerar esses elementos, ajuda a proteger a lucratividade dos projetos por ampliar o controle de todos os processos, reduzindo custos, riscos de erros e acidentes e eliminando desperdícios, além de garantir um orçamento de obras muito mais assertivo.

2. Suas obras estão atrasando mais do que o normal?

Os atrasos em obras são outro grande exemplo da necessidade de investir em um software que permita otimizar a gestão de obras da construtora, especialmente por fornecerem ferramentas para elaboração e controle de cronogramas e um melhor relacionamento com os fornecedores.

Por meio dos cronogramas de obras otimizados elaborados na plataforma, os erros de previsão de conclusão são eliminados. 

Além disso, o software oferece opções de criação de cronogramas físico-financeiros, garantindo que a obra não atrase por falta de dinheiro e assegurando o cumprimento dos prazos.

Ter a certeza de que o cronograma considera todas as atividades e etapas e o tempo correto para executá-las, as atividades que dependem de outras e a disponibilidade de mão de obra, como faz um software de gestão de obras, é um passo fundamental para eliminar atrasos.

3. Você sente que falta visibilidade sobre cada uma das obras que está trabalhando HOJE?

Quantas vezes sua construtora teve que verificar documentos e consultar engenheiros para saber quanto da obra tinha sido executada, como avançava o uso do orçamento e se os prazos estavam sendo cumpridos como esperado?

Não ter essas informações atualizadas dia a dia é sinal de que sua construtora não tem a visibilidade das obras em execução que deveria ter.

Melhorar essa visibilidade depende de uma integração de departamentos e compartilhamento de documentos e planilhas constantes que podem sobrecarregar a empresa sem o suporte de um software especializado.

A integração de departamentos, o uso da computação em nuvem para o compartilhamento, acesso e edição de documentos e os aplicativos para celular que permitem acessar e editar documentos e criar Relatórios Diários de Obras (RDO) desde o canteiro de trabalho aumentam muito a visibilidade e controle das obras durante a execução.

4. O contato constante com o seu cliente é difícil de ser mantido?

A comunicação com o cliente não deve receber atenção apenas na hora de fazer a venda dos serviços da sua construtora e fechar contrato.

Um bom relacionamento durante toda a execução do projeto e no pós-venda é essencial para que ele veja valor em trabalhar com sua construtora, feche novos contratos e recomende para outros clientes.

Mais do que responder mensagens de WhatsApp e e-mails ou atender chamadas, o contato com o cliente exige, também, mantê-lo informado dos avanços dos projetos. 

É nesse momento que um software de gestão de obras faz toda a diferença. 

A área do cliente, além de ser um canal mais eficiente para trocas de mensagens, permite compartilhar fotos, vídeos, documentos e planilhas do projeto com o cliente com máxima segurança de dados.

5. Acredita que seu planejamento de obras deveria ser mais eficiente?

O planejamento é a etapa mais importante no momento de conquistar mais sucesso e lucratividade, já que é nele que sua construtora vai definir quantidades de materiais, verificar necessidades específicas de documentação e analisar riscos.

Esses aspectos e análises iniciais guiam toda a evolução da obra, controle de orçamento e cronograma e etapas a serem seguidas durante pesquisas de custo, execução do projeto e controle do pós-venda.

Construtoras que percebem que muito do que foi planejado não está sendo cumprido durante a execução do projeto precisam rever seus processos e podem se beneficiar muito de um software de gestão de obras.

Com esse sistema, além de otimizar o planejamento com base em históricos de projetos anteriores, a construtora ganha automação nos cálculos e melhor comunicação com a integração de departamentos, o que resulta em um planejamento inicial mais próximo do que será a realidade da execução da obra.

6. A construtora tem que lidar com contas em atraso?

O controle financeiro é outro elemento muito beneficiado pela adoção de um software de gestão de obras. Um bom sistema garante maior visibilidade dos prazos de pagamentos de contas, controles de tributação da empresa e das obras e registro hora a hora do fluxo de caixa.

Isso significa que cada vez que alguma conta é paga, retirando dinheiro da conta da empresa, a informação é atualizada. 

O mesmo acontece para o recebimento de pagamentos dos clientes.

Por ser um sistema automatizado, que calcula automaticamente a entrada e saída de recursos financeiros com base nas datas de pagamento e recebimento inseridas quando contratos são fechados, a empresa consegue identificar atrasos rapidamente.

