Menu

As principais ferramentas para construção civil: como transformar a gestão de obras

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Quer descobrir quais são as principais ferramentas para construção civil que vão transformar a sua gestão de obras? Confira aqui os usos e os benefícios! 

Cada vez mais a construção civil está adotando soluções tecnológicas para otimizar processos, aumentar a eficiência e diminuir os custos. Com uma variedade de ferramentas disponíveis, é fundamental entender as suas funcionalidades, benefícios e como escolher as melhores soluções para diferentes tipos de obras. 

Afinal, em um mercado tão competitivo, as empresas precisam se manter sempre atualizadas e por dentro das novidades para não ficarem para trás em relação aos seus concorrentes. 

7 ferramentas da construção civil que você precisa conhecer 

A gestão de obras eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer projeto na construção civil e existem algumas ferramentas que auxiliam em todo esse processo, entre elas: 

  1. Software de gestão de projetos;
  2. Aplicativos de acompanhamento de obras;
  3. Drones para mapeamento e inspeção;
  4. Realidade virtual e aumentada;
  5. CRM;
  6. Tabela SINAPI;
  7. Gestão de documentos. 

Entenda melhor a utilidade e importância de cada uma dessas ferramentas para a gestão de obras da sua construtora a seguir: 

1. Software de gestão de projetos

Existem softwares que auxiliam no gerenciamento de projetos, com eles, a sua construtora não perde mais prazos, consegue seguir o orçamento combinado com o cliente, além de facilitar o compartilhamento e controle de informações em tempo real e documentos importantes para cada etapa da obra. 

2. Aplicativos de acompanhamento de obras

Atualmente, já é possível realizar o acompanhamento de obras de qualquer lugar a qualquer momento com os aplicativos certos! Além disso, essas ferramentas disponibilizam as informações em tempo real. Dessa maneira, é possível acompanhar a evolução de cada fase, tomar decisões mais assertivas e ágeis, além de compartilhar com o cliente tudo que está acontecendo. 

3. Drones para mapeamento e inspeção

Os drones são excelentes para ajudar na segurança dos colaboradores, uma vez que evitam a necessidade de colocar pessoas em grandes alturas. Além disso, eles também ajudam na precisão de dados e agilidade na inspeção da qualidade das tarefas realizadas. 

4. Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e aumentada é uma grande aliada para garantir a satisfação e precisão dos projetos. Afinal, o cliente consegue ver da maneira mais realista possível o que vai ser feito e os profissionais podem encontrar problemas ou mudar detalhes antes das compras serem realizadas e do orçamento ser fechado. 

5. CRM

Toda construtora que deseja crescer no mercado precisa ter ferramentas que ajudem no contato com clientes em potencial para gerar novos contatos e assegurar a entrada de verbas. Além disso, entre os principais sistemas relacionados com clientes estão os aplicativos de CRM, sigla em inglês Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Consumidor. 

Esses aplicativos são responsáveis por gerenciar o processo inteiro de relacionamento com os clientes que a construtora quer conquistar, desde o primeiro contato seja em um post no Instagram ou conteúdo no blog, até o relacionamento pós-venda. 

O CRM garante a maximização de resultados e diminui a perda de vendas, sendo muito eficiente para a construção civil, principalmente para o setor imobiliário. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

6. Tabela SINAPI

A Tabela SINAPI ou Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índice da Construção Civil, é uma ferramenta essencial quando bem utilizada pelas construtoras do mercado. Esse documento, criado e disponibilizado mensalmente no site da Caixa Econômica Federal, é um grande banco de dados de preços de composições de custos e insumos para as construções. 

Além disso, essa tabela oferece uma base concreta e realista dos valores do mercado da construção, é primordial para as empresas que têm o desejo de otimizar a criação de orçamentos e assegurar a precisão nos preços. 

7. Gestão de documentos 

Cuidar dos documentos da construtora e dos projetos é essencial para qualquer empresa. Licitações, contratos, ordens de compra, entre outros, são elementos de comprovação, vistoria e regularização das obras, além de serem fundamentais para as comprovações fiscais da organização. 

Por isso, gerenciar os documentos e armazená-los em um espaço seguro para guardar, acessar e compartilhar facilmente quando a qualquer momento é uma grande necessidade para as companhias. 

Hoje em dia, a melhor solução que a tecnologia oferece no mercado é o armazenamento na nuvem. Isso elimina a necessidade de espaço no escritório e armários ou investimento em computadores, a nuvem é capaz de proteger os documentos contra umidade, quebra de equipamentos e outros problemas imprevisíveis. 

Além disso, as ferramentas de gestão de documentos dentro da nuvem possibilitam o acesso a usuários específicos e têm defesas contra roubos de dados.  

