Pesquisar

Alterações na obra: como lidar com mudanças e revisões de projeto? 

Descubra estratégias eficazes para lidar com alterações e revisões de projeto durante uma obra, mantendo o cronograma e orçamento sob controle.
Alterações na obra: como lidar com mudanças e revisões de projeto?
Alterações na obra: como lidar com mudanças e revisões de projeto?

Descubra como lidar com alterações na obra sem comprometer o cronograma e orçamento! 

As alterações na obra que acontecem com muita frequência, são um desafio recorrente na construção civil. Durante a realização de um projeto, é comum que aconteçam mudanças nas especificações, nas demandas e nos requisitos do cliente. Porém, quando essas modificações não são adequadamente gerenciadas, elas podem gerar problemas que afetam o cronograma, orçamento e qualidade da entrega. 

Uma das consequências dessas alterações frequentes de escopo do projeto é o aumento dos custos. Cada mudança implica em revisão de planos, adaptação de mão de obra, recursos e materiais adicionais, o que pode resultar em custos extras para a sua construtora. 

Além disso, essas modificações podem provocar impactos na eficiência da obra, exigindo retrabalho ou reajuste no planejamento, o que também irá contribuir para o aumento dos prazos e dos custos. 

Outro desafio está relacionado com a gestão adequada do cronograma de obras. Quando acontecem alterações frequentes no escopo do projeto, é preciso ajustar os prazos e as sequências de trabalho, o que pode impactar na programação da construção como um todo. Se essas modificações não forem gerenciadas com eficiência, podem acontecer atrasos significativos na finalização do projeto. 

A qualidade também pode sofrer com consequências negativas dessas frequentes variações no escopo do projeto. Cada mudança implica em modificações na realização, podendo gerar equívocos, retrabalhos e comprometimento da integridade da construção. Além disso, se não houver um bom planejamento para incorporar essas alterações na obra, pode haver problemas de compatibilidade entre as novas especificações e os elementos que já foram construídos.

Ao longo do texto, vamos apresentar estratégias e soluções para lidar de maneira eficiente com as alterações na obra, usando o software de gerenciamento de construções do Obra Prima, que você vai entender porque é uma ferramenta crucial para essa tarefa tão importante.   

Principais causas de alterações e revisões de projetos em obras

As alterações e revisões de projetos em obras são muito comuns devido a natureza dinâmica e complexa da indústria da construção civil. Essas modificações podem surgir de diversas fontes e impactar tanto o cronograma quanto o orçamento de obras de um projeto. Entre as principais causas para esses acontecimentos, podemos destacar: 

  1. Mudanças de requisitos do cliente;
  2. Problemas de compatibilidade;
  3. Imprevistos no canteiro de obras;
  4. Alterações regulatórias;
  5. Mudança nas necessidades dos usuários. 

Agora que você conhece as razões, vamos entender melhor cada uma delas a seguir, acompanhe: 

  1. Mudanças de requisitos do cliente

Conforme o cliente vai visualizando melhor o resultado final ou identificando novas necessidades, os requisitos podem acabar mudando. Isso pode incluir alterações no layout, nas funcionalidades, nos materiais e na estética desejada. 

Uma forma de evitar que isso aconteça é com o uso de ferramentas que vão dar uma ótima noção do resultado final para o consumidor antes mesmo do projeto começar, como a apresentação de obras com entregas parecidas e uso da tecnologia BIM. 

  1. Problemas de compatibilidade

Às vezes, durante a realização de uma construção, podem ser identificados problemas de compatibilidade entre os diferentes sistemas, materiais ou componentes. Isso pode exigir revisões para assegurar que tudo funcione da melhor forma possível em conjunto. 

Uma solução para evitar essas alterações é conferir históricos e buscar o funcionamento dos elementos antes de colocar o projeto em prática. Por exemplo, já tentou juntar dois materiais e eles não funcionaram juntos? Você pode evitar esse erro em obras futuras. 

