Pesquisar

Acompanhamento de obra: 7 dicas para fazer do jeito certo!

Confira as dicas essenciais para fazer o acompanhamento de obra da maneira mais eficaz e precisa, assegurando a qualidade e o sucesso do projeto. 

O acompanhamento de obra é uma atividade que demanda disciplina, já que envolve fiscalizar a segurança do trabalho, a contratação de mão de obra, as compras de materiais, entre muitas outras tarefas. 

Um bom acompanhamento de obra é primordial para diminuir os custos, evitar desperdícios, assegurar o cumprimento de prazos, além de evitar retrabalhos e prezar pela qualidade dos serviços. 

Por isso, empresas que desejam se destacar precisam estar atentas à qualidade das entregas e se certificar de que as execuções seguem as especificações exigidas no escopo dos projetos. 

Porém, com tantas tarefas e etapas sendo feitas por diferentes profissionais, garantir que tudo saia conforme o esperado pode ser um grande desafio. Então, para que tudo isso saia como planejado, os gestores precisam contar com diversos processos capazes de fiscalizar e acompanhar o avanço das atividades. 

Primeiro, para realizar um bom acompanhamento, o time precisa contar com um planejamento de obras eficiente feito antes do início da execução. E, as tecnologias podem ajudar a centralizar as informações. 

Depois, é necessário se organizar e elaborar um roteiro com os pontos que devem ser vistoriados. Assim, é possível simplificar o trabalho, embora não dispense a contratação de um profissional responsável pelo acompanhamento do projeto. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Qual é a importância do acompanhamento de obras?

Certamente, o acompanhamento de obra é um processo muito técnico e completo que oferece muitas vantagens para os projetos, como: 

  • Identificar quaisquer riscos com agilidade;
  • Possibilitar implementar iniciativas corretivas e paliativas antes que os equívocos aconteçam;
  • Otimizar a produtividade e eficiência da operação;
  • Diminuir desperdícios e custos;
  • Simplificar o gerenciamento de insumos e materiais;
  • Promover o melhor gerenciamento da mão de obra no canteiro;
  • Aumentar a confiabilidade e segurança dos projetos da construtora. 

Essas são apenas algumas das vantagens, preparamos sete dicas que vão te ajudar nessa tarefa. 

7 dicas para fazer o acompanhamento de obra do jeito certo

O acompanhamento de obra eficaz impacta positivamente o cronograma, custos e a qualidade da construção. Então, é importante que o gestor conheça e saiba como superar desafios comuns nessa tarefa, como: atrasos, custos adicionais, problemas de qualidade, etc. Confira sete dicas que preparamos para você conseguir fazer essa atividade da melhor maneira: 

  1. Realize um bom planejamento;
  2. Utilize a tecnologia a seu favor;
  3. Estabeleça uma comunicação eficiente;
  4. Faça um cronograma realista;
  5. Distribua as responsabilidades;
  6. Antecipe problemas e soluções;
  7. Realize o acompanhamento de perto.  

Vamos entender melhor cada uma a seguir: 

1. Realize um bom planejamento

O primeiro passo é entender as características do projeto de engenharia e arquitetura, assim como em qual estágio está a construção. Neste plano, é fundamental delimitar estimativas de gastos financeiros, utilização de mão de obra necessária e os responsáveis de cada uma das áreas. 

Com essas informações, não deixe de alinhar as expectativas e as metas para garantir o máximo de qualidade, transparência e efetividade nos projetos. Além disso, na hora de fazer o planejamento é essencial estar preparado para possíveis imprevistos. Pensar com antecedência ajuda a tomar decisões mais assertivas e estratégicas. 

2. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia vai ajudar em todas as etapas do processo de acompanhamento e evolução da obra, desde realizar planejamentos mais assertivos, passando por cronogramas realistas até produções de relatórios. 

Com o ritmo acelerado, muitas tecnologias novas apareceram para simplificar a vida e o acompanhamento dos projetos. Afinal, contar com a ajuda dessas ferramentas é essencial para melhorar a produtividade do time, simplificar o gerenciamento e ter o controle de todo o canteiro de obras

3. Estabeleça uma comunicação eficiente

Para fazer o acompanhamento de obra estabeleça uma comunicação eficiente entre todos os envolvidos, desde os colaboradores no canteiro até o cliente e os fornecedores. 

É possível melhorar essa troca de informações usando ferramentas como softwares de gestão de obras, que possuem um chat específico para conversar e trocar atualizações. Ou até fazer reuniões periódicas e relatórios. 

4. Faça um cronograma realista

Para otimizar o acompanhamento de obra, conte com um cronograma flexível e realista. Todo mundo sabe que imprevistos acontecem e podem acabar atrapalhando todo o planejamento que foi feito para a obra. 

Então, é fundamental realizar um levantamento com todas as atividades necessárias para que o processo saia como foi pensado. Assim, é possível estabelecer quais são as tarefas que exigem interdependência de outras e que podem atrasar. 

Com isso, você consegue criar um cronograma de obras realista que permite adaptar sua agenda sem ter grandes problemas e prejuízos. Quer fazer download de um modelo completo para acabar com os atrasos nas suas construções? Clique na imagem abaixo e comece a usar: 

5. Distribua as responsabilidades

Distribuía as responsabilidades entre os colaboradores. É primordial que a construtora e todos os prestadores de serviço estejam de acordo com a legislação e atendam a todas as normas de saúde e segurança no trabalho

6. Antecipe problemas e soluções

Para antecipar os problemas e preparar soluções é importante ter o controle de obras passadas, ou conhecer quais são os possíveis desafios relacionados com o projeto.

Mantenha um histórico de imprevistos e outras questões que surgiram para já ter soluções em mente na hora que eles aparecerem, ou até mesmo maneiras de evitar que eles aconteçam. 

7. Realize o acompanhamento de perto  

Fazer o acompanhamento de obra de perto é fundamental para ter um controle eficiente. Por isso, você pode usar ferramentas como Relatórios Diários de Obras (RDOs) e agendar visitas esporádicas. 

Além disso, você também precisa fazer o acompanhamento de perto dos gastos, ou seja, do orçamento da obra. Quer um modelo completo para não perder o controle e precisar tirar dinheiro do seu bolso no fim dos projetos? Então, clique na imagem abaixo, faça o download e comece a usar:

Conheça o Obra Prima

Conheça um software de gestão de obras que vai facilitar todo o processo, desde a aquisição de clientes até a entrega final do projeto! Clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromissos para entender todas as funcionalidades e vantagens do Obra Prima: 

Software de gestão de obras

Se gostou desse conteúdo, acompanhe o nosso blog! Não deixe também de seguir a nossa conta no Instagram

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.