Pesquisar

Casas pré-fabricadas: vantagens e desvantagens

Entenda as vantagens e desvantagens das casas pré-fabricadas que preparamos! Descubra o que você precisa saber antes de considerar esse tipo de construção.

As casas pré-fabricadas trazem economia e praticidade para a obra. Os modelos disponíveis englobam opções sustentáveis, designs modernos e qualidade na edificação. Elas são construídas através de peças ou módulos fabricados fora da obra. Dessa maneira, o profissional só precisa realizar a montagem no local do projeto. 

Além dos módulos serem muito personalizáveis, o tempo de construção se torna menor e o desperdício de insumos é praticamente inexistente. 

Essas casas são modelos que já vem com um projeto pronto, com materiais que se encaixam perfeitamente e com a quantidade exata. Assim, tudo é previamente planejado e estudado. 

Resumindo, a produção em série dos módulos, estruturas e paineis faz com que elas sejam mais baratas do que o modelo convencional. Contudo, os clientes podem solicitar a personalização do projeto, conforme as vontades e necessidades. 

Os materiais são encomendados de acordo com o modelo escolhido. Depois de 30 dias, geralmente, os insumos chegam e a construção começa. Dessa forma, pode levar de 3 a 5 meses para que tudo fique pronto. 

Existem duas grandes tendências que influenciam diretamente as construção modulares, são elas: light steel frame e wood frame. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

  • Light Steel Frame: a estrutura de aço diminui a quantidade de materiais necessários para levantar uma casa. Ou seja, usa menos recursos naturais na fabricação;
  • Wood Frame: essa é uma técnica construtiva que usa madeira de reflorestamento como material principal. Ela é uma opção sustentável.   

6 vantagens das casas pré-fabricadas

Existem diversas vantagens das casas pré-fabricadas, entre elas, podemos destacar as seis seguintes: 

  1. Eficiência de tempo e rapidez na construção;
  2. Baixo custo e sustentabilidade;
  3. Design personalizado e flexibilidade;
  4. Garantia de fabricação;
  5. Melhor gestão da obra;
  6. Limpeza facilitada. 

Então agora que você já conhece as vantagens que separamos, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe no texto: 

1. Eficiência de tempo e rapidez na construção

Em comparação com o processo tradicional, a construção de casas pré-fabricadas é muito mais rápida porque os módulos já estão prontos e só precisam ser encaixados, o que economiza muito tempo. Ou seja, é uma opção mais eficiente e ágil. 

2. Baixo custo e sustentabilidade

Este tipo de construção também é favorável em relação ao custo-benefício. Afinal, o orçamento pode chegar a ficar 20% mais barato do que uma obra convencional. Além disso, é muito mais sustentável, uma vez que o tempo de obra é menor, assim como a quantidade de resíduos produzidos e descartados. 

Um kit pré-moldado para casa em concreto de 70m² custa em torno de R$20 mil, incluindo somente a estrutura e vedação.  

3. Design personalizado e flexibilidade

As casas pré-fabricadas podem ser personalizadas e adaptadas ao gosto do cliente, ou seja, além de economizar, também é possível seguir o gosto dele no projeto. Mesmo que seja pré-fabricada, o comprador não precisa abrir mão de nada. 

4. Garantia de fabricação

Geralmente, o fabricante oferece um período de garantia pelas casas. Assim, é possível pedir manutenção caso aconteça algum problema ou imprevisto com a estrutura. Na hora de escolher o fornecedor, é fundamental levar isso em conta. 

5. Melhor gestão da obra

Um valor é fechado direto com a empresa responsável pela construção e instalação. Portanto, é possível evitar muita dor de cabeça na gestão da obra.  

6. Limpeza facilitada 

Nas casas pré-fabricadas não há acúmulo de entulho, então o desgaste e o gasto com limpeza e descarte é muito menor. Além de tornar a obra muito mais sustentável. 

6 desvantagens das casas pré-fabricadas

Embora tenham muitas vantagens, existem também as desvantagens das casas pré-fabricadas. Vamos conhecer seis delas: 

  1. Limitações de design;
  2. Restrições estéticas;
  3. Qualidade pode variar;
  4. Não tem espaço para improviso;
  5. Depreciação;
  6. Requer adaptação do terreno. 

A seguir, entenda melhor cada uma das seis desvantagens desse modelo construtivo: 

  1. Limitações de design

Embora exista a possibilidade de personalizar a moradia, não tem como alterar questões como tamanho, forma e disposição dos cômodos. O que pode ser um grande limitante para o projeto. 

  1. Restrições estéticas

Quando comparada com as casas tradicionais, as pré-fabricadas possuem restrições estéticas. Esse é um aspecto que pode influenciar muito a satisfação do cliente, assim como o anterior. 

  1. Qualidade pode variar

As casas pré-fabricadas usam diversos tipos de materiais, que nem sempre apresentam uma boa qualidade. Por isso, é fundamental avaliar as condições do fabricante e desconfiar se a construção estiver à venda com um valor muito abaixo do mercado. 

  1. Não tem espaço para improviso

A estrutura pré-montada exige técnicas específicas para ter um bom funcionamento. Dessa maneira, não é possível adaptar ou improvisar, como pode acontecer na obra convencional. 

  1. Depreciação

Este tipo de construção não valoriza tanto quanto os imóveis tradicionais, ou seja, o valor para revender é mais baixo. 

  1. Requer adaptação do terreno 

A estrutura das casas pré-fabricadas é instalada em um piso plano chamado Radier. Então, quando o terreno tem muitas oscilações, é preciso prepará-lo e adaptá-lo de acordo com as necessidades do projeto.  

Orçamento e planejamento

Para escolher se as casas pré-fabricadas são a opção certa para o seu projeto, é fundamental realizar um planejamento e um orçamento cuidadoso e muito detalhado. Então, busque todas as informações relevantes e seja transparente com o seu cliente. 

É crucial também levar em conta as necessidades individuais e buscar o máximo de informações possíveis sobre as empresas que oferecem esse tipo de serviço. Pesquise no Google, veja a opinião de clientes antigos, a reputação e experiência das empresas, etc. 

Resumo das vantagens e desvantagens das casas pré-fabricadas!

Neste artigo, você conheceu as principais vantagens: 

  • Eficiência de tempo e rapidez na construção;
  • Baixo custo e sustentabilidade;
  • Design personalizado e flexibilidade;
  • Garantia de fabricação;
  • Melhor gestão da obra;
  • Limpeza facilitada. 

E também desvantagens das casas pré-fabricadas: 

  • Limitações de design;
  • Restrições estéticas;
  • Qualidade pode variar;
  • Não tem espaço para improviso;
  • Depreciação;
  • Requer adaptação do terreno. 

Tudo isso para te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva em relação aos projetos futuros. Assim, os clientes saem satisfeitos e a sua empresa cresce e se destaca cada vez mais no mercado da construção civil.  

Fique por dentro do que acontece no setor da construção civil

Quer ficar por dentro das novidades da construção civil? Então, acompanhe o blog do Obra Prima para ter acesso a mais conteúdos exclusivos como este. Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram, lá tem sempre novidade e muita dica. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.