Pesquisar

Avaliação de fornecedores na construção civil: como fazer?

A avaliação de fornecedores na construção civil não é fácil, descubra aqui como você pode tomar a melhor decisão para os seus projetos e os seus negócios.
Avaliação de fornecedores na construção civil: como fazer?
Avaliação de fornecedores na construção civil: como fazer?

Saiba como tomar as melhores decisões na aquisição de materiais e serviços com a avaliação de fornecedores na construção civil.

É impossível tanto para as pequenas e médias construtoras quanto para as grandes escapar da relação com os fornecedores.

Mesmo em obras que não necessitem de mão de obra terceirizada ou contratação de profissionais especializados, a construtora ainda precisa realizar a compra de materiais.

Uma boa relação com fornecedores, então, é essencial para garantir a qualidade, cumprimento de prazos e controle do orçamento de obras. 

Leia também: Os problemas de usar uma planilha de orçamento de obras – Obra Prima

Um relacionamento de confiança e bem estabelecido pode garantir bons preços de materiais, prioridades de entrega, melhores prazos de pagamento e outras facilidades.

No entanto, estabelecer esse relacionamento depende de conhecer bem os fornecedores, saber se são confiáveis e se verdadeiramente oferecem o que a sua obra necessita.

É para controlar a atuação desses parceiros e ajudar a construtora a tomar as melhores decisões que existe a avaliação de fornecedores na construção civil. Descubra aqui como fazer a sua.

Os 8 pontos da avaliação de fornecedores na construção civil

Fazer um controle que permita avaliar os fornecedores e tomar as melhores decisões de parceria para as compras e contratações de serviços de sua construtora depende de analisar alguns elementos principais na relação com cada parceiro.

Conheça aqui 8 elementos que fazem toda a diferença na hora de conseguir realizar uma boa avaliação de fornecedores da construção civil:

1. Verifique a qualificação dos fornecedores

Se a qualidade da sua obra depende da qualidade de materiais e da execução de serviços, analisar a qualificação dos fornecedores é essencial na construção civil. 

Analisar sua qualificação fica simples se sua construtora estabelece critérios e requisitos de qualidade para avaliar, como:

  • Posse de certificações ISSO 9001;
  • Recomendação de outras construtoras ou engenheiros que trabalharam com esse fornecedor;
  • Possui assistência técnica para a região onde a obra será executada;
  • CNPJ ativo por 10 anos ou mais;
  • Garantias que são oferecidas por defeito direto da fábrica;
  • Garantias sobre segurança e danos no transporte de materiais;
  • Responsabilidade com prazos de entrega.

Observando esses itens sua construtora já tem uma ideia do nível de qualificação e suporte oferecido pelo fornecedor para não sofrer com problemas depois.

2. Analise o desempenho operacional

Verifique se o fornecedor é capaz de oferecer, durante a realização dos serviços contratados, flexibilidade, entregas pontuais, custos de garantias, responsabilidade sobre a qualidade do material e como é seu tempo de resposta.

Esses, entre outros indicadores, ajudam a estabelecer melhor as necessidades da obra e as suas expectativas, permitindo analisar se o fornecedor é capaz de atendê-las.

3. Assegure a estabilidade financeira do fornecedor

Problemas financeiros vividos pelo fornecedor podem causar grande impacto negativo em sua capacidade de cumprir com o contratado.

Fornecedores com problemas de caixa podem não conseguir adquirir os materiais na data que necessita para entregar, ter problemas para contratar o transporte, atrasar entregas ou colocar em risco a qualidade dos materiais.

Claro, sua construtora não pode pedir para verificar os registros financeiros do fornecedor, mas pode pesquisar seu CNPJ para verificar se ele possui restrições, processos e saber a quanto tempo está em atividade. 

Esses dados já oferecem uma ideia da estabilidade financeira que ele possui.