Um atraso no pagamento de contas pode significar altas multas e o atraso em receber dos clientes significa falta de dinheiro para compras de materiais ou pagamentos diversos.

Outro ponto de grande importância é que o controle financeiro começa já na criação dos orçamentos de obras nas plataformas, que consideram automaticamente a margem de lucro, a margem de segurança e os custos indiretos do escritório no valor da obra passado ao cliente.

A possibilidade de verificar a controlar as datas de pagamentos de contas ainda traz o benefício de permitir criar planejamentos estratégicos de pagamentos, adiantando ou negociando prazos com base nos recebimentos.

7. Problemas na comunicação com a equipe no canteiro de obras atrapalham a execução do projeto?

Não importa quão bem desenvolvido foi o projeto ou o planejamento, durante a execução é natural que algumas coisas mudem, seja por necessidades da obra percebidas durante os trabalhos ou por mudanças nas expectativas e desejos dos clientes.

Nessa hora, ter uma comunicação eficiente com as equipes e engenheiros no canteiro de obras é um grande diferencial para que o orçamento de obras se mantenha sob controle e o cronograma de obras seja adaptado sem atrasos muito significativos.

Os trabalhadores do canteiro sempre vão ter uma visão mais realista da realidade do projeto, já que estão convivendo com os imprevistos e problemas que surgem e identificando soluções que no papel podem não ser visíveis.

Além disso, as equipes dependem de orientações claras sobre metas e objetivos dos planejamentos para desenvolver as atividades sem desperdícios, erros e acidentes, alcançando máxima produtividade e eficiência.

Por serem plataformas atualizáveis e acessíveis do canteiro de obras, facilitando a troca de informações, softwares de gestão de obras garantem que essa comunicação seja otimizada e o projeto se beneficie dos resultados.

8. Suas obras sempre passam por falta ou sobra de materiais?

Controle de estoque é outra funcionalidade dos softwares que corrigem problemas no canteiro de obras e para as construtoras. 

Com a visão realista dos materiais comprados, usados em cada etapa e que entram e saem do estoque, a construtora ganha muitas vantagens.

Esses dados permitem definir melhor as datas de entrega a serem negociadas com fornecedores, os materiais que precisam ser comprados e quais estão disponíveis e as necessidades de espaços de armazenagem no canteiro.

Outra funcionalidade oferecida e que facilita o controle da falta ou sobra de material é o cronograma físico-financeiro, que permite verificar quanto do material está sendo utilizado e preparar o departamento de compras para futuras necessidades com base nas estimativas.

9. Percebe que seu planejamento atual sofre com erros já vividos em outros projetos?

Cometer o mesmo erro com frequência é um grande problema para as construtoras. Significa que, constantemente, sua construtora está desperdiçando recursos financeiros e insumos em problemas que já deveriam ter sido corrigidos.

Ao adotar softwares de gestão de obras a construtora passa a ter um registro de todos os problemas enfrentados em projetos anteriores, construindo um histórico de riscos e erros para consulta, evitando, assim, que eles se repitam em projetos futuros.

Software de gestão de obras: escolha o melhor

Se sua construtora tem passado pelos problemas mencionados e percebeu que já é hora de adotar um software de gestão de obras, é hora de preparar as estratégias para escolher um software que seja capaz de verdade de resolver essas dores.

Existem diversas opções de software no mercado e escolher o que atende as necessidades, cabe no seu orçamento e torna o seu dia a dia mais eficiente pode ser um desafio. O melhor software nem sempre vai ser o mais caro e escolher por preço pode deixar a construtora com um sistema incompleto.

É pensando nisso que o Obra Prima desenvolveu planos para seu software de gestão de obras que se adaptam às necessidades e porte das construtoras sem pesar no orçamento.

Além de todas as funcionalidades essenciais para um controle eficiente de orçamentos e cronogramas de obras, estoque, compras e financeiro, com todos os departamentos integrados, o Obra Prima oferece suporte especializado.

Assim, sempre que sua construtora tiver problemas em descobrir como utilizar a plataforma de maneira eficiente, pode falar com um profissional da área de construção civil e receber as orientações.

Obra Prima é o software de gestão de obras ideal mesmo para pequenas e médias construtoras, ajudando seu negócio a crescer e suas obras serem cada vez mais eficientes.

Conheça agora mesmo as funcionalidades e planos do software de gestão de obras Obra Prima e descubra o que podemos fazer por sua construtora.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.