Pesquisar

As 6 melhores práticas de contabilidade para a construção civil

As 6 melhores práticas de contabilidade para a construção civil
As 6 melhores práticas de contabilidade para a construção civil

Quer descobrir quais são as seis melhores práticas de contabilidade para a construção civil? Acompanhe o texto a seguir. 

Você sabe o que é contabilidade? É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos fatos e atos da administração econômica, segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade. Ou seja, essa ciência teórica e prática estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma organização. 

A contabilidade é um elemento essencial para as empresas do setor da construção civil, que precisam controlar com precisão os custos e receitas para garantir a viabilidade e a rentabilidade dos seus projetos. Além disso, uma contabilidade eficaz possibilita que as companhias tomem decisões estratégicas baseadas em informações e dados precisos e atualizados. 

Contudo, a contabilidade na construção civil pode ser uma tarefa muito complexa, devido às particularidades do setor, como a necessidade de gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo e a volatilidade dos preços de insumos, maquinários e materiais necessários.

Aqui, vamos explorar seis das melhores práticas da contabilidade para a construção civil, destacando as ferramentas e técnicas que as empresas podem usar para controlar suas receitas e seus custos, além de gerenciar os projetos para assegurar conformidade tributária e fiscal. 

Se você tem uma empresa da construção civil e busca maximizar a sua eficiência financeira e garantir o sucesso dos seus projetos, continue lendo e descubra como a contabilidade pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos e a se desenvolver no mercado. 

A importância da contabilidade na construção civil

Como já falamos, a contabilidade na construção civil é primordial para fazer o controle dos custos e das despesas de uma obra da melhor maneira possível, além de diminuir os gastos operacionais. 

Dessa forma, realizar um bom controle contábil garante a visualização de possíveis desperdícios, simplificando a tomada de medidas para evitá-los, garantindo mais eficiência e economia para os seus projetos. 

Resumidamente, a contabilidade na construção civil, auxilia em: 

  • dar uma visão sobre os conceitos contábeis no acompanhamento e controle dos custos de um projeto, considerando os detalhes do controle de estoque de materiais;
  • indicar quais são os regimes tributários mais adequados para a incorporadora ou construtora, evitando problemas fiscais e gastos extras;
  • determinar os melhores modelos de contratação de diferentes profissionais, levando em consideração o perfil do projeto e do trabalho, além das necessidades específicas da sua empresa. 

Agora que você entendeu para que serve e qual é a importância da contabilidade para a construção civil, vamos para as seis melhores práticas, acompanhe no texto a seguir:

6 práticas de contabilidade para a construção civil

Já ficou claro como a contabilidade é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das empresas da construção civil! Então, a sua construtora precisa tomar cuidado com essa tarefa para ser capaz de gerir e controlar os custos e receitas de um projeto, garantindo uma visão precisa e clara da real situação financeira

Com isso em mente, entenda agora quais são as melhores práticas de contabilidade para esse setor tão importante da economia do país e do mundo: 

  1. Planejamento financeiro;
  2. Controle de custos;
  3. Controle de estoque;
  4. Contabilidade gerencial;
  5. Compliance tributário;
  6. Tecnologia e automação.

Vamos saber um pouco mais sobre cada uma dessas práticas! Acompanhe o texto a seguir e descubra como aplicar nos seus projetos, confira: 

  1. Planejamento financeiro

Antes de começar um projeto, é fundamental fazer um planejamento financeiro detalhado, incluindo a definição de metas financeiras e a elaboração de um orçamento completo. Isso possibilita que a empresa tenha uma visão clara das suas necessidades de capital e dos riscos financeiros associados. 

Quer fazer os seus orçamentos de obra mais assertivos e eficientes? Clique na imagem abaixo e faça o download do nosso modelo. Chega de perder tempo e dinheiro fazendo à mão:

  1. Controle de custos

O controle de custos é essencial para garantir a viabilidade financeira de um projeto. É necessário monitorar constantemente os gastos com mão de obra, insumos, materiais, equipamentos e outros. Assim, fica mais fácil realizar ajustes quando for preciso, o mais rápido possível. 

  1. Controle de estoque

Nem precisamos falar da importância do controle de estoque para o sucesso da sua empresa! A gestão do estoque é um aspecto primordial da contabilidade na construção civil. É importante controlar a entrada e saída de equipamentos, maquinários e materiais, evitando as perdas e os desperdícios que vão trazer muito prejuízo e dor de cabeça. 

Leia também:

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! – Obra Prima

  1. Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial tem como objetivo apresentar as informações para o público interno do negócio. Isso é realizado através de demonstração de resultados e relatórios enviados para os gestores, sócios e colaboradores. 

Esse tipo de contabilidade possibilita que as empresas da construção civil tomem decisões estratégicas baseadas em informações e dados financeiros. É essencial gerar relatórios financeiros atualizados e precisos, além de realizar análises periódicas para encontrar oportunidades de melhoria e mitigar riscos financeiros. 

  1. Compliance tributário

As empresas que atuam no setor da construção civil estão sujeitas a uma série de obrigações tributárias e fiscais. Por isso, é muito importante que elas estejam em conformidade com as regulamentações e leis aplicáveis, evitando sanções e multas. 

  1. Tecnologia e automação

A automação e a tecnologia estão cada vez mais presentes e com papéis importantes na contabilidade da construção civil. É essencial usar softwares de gestão financeira para otimizar os processos contábeis e gerar relatórios financeiros mais atualizados e precisos. 

Aplique na sua empresa 

Em resumo, a contabilidade é uma área fundamental na gestão financeira das empresas da construção civil. Ao adotar essas melhores práticas que citamos – planejamento financeiro, controle de custos, controle de estoque, contabilidade gerencial, compliance tributário e tecnologia e automação – é possível assegurar uma gestão financeira mais sustentável e eficaz, diminuindo os riscos e otimizando ao máximo o retorno do investimento feito. 

Já conhecia essas seis práticas? Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando dicas e muitos materiais importantes para quem trabalha no setor. 

Siga também a nossa conta no Instagram, lá tem muita novidade para você ficar por dentro de tudo que acontece no setor. Não perca também os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são vários episódios sobre os temas mais importantes da construção civil, clique na imagem abaixo e dê o play!

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.