  1. Imprevistos no canteiro de obras

Condições inesperadas podem surgir ao longo de uma construção, como problemas geotécnicos, restrições legais, descobertas arqueológicas ou situações climáticas adversas. Esses imprevistos podem demandar revisões no projeto para se adaptar às novas circunstâncias. 

Uma maneira de evitar essas alterações é realizar estudos: do terreno, do clima e das leis daquela localização. Com isso, vai ser possível desviar de vários problemas ou, pelo menos, se preparar para eles. 

  1. Alterações regulatórias

Mudanças na regulamentação, normas de construção e códigos de segurança podem acontecer ao longo do processo de construção. Isso pode exigir ajustes no projeto para assegurar a conformidade com as novas diretrizes. 

Uma maneira de resolver esse problema é contar com uma equipe ou uma pessoa que trabalhe no jurídico e entenda do assunto para encontrar a melhor solução, o mais rápido possível.

  1. Mudança nas necessidades dos usuários

Às vezes, os usuários finais do espaço podem precisar de alterações para atender melhor às suas necessidades. Isso é mais comum em projetos comerciais, onde os espaços precisam ser adaptados para diferentes tipos de negócio. 

Uma solução aqui é entender quem vai desfrutar do edifício e pensar nas suas necessidades específicas com maior profundidade. Além disso, também é possível conversar com profissionais para descobrir o que eles precisam em um espaço que está sendo construído. 

Gestão de mudanças em obras

Para evitar que essas mudanças aconteçam, é importante contar com um planejamento detalhado e um time muito bem preparado para impedir possíveis imprevistos e reduzir a necessidade de modificações ao longo da realização da construção. 

De qualquer maneira, a gestão eficaz das alterações do escopo de um projeto é crucial para reduzir os impactos negativos. Isso envolve a clara documentação de todas as mudanças, incluindo os requisitos revisados, prazos, custos adicionais e impactos na realização. Não só isso, mas também é primordial ter um sistema de controle de mudanças que analise o impacto dessas modificações no cronograma, no orçamento e na qualidade, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva e informada. 

A comunicação constante com o seu cliente também é essencial. É preciso manter um diálogo transparente e aberto, informando sobre as implicações das alterações e procurando soluções que atendam às necessidades do comprador, sem comprometer com  a evolução do projeto. A negociação de prazos, recursos adicionais e custos também deve ser feita de maneira clara e objetiva, visando encontrar um equilíbrio entre as expectativas do comprador e a viabilidade do projeto. 

Controle todas as etapas do seu projeto

Um software de gestão de obras, como o Obra Prima, permite controlar todas as etapas do projeto, incluindo a gestão de mudanças e revisões da obra. Entre as funcionalidades dessa ferramenta que facilitam o gerenciamento de mudanças e revisões da construção podemos destacar: 

  1. Ajustes em tempo real;
  2. Rastreamento de alterações e revisões;
  3. Avaliação no impacto no cronograma e orçamento. 

Entenda melhor a seguir como cada uma dessas funcionalidades atua no dia a dia da construção civil: 

  1. Ajustes em tempo real

É possível realizar ajustes em tempo real. Dessa maneira, todos ficam por dentro do que está acontecendo a cada momento no projeto e é possível evitar retrabalhos ou erros causados por falhas na comunicação ou informações desatualizadas. 

  1. Rastreamento de alterações e revisões

Com o software de gestão de obras do Obra Prima, você consegue rastrear as alterações e revisões. Assim, o seu projeto vai ganhar mais transparência e confiabilidade e todos ficam por dentro de tudo que está acontecendo.

  1. Avaliação no impacto no cronograma e orçamento 

O sistema de gerenciamento de obras do Obra Prima te ajuda a avaliar o impacto no cronograma e orçamento no momento de realizar as alterações. Dessa maneira, é possível analisar as melhores soluções para as modificações que aparecem. 

Venha conhecer mais soluções oferecidas pelo Obra Prima! Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos: 

Gostou desse conteúdo? Então, acompanhe o blog do Obra Prima para ter acesso a mais textos como este. Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram, lá compartilhamos muitas dicas e novidades do setor. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.