Melhore a eficiência e produtividade na gestão de obras da sua construtora: 7 vantagens das ferramentas

Todas essas ferramentas ajudam a melhorar a eficiência e a produtividade no gerenciamento de obras da sua empresa, possibilitando um planejamento mais preciso, monitoramento em tempo real, colaboração entre times e tomada de decisões mais assertivas baseadas em dados atualizados. 

Cada ferramenta traz vantagens para a sua construtora, entre elas podemos destacar: 

  1. Redução de erros e retrabalhos;
  2. Melhora na segurança;
  3. Mais controle de custos e prazos do projeto;
  4. Planejamento mais eficiente;
  5. Acompanhamento em tempo real;
  6. Maior colaboração entre os envolvidos;
  7. Otimização das tomadas de decisão. 

Entenda melhor cada um desses benefícios a seguir: 

1. Redução de erros e retrabalhos

Com um gerenciamento de obras mais eficiente, a quantidade de erros e retrabalhos é reduzida. Através de informações mais precisas e atualizadas, as tarefas são executadas da maneira correta. Isso reduz os desperdícios e ajuda a cumprir o prazo e orçamento estipulados no início do projeto. Esse benefício está muito relacionado com diversas ferramentas que trouxemos aqui, como o software de gestão de obras, aplicativos de acompanhamento de projeto, controle dos documentos, entre outros.  

2. Melhora na segurança

As ferramentas, como o drone, a inteligência artificial, aplicativo de acompanhamento de obras e outras, oferecem um planejamento, organização e controle mais eficiente e assertivo. Dessa maneira, fica mais fácil evitar que imprevistos e problemas surjam durante a execução da obra. Isso torna o projeto mais seguro tanto para quem está no canteiro quanto para quem vai habitar ou usufruir do edifício. 

3. Mais controle de custos e prazos do projeto

Ao utilizar um software de gestão de obras, um aplicativo para acompanhar a evolução do projeto ou outras ferramentas que citamos anteriormente, é possível ter um maior controle de custos e prazos do projeto. Ou seja, ao realizar o planejamento com eficiência fica mais fácil de respeitar o cronograma e orçamento combinado no início do projeto, evitando prejuízos e dores de cabeça. 

4. Planejamento mais eficiente

Através do uso de um aplicativo de acompanhamento de obras, realidade virtual e aumentada ou outros aplicativos, a sua construtora consegue criar um planejamento mais eficiente dos projetos, reduzindo ou até eliminando os prejuízos e dores de cabeça. 

Uma grande aliada para um planejamento mais eficiente é a planilha de cronograma de obras do Obra Prima, afinal, montar em Excel e de outras maneiras sem automatizações já não é a melhor solução. Para fazer o download e começar a usar clique aqui! 

5. Acompanhamento em tempo real

Os aplicativos de acompanhamento de obras e os softwares de gestão são excelentes para ficar por dentro de cada uma das etapas e tarefas que estão sendo realizadas nos seus projetos. 

Além disso, muitas ferramentas ajudam a evitar que os problemas e imprevistos tomem dimensões grandes e possibilitam resolver o mais rápido possível, reduzindo ou até eliminando possíveis prejuízos. 

6. Maior colaboração entre os envolvidos

Os sistemas de gerenciamento, a gestão de documentos e os aplicativos de acompanhamento da evolução permitem uma maior colaboração entre os envolvidos em um projeto. Dessa forma, todos estão por dentro de tudo que acontece e podem tomar decisões mais assertivas e em conjunto. 

7. Otimização das tomadas de decisão

Todas essas ferramentas ajudam a otimizar a tomada de decisão, seja pela precisão dos dados, pelo controle dos orçamentos e cronogramas ou comunicação mais eficiente com todos os envolvidos. Ou seja, elas são fundamentais para que os projetos sejam entregues com qualidade e segurança para a satisfação e fidelização dos clientes. 

Como escolher a ferramenta certa para cada projeto da sua construtora?

Cada uma das ferramentas têm as suas características específicas e benefícios relacionados. Por isso, você precisa saber como escolher as melhores ferramentas para as diferentes obras, levando em consideração o porte do projeto, os recursos disponíveis e as necessidades de cada time. Entre os elementos mais importantes para considerar, podemos destacar: 

  1. Planejamento;
  2. Porte;
  3. Recursos;
  4. Necessidades do time. 

Entenda melhor cada um deles a seguir: 

1. Planejamento

Realizar um projeto de um edifício é diferente de uma reforma em um cômodo específico. Para o segundo muito provavelmente não será preciso utilizar drones, por exemplo, mas sempre há necessidade de planejamento e cronogramas, afinal, é muito fácil perder o controle mesmo de um projeto pequeno. 

