Menu

Acabe com o prejuízo: o segredo para o controle financeiro na construção civil 

Gabriela Pereira de Souza

Compartilhe nosso conteúdo

Ter o controle financeiro na construção civil não é fácil, principalmente quando temos diversas tarefas de gestão de obras acontecendo simultaneamente ao longo do dia. Mas, nós podemos ajudar, descubra como. 

Fazer a gestão financeira de obras dentro da sua construtora é como cuidar de vários sistemas vivos que são independentes entre si, mas não funcionam sem um bom controle feito de perto e pode acabar gerando grandes prejuízos para as empresas. 

Se você quer aprender como melhorar o controle financeiro e ter sucesso no setor da construção civil, acompanhe aqui o texto e descubra sete impactos de um software de gestão de obras para as construtoras:

Controle financeiro para construtoras: 7 vantagens de um software de gestão de obras

Entre os benefícios de um sistema de gerenciamento de obras para as construtoras, podemos trazer aqui 7 pontos importantes: 

  1. Elaboração dos orçamentos de obras;
  2. Visualizar o Previsto x Realizado em todas as obras;
  3. Relatórios de TODA a gestão financeira na sua construtora;
  4. Facilita o acesso a documentos, como notas fiscais, boletos, etc.;
  5. Controle de estoque;
  6. Comunicação eficiente com o time e com o cliente;
  7. Medição física. 

1. Elaboração dos orçamentos de obras

Embora o orçamento de obras seja uma das primeiras e mais importantes etapas de qualquer projeto, muitas construtoras ainda têm dificuldades na sua elaboração precisa e realista. 

A falta de um bom planejamento financeiro pode trazer muitos problemas, prejuízos e dores de cabeça para todos os envolvidos. Por isso, confira aqui o nosso modelo e pare de perder tempo e dinheiro: 

2. Visualizar o previsto x realizado em todas as obras

Substitua de uma vez por todas o papel, a caneta e as planilhas no excel! Com o software de gestão de obras do Obra Prima, você consegue compartilhar a qualquer momento, de maneira organizada e detalhada, o relatório de Previsto x Realizado e os motivos de cada uma das atualizações com o seu cliente. Com essas informações em mãos, a tomada de decisão para alocar recursos e esforços fica muito mais precisa. 

3. Relatórios de TODA a gestão financeira na sua construtora

Em reuniões importantes, a equipe que faz a gestão e os diretores precisam ter dados assertivos sobre o andamento da obra. Sem a ajuda de um software de gestão de obras, levantar tudo que é necessário para fazer a análise dos resultados se torna uma tarefa muito mais complexa e demorada. Ou seja, você e a sua construtora desperdiçam tempo fazendo atividades que um sistema consegue realizar em questão de poucos cliques. 

4. Facilita o acesso a documentos, como notas fiscais, boletos, etc. 

Com um sistema de gestão de obras, todas as informações que a sua construtora precisa para tomar decisões rápidas e eficientes ficam concentradas em um só lugar. Com base nesses dados, dá para controlar o estoque, o cronograma, o orçamento, até o RDO que acompanha o dia a dia no canteiro de obras. 

Veja também o nosso modelo de RDO e aplique na sua empresa: 

5. Controle de estoque 

Fazer o acompanhamento do estoque de materiais e equipamentos pode ser complexo, às vezes, falta algum insumo que trava um serviço, às vezes, o material que está disponível não está em boas condições. Com um sistema de gestão de obras, vai ficar muito mais fácil ter o controle em relação ao que está e o que não está disponível e evitar prejuízos com gastos desnecessários. 

Além disso, o software também avisa quando algo está acabando e a sua construtora pode fazer o pedido de maneira mais simples e fácil. Incrível, né? Pois é… existem muitas facilidades que o Obra Prima pode trazer para a sua rotina na construção civil. 

Leia também: 

Controle de estoque na obra: como fazer de forma eficaz? | Obra Prima

6. Comunicação eficiente com o time e com o cliente

Já perdeu dinheiro por causa de falhas na comunicação? Isso é mais comum do que parece, mas com o Obra Prima, você vai ter um canal direto com a sua equipe e com o cliente. 

Fique sabendo em tempo real o que está acontecendo para realizar as mudanças e resolver os problemas no momento em que eles acontecem. Assim, é possível evitar prejuízos e reduzir os erros nos projetos. 

7. Medição física

Com o Obra Prima, dá para acompanhar e registrar todo o progresso das suas obras, com base no cronograma físico dos serviços realizados dentro do canteiro. Essa funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha uma grande clareza dos custos por unidade de cada um dos materiais usados, das tarefas feitas e do profissional que a executou. 

Como melhorar o controle financeiro na construção civil

Essas são apenas algumas das vantagens de um sistema como o do Obra Prima para as empresas do setor construtivo. E já deu para entender como melhorar o controle financeiro para construtoras com um software de gestão de obras! 

Entre outras vantagens do Obra Prima podemos citar: 

  • Atendimento de qualidade;
  • Equipe que ajuda na implementação do sistema;
  • sistema intuitivo e simples de aprender a usar;
  • entre muitas outras

Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema para conhecer todas as funcionalidades do Obra Prima, clique na imagem abaixo: 

Software de gestão de obras

Aproveite, você não tem nada a perder! 

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo da construção civil e aprenda a fazer a gestão financeira de obras com os conteúdos exclusivos que postamos no nosso Instagram e no blog do Obra Prima. 

Aproveite também para escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, temos muitas conversas interessantes que vão agregar na sua rotina dentro desse setor que está sempre em transformação e é extremamente competitivo. 

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

Acabe com o prejuízo: o segredo para o controle financeiro na construção civil 

Descubra como um software de gestão de obras pode melhorar o controle financeiro na construção civil. Separamos aqui 7 vantagens desse sistema:
Acabe com o prejuízo: o segredo para controle financeiro na construção civil
Acabe com o prejuízo: o segredo para controle financeiro na construção civil

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.