Pesquisar

App diário de obra: Quer acompanhar as obras de um jeito mais fácil?

Descubra como funciona o app diário de obra e como ele pode facilitar a sua rotina na construção civil.

Descubra como funciona o app diário de obra e como ele pode facilitar a sua rotina na construção civil. 

Acompanhar a evolução das construções é fundamental para ter sucesso nos seus projetos. Por isso, elaborar um diário de obra eficiente e completo tem um papel indispensável para qualquer construtora que busca crescer e se desenvolver no mercado. 

Um aplicativo de diário de obra é uma ferramenta de software que possibilita aos gerentes de projetos, engenheiros e outros envolvidos na construção registrar e acompanhar as informações diárias em relação ao progresso feito nas obras. 

Esse documento geralmente inclui recursos para realizar anotações sobre as atividades e serviços prestados, opção de adicionar fotos, documentos, problemas encontrados e soluções implementadas. Alguns aplicativos também podem oferecer a capacidade de assinar digitalmente o diário de obras para assegurar a integridade dos dados. 

Os profissionais da construção civil precisam prestar atenção ao que acontece nas obras para garantir que tudo vai ocorrer conforme o planejado. Isso inclui o cumprimento de prazos, recebimento de insumos e materiais, coordenação dos times, o acompanhamento do orçamento, entre muitos outros elementos. 

E, nós sabemos que isso não é uma tarefa simples. Por isso, o auxílio neste controle por meio de um app de diário de obra é fundamental. Descubra quais são as vantagens dessa ferramenta. 

6 vantagens de um app de diário de obra

Muitas vezes o diário de obra é feito manualmente e armazenado em papel, o que dificulta guardar e consultar as informações deste documento. Porém, o que boa parte das pessoas não sabe é que existe uma versão digital. 

Assim, além de manter a conformidade com as normas e assegurar o pleno controle das tarefas, é possível fazer isso de maneira muito mais fácil e prática. Você já sabia dessa opção? E usa na sua empresa? Confira a seguir as vantagens de adotar esse método: 

  1. Fácil acesso e acompanhamento;
  2. Armazenamento seguro;
  3. Compartilhamento fácil;
  4. Registro preciso;
  5. Documento comprobatório;
  6. Conformidade com a lei 

Agora que você já conhece os benefícios de elaborar o seu diário de obra em uma plataforma digital, entenda melhor cada uma delas: 

  1. Fácil acesso e acompanhamento

O app diário de obra permite que todos os envolvidos no projeto acessem as informações de qualquer lugar, desde que tenham conexão com a internet. Isso facilita na hora de tomar decisões importantes e evitar que os problemas demorem muito para serem resolvidos. 

Algumas informações que podem ser registradas para serem consultadas posteriormente são: 

  • Quantidade de horas trabalhadas;
  • Atividades e serviços em andamento;
  • Profissionais no canteiro de obras;
  • Produção da mão de obra;
  • Controle dos equipamentos e maquinários;
  • Registro de não conformidades. 

Imediatamente, com esses dados armazenados de maneira organizada e segura, fica mais simples justificar as mudanças. Assim, você pode apresentar informações para negociar prazos com os seus clientes, discutir com empreiteiros e fornecedores situações de imprevistos e outras coisas. 

  1. Armazenamento seguro

Os dados registrados no seu app diário de obra são armazenados de maneira segura e podem ser recuperados facilmente, mesmo se o dispositivo for danificado ou perdido. Além disso, também elimina a necessidade de guardar documentos físicos e permitir que o gestor consulte de qualquer lugar. 

  1. Compartilhamento fácil

As informações registradas no diário de obra podem ser compartilhadas de maneira muito fácil e simples com outras pessoas envolvidas no projeto, o que vai agilizar alguns processos e evitar que decisões sejam tomadas com base em dados desatualizados. 

  1. Registro preciso

Os dados registrados no diário de obra são atualizados e precisos, o que ajuda a manter o controle da evolução do projeto e evita erros por falta de informações assertivas. 

  1. Documento comprobatório

É comum que o diário de obra atue como subsídio para comprovar que as demandas foram cumpridas conforme as especificações necessárias. Em diversos casos, esse documento é usado como referência para futuras medições de construções. 

Ao mesmo tempo que, em caso de eventualidades, ele é uma excelente ferramenta de consulta. Afinal, funciona para analisar o que pode ter provocado gastos inesperados, falhas técnicas ou até acidentes no ambiente de trabalho. 

  1. Conformidade com a lei 

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) tornou obrigatório a utilização de um documento chamado Livro de Ordem, já falamos sobre ele aqui no blog

As informações presentes neste documento são parecidas com as do diário de obra como: dados do empreendimento e responsável técnico, datas de começo e fim das atividades, danos materiais e acidentes, período de interrupção do trabalho, entre outras. 

Este documento pode ainda ser uma exigência no contrato entre o contratante e o prestador de serviços. Isso significa que aqueles que não cumprirem com esses requisitos podem sofrer com multas e advertências. 

Em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil, não pega bem levar esse tipo de infração. Então, usar o diário de obra, além de simplificar o acompanhamento do projeto, também evita situações e transtornos desnecessários. 

Quer começar a fazer o seu diário de obras de maneira muito mais rápida e prática? Clique na imagem abaixo e baixe o nosso modelo gratuito: 

Conheça o Obra Prima

Se você tem uma pequena ou média construtora e deseja crescer no mercado da construção civil, conheça o Obra Prima! Somos um software de gestão de obras que vai ajudar em cada uma das etapas de um projeto, desde a conquista de novos clientes até a entrega final. 

O nosso sistema disponibiliza diversas vantagens que vão facilitar o seu dia a dia na construção civil, desde a elaboração de um diário de obras até a organização dos orçamentos, cronogramas e planejamentos dos seus projetos. 

Você vai ter uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar. Troque as planilhas e controles manuais por um sistema simples e integrado. Chega de perder informações, prazos e ficar no prejuízo! Tenha o controle de tudo na palma da sua mão. 

Para conhecer todas as funcionalidades e vantagens do nosso sistema, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos e descubra tudo que a nossa ferramenta pode fazer na sua construtora!

INSERIR BANNER QUERO CONHECER

Confira o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece! Aproveite também para escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

ObraCast: Podcast sobre construção civil

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.