Ou seja, existem ferramentas como os softwares de planejamento de obras, os aplicativos de acompanhamento da evolução do projeto e a Tabela SINAPI, que são fundamentais para garantir a qualidade da entrega e outros podem fazer toda a diferença, mas em obras específicas. 

2. Porte

Como já dissemos anteriormente, o porte do projeto vai afetar muito as ferramentas necessárias, por exemplo, uma obra menor tem características e necessidades diferentes de uma construção grande de um edifício. Então, é fundamental fazer essa análise antes de começar qualquer projeto. 

Também é importante levar em consideração a satisfação do cliente. Pense no que vai fazer a diferença na hora de vender um projeto e garantir a sua fidelização. 

3. Recursos

Muitas vezes as construtoras menores não têm disponível os recursos que uma construtora maior tem. Por isso, é importante planejar bem para não acabar no prejuízo depois de um projeto. Estude os seus recursos e a melhor maneira de utilizá-los nas suas obras. 

4. Necessidade do time

Cada obra tem as suas necessidades específicas, então, os times terão necessidades específicas, tanto em relação às suas capacidades quanto em relação às ferramentas e maquinários para realizar as tarefas. 

Isso é algo que precisa ser levado em consideração na hora de contratar o time, comprar os insumos e fechar contratos. Afinal, uma economia na mão de obra, por exemplo, pode custar caro mais tarde quando for necessário refazer ou até contratar outra pessoa. 

O segredo para o sucesso na construção civil

O grande segredo para o sucesso na construção civil em relação ao gerenciamento de obras é o uso de uma ferramenta que já falamos aqui: o software de gestão de obras! 

Se você ainda não conhece, chegou a hora de saber mais sobre o Obra Prima, um sistema completo de gestão de obras nas versões Web e App, com o intuito de otimizar os recursos e o tempo, controle financeiro e monitoramento em tempo real desde o começo do projeto até a entrega final. 

Essa é a solução ideal para arquitetos, engenheiros, pequenas e médias construtoras que estão em busca de agilidade, eficiência e dinamismo, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais! Ela foi pensada para: 

  • Eliminar planilhas e controles de papel;
  • Conquistar mais clientes;
  • Promover a comunicação entre o cliente e o construtor;
  • Organizar a vida financeira e gerar mais lucros;
  • Facilitar a cotação e compras!

Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização!  

Conheça os benefícios que trazemos para sua construtora: 

  1. Portal do Cliente;
  2. Relatório Diário de Obra;
  3. Cotação Online;
  4. Previsto x Realizado;
  5. Medição Física. 

Entenda melhor cada um deles a seguir: 

1. Portal do Cliente

Por meio do Portal do Cliente, a sua construtora tem um canal de comunicação para disponibilizar informações importantes sobre o andamento das fases da obra, mostrar o cronograma orçamentário, gastos do projeto, compartilhar documentos e conversar pelo chat, que também está disponível no aplicativo. 

2. Relatório Diário de Obra

Com o Relatório Diário de Obra (RDO) a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar imprevistos e problemas que possam impactar a qualidade do dia a dia da obra. Afinal é possível registrar as condições climáticas, tarefas feitas, compra e recebimento de materiais usados, contabilização das horas trabalhadas. Baixe o relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do seu cliente. 

Para fazer download gratuito do nosso modelo, clique aqui e comece a usar. 

3. Cotação Online

Cadastre fornecedores e prestadores de serviço, e faça as cotações online diretamente no sistema do Obra Prima. Elimine erros de cálculo, ganhe mais agilidade, controle os prazos e custos das construções em um só lugar que pode ser acessado por qualquer dispositivo. 

4. Previsto x Realizado

Substitua de uma vez por todas a caneta, o papel e as planilhas. Consulte e compartilhe a qualquer momento, com o seu cliente, de forma organizada e detalhada o relatório do Previsto X Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Por isso, essas informações para alocar recursos e esforços fica muito mais precisa. 

5. Medição Física 

Acompanhe e registre todo o progresso da obra, com base no cronograma físico dos serviços feitos no canteiro de obras. Além disso, essa funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha mais clareza dos custos por unidade de cada material usado, do serviço prestado e do profissional que o realizou. 

O que achou dessas funcionalidades? Para descobrir tudo que o Obra Prima oferece para você agende uma demonstração gratuita e sem compromissos! Então clique na imagem abaixo e escolha o melhor dia e horário: 

Então, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando novidades e muitas dicas importantes. Siga também a nossa conta no Instagram.

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

As principais ferramentas para construção civil: como transformar a gestão de obras

Descubra as principais ferramentas para construção civil que vão revolucionar sua gestão de obras. Conheça os usos e benefícios dessas ferramentas e potencialize seu negócio!
As principais ferramentas para construção civil: como transformar a gestão de obras
As principais ferramentas para construção civil: como transformar a gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.