4. Fornecedores também devem ter processos de gestão

Uma conversa rápida sobre os processos e práticas de gestão adotados pelo fornecedor e que serão aplicados na atenção aos seus projetos oferece uma boa ideia de sua eficiência e da capacidade do fornecedor em atender as necessidades dos projetos.

Com isso, mais do que definir se os produtos serão entregues no prazo, com qualidade e dentro do que a obra exige, sua construtora pode definir se esse é um bom parceiro para relações mais longas e parcerias em outros projetos.

5. Processo de cotação

Cotação é elemento essencial para que seu financeiro possa manter o controle do fluxo de caixa da construtora e para que tenha mais controle do uso do orçamento de obras.

Processos de cotação bem estabelecidos, com compras feitas por ordem de compra, bem registrados e documentados, garantem que a empresa sempre consiga avaliar o melhor custo-benefício.

E, assim, encontre oportunidades de redução de custos sem renunciar à qualidade dos produtos ou serviços adquiridos.

Leia também: Como reduzir a carga tributária na construção civil? | Obra Prima

6. Analise o atendimento recebido

Rapidez no atendimento e disponibilidade são características essenciais que uma construtora precisa ver em seus fornecedores. 

Apenas assim é possível ter uma boa comunicação, principalmente no momento em que a obra passa por imprevistos e compras emergenciais são necessárias.

Além disso, um bom atendimento garante um diálogo mais aberto para discutir prazos de entrega e pagamento, tipos de materiais, opções de marcas e outros detalhes.

Todo o processo de compra é mais ágil e assertivo, além de sofrer com menos desentendimentos e transtornos, quando o atendimento do seu fornecedor é proativo e te passa a certeza de comprometimento e confiança.

7. Verifique o custo-benefício 

Muitas construtoras ainda fazem a avaliação de fornecedores da construção civil baseada nos preços que são oferecidos, mas nem sempre preço baixo é sinônimo de economia na obra. 

Grande parte dos produtos com custo baixo têm, também, baixa qualidade e podem prejudicar a qualidade, acabamento e vida útil da obra.

Claro, não é por isso que sua construtora deve escolher sempre os produtos mais caros. Valor alto também não é sinônimo de qualidade.

Pesquisando com cuidado com fornecedores de confiança, sua empresa vai verificar quais são os produtos de melhor qualidade.

E analisando prazos de entrega, possibilidades e flexibilidade de pagamento e preço, conseguirá identificar os fornecedores que oferecem melhor custo-benefício.

8. Verifique o respeito às normas técnicas

Normas são indispensáveis na construção civil. Elas asseguram qualidade, segurança e eficiência de processos, técnicas e produtos.

A avaliação de fornecedores da construção civil só está completa se sua construtora avaliar se o fornecedor obedece às normas técnicas estabelecidas pela ABNT para armazenamento e transporte de materiais, execução de serviços e qualificação de profissionais.

Ignorar padrões de qualidade não é um bom sinal quando se está buscando um fornecedor que ofereça qualidade e que seja capaz de contribuir com a regularidade da obra por meio dos materiais e serviços prestados.

Leia também: NR 4: o que é e qual sua importância para a construção civil? – Obra Prima

Gestão de obras depende de gestão de fornecedores

A relação com o fornecedor nunca deve ser deixada de lado. Realizar a gestão desses parceiros e manter um controle de fluxo de informações que ajudem a decidir com quem comprar e como aproveitar as melhores oportunidades é essencial.

Essa gestão tem grande impacto na gestão de obras, uma vez que seus cronogramas e orçamentos dependem diretamente do fornecedor cumprir prazos de entrega e oferecer melhor custo-benefício.

Quer ter nas mãos as ferramentas necessárias para uma avaliação de fornecedores mais precisa e que garanta uma gestão de obras otimizada e sempre apoiada no melhor custo-benefício? 

Conheça as ferramentas que o Obra Prima oferece para ajudar sua construtora. Também fique atento no nosso blog, lá tem muito conteúdo que vai te ajudar a fazer seu negócio crescer. 

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.