Pesquisar

Casa container: conheça as vantagens e desvantagens 

Explore as vantagens e desvantagens das casas container neste artigo que preparamos para você! Entenda aspectos como sustentabilidade, custo, durabilidade, design e muito mais sobre o tema. 

Certamente, a casa container mostra que criatividade para adaptação não falta no setor da arquitetura. Construídas através de soldas e encaixes, elas são modelo de modernidade, alternativas de baixo custo e até mesmo de reaproveitamento de materiais. 

Por isso, no artigo a seguir, você vai entender mais sobre essa forma alternativa e sustentável de moradia, que vem se tornando cada vez mais popular no mercado. Acompanhe. 

O que é uma casa container?

Esse é um método construtivo. Trata-se de uma casa construída em uma estrutura usada originalmente para o transporte de cargas. 

Container é uma caixa rígida de metal altamente resistente, geralmente de grandes dimensões, destinada ao transporte e acondicionamento de carga em carretas, trens ou navios. 

Além disso, a casa container é uma solução sustentável que vem impressionando a todos com a velocidade em que fica pronta. Essa construção modular, com todos os acabamentos feitos de alvenaria, como revestimento térmico e acústico, piso, azulejo, louças sanitárias, etc.

9 vantagens da casa container

Então agora que você entendeu o que é a casa container, vamos entender quais são as vantagens e desvantagens desse modelo construtivo para a construção civil, os profissionais e os clientes. Acompanhe a seguir: 

  1. Sustentabilidade;
  2. Rapidez na construção;
  3. Custos baixos;
  4. Versatilidade;
  5. Durabilidade;
  6. Estética diferenciada;
  7. Terrenos que não suportam muito peso;
  8. Construção offsite;
  9. Mobilidade futura da casa. 

A seguir, vamos nos aprofundar melhor em cada uma dessas nove vantagens, confira: 

1. Sustentabilidade

A sustentabilidade é a maior vantagem desse modelo construtivo. Uma vez que é possível reciclar o container – e só faz sentido construir esse tipo de moradia em container reciclado. Você tem uma casa em que o impacto ambiental é muito menor, já que cerca de 30 a 40% da construção é material reciclado.  

2. Rapidez na construção

Outra vantagem significativa desse modelo construtivo é a velocidade em que o projeto fica pronto. Segundo profissionais do setor, é possível finalizar a obra em até um terço do tempo de uma casa em alvenaria. 

Isso vai gerar uma grande economia financeira, principalmente, se enquanto você estiver construindo, também estiver pagando aluguel de um imóvel para morar. 

3. Custos baixos

Quando comparado com o modelo tradicional, a casa container custa muito menos. Uma vez que é possível usar muito material reciclado e não precisa comprar tantos insumos novos. 

4. Versatilidade

Os containers podem ser facilmente modificados e adaptados para diversas aparências e necessidades. Podem ser empilhados, agrupados ou cortados para criar espaços personalizados e únicos.  

5. Durabilidade

Esses materiais são construídos para resistir a condições extremas de transporte marítimo, o que os torna extremamente duráveis e capazes de suportar vários climas e ambientes diferentes. 

6. Estética diferenciada

Essas casas têm uma estética industrial e moderna que pode atrair aqueles que procuram um estilo único e contemporâneo. 

7. Terrenos que não suportam muito peso

Como o container é relativamente leve em comparação com outros materiais de construção tradicionais, ele pode ser uma excelente solução para terrenos com restrições de capacidade de carga.  

8. Construção offsite

Uma grande parte da construção de casa container pode ser realizada fora do canteiro, em uma oficina ou fábrica, o que acelera o processo e reduz os custos associados com mão de obra.

9. Mobilidade futura da casa 

Por fim, uma das principais vantagens do container é a sua capacidade de ser transportado e realocado com certa facilidade. Isso quer dizer que, se o cliente deseja se mudar, pode levar a casa junto, desde que tenha os meios para fazê-lo. 

6 desvantagens da casa container 

Já falamos sobre as nove vantagens do modelo construtivo da casa container. Então agora, vamos entender quais são as seis desvantagens: 

  1. Limitações de espaço e design;
  2. Isolamento térmico e acústico;
  3. Percepção estética;
  4. Mão de obra especializada;
  5. Tratamento antes do uso;
  6. Regularização legal. 

Acompanhe o texto a seguir para saber mais: 

1. Limitações de espaço e design

Embora os containers sejam muito versáteis, o espaço interno pode ser limitado em comparação com casas tradicionais. As dimensões podem restringir o design e o layout interno, dificultando a criação de espaços complexos ou amplos. 

2. Isolamento térmico e acústico

O container de metal tem propriedades de isolamento térmico e acústico limitadas. Isso pode resultar em temperaturas internas desconfortáveis durante extremos de frio ou calor, assim como problemas de ruído. É preciso investir em isolamento adicional para resolver essas questões. 

3. Percepção estética

Embora algumas pessoas apreciem a estética industrial e moderna das casas container, outras podem considerá-las pouco convencionais ou até mesmo pouco atraentes. A percepção estética pode mudar de acordo com o gosto pessoal e do contexto cultural, que pode influenciar a aceitação e o valor da revenda da propriedade. 

4. Mão de obra especializada

Para realizar esse tipo de projeto é fundamental contar com mão de obra especializada, desde o arquiteto e engenheiro, até as pessoas que vão, de fato, prestar os serviços. Por isso, é essencial fazer uma boa pesquisa antes de iniciar a construção. 

5. Tratamento antes do uso

Um aspecto importante e muitas vezes esquecido é o tratamento necessário dos containers antes do seu uso na construção da casa. 

Afinal, entre as razões pelas quais esse processo é fundamental e que podem representar uma desvantagem significativa estão: tratamento de contra corrosões, contra toxinas, contra isolamento térmico e acústico inadequado e estrutural.

6. Regularização legal 

Em algumas áreas, a construção dessas casas pode enfrentar desafios legais e regulatórios. As autoridades locais podem ter requisitos ou restrições específicas para a utilização de containers como estrutura habitacional. 

Além disso, pode incluir questões relacionadas com zoneamento, segurança, códigos de construção e regulamentações de uso de terra. Superar essas barreiras pode exigir esforço, tempo e custos adicionais. 

Coloque em prática!

Então agora você tem um conhecimento mais profundo sobre casa container e pode avaliar nos seus próximos projetos se essa é uma boa solução. 

No setor da construção civil é essencial se manter por dentro e atualizado nas novidades. Por isso, acompanhe o blog do Obra Prima e aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram. Lá, temos muitas dicas e conteúdos para tornar a sua empresa um sucesso.  

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.