Pesquisar

A importância do departamento de compras na construção civil

A importância do departamento de compras na construção civil
A importância do departamento de compras na construção civil

Descubra qual é a função do departamento de compras na construção civil e como isso afeta não só grandes, mas também as pequenas e médias construtoras. 

Para qualquer projeto começar, primeiro as empresas precisam fazer as compras de material de construção, sejam insumos, equipamentos ou qualquer outro. Dessa forma, a gestão do setor de compras é essencial para que se entregue obras de boa qualidade. 

Embora essa seja uma etapa tão importante, ainda existem dúvidas em relação a melhor maneira de comprar material de construção. Acredite, você não é o único, muitas construtoras ainda têm dúvidas e dificuldades nesta tarefa. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas.  

O que é o departamento de compras na construção civil?  

O departamento de compras na construção civil reúne os conhecimentos técnicos, capacidades de atendimento e negociação aos prazos combinados com os clientes. Isso porque são diversos compradores que recebem especificações, realizam cotações, procuram alternativas, negociam datas de pagamentos, entregas de materiais e até serviços prestados no canteiro de obras.  

A gestão de compras e o papel desse setor, nada mais é do que realizar a administração de todas as compras que o gestor vai fazer para que a obra possa ser realizada no tempo combinado com o cliente, sem perder a qualidade do serviço oferecido. 

Dentro das construtoras, o comprador tem um cargo de confiança, uma vez que precisa lidar diariamente com valores muito elevados e diversos fornecedores. Não só isso, mas também é esse o profissional responsável por conquistar bons negócios, diminuindo a pressão no orçamento de obras.

O atraso nas compras de material de construção pode trazer consequências para o cronograma da obra, isso pode acabar trazendo não só uma perda de eficiência e qualidade da entrega final, mas também um rombo no orçamento. 

Agora, se o setor de compras conseguir agir de maneira adiantada, os materiais podem estragar no canteiro de obras. Dessa maneira, é fundamental saber como fazer a gestão otimizando os insumos e equipamentos adquiridos. Mais fácil falando do que fazendo, né? Mas, calma, vamos ajudar você nessa tarefa, confira as dicas: 

  1. Cuide bem dos materiais e diminua os desperdícios;
  2. Acompanhe o cronograma de obras;
  3. Não deixe as compras de material de construção para última hora;
  4. Transforme os seus fornecedores em parceiros;
  5. Faça pesquisas antes de comprar qualquer coisa;
  6. Confira o estoque antes de fechar uma compra;
  7. Tenha em mente o que precisa ser comprado;
  8. Invista em materiais com bom custo-benefício;
  9. Use as tecnologias disponíveis a seu favor. 

Vamos entender melhor cada uma dessas dicas para colocar em práticas nas construtoras: 

1. Cuide bem dos materiais e diminua os desperdícios

Se os materiais não estão bem armazenados da maneira correta, eles podem quebrar ou até estragar. Caso isso aconteça, uma nova compra vai precisar ser feita para repor o estoque. Por esse motivo é importante cuidar bem dos materiais, isso vai evitar desperdício e prejuízo. Cada material tem a sua forma correta de armazenamento, leve isso em consideração para assegurar a qualidade e integridade deles. 

2. Acompanhe o cronograma de obras

Já falamos bastante aqui no blog sobre a importância de um bom cronograma de obras para as construtoras, leia aqui o conteúdo

Quando estamos falando das compras de material de construção, acompanhar esse documento é importante porque em cada uma das etapas serão necessários insumos diferentes e se ele não estiver disponível no canteiro de obras na hora de realizar a tarefa, isso pode atrasar a entrega do projeto e gerar prejuízos por conta de mão de obra parada e até compras emergenciais. 

3. Não deixe as compras de material de construção para última hora

Essas compras emergenciais que citamos no item acima são erros muito comuns e geralmente estão relacionados a outros problemas, como a falta do acompanhamento do cronograma. Comprar os insumos no último momento possível, gera diversas questões, como o preço é menos competitivo e a obra pode ficar atrasada. Além da gestão de compras, portanto, é fundamental fazer um bom gerenciamento com os seus fornecedores. 

4. Transforme os seus fornecedores em parceiros

Falando de uma boa relação com os fornecedores, é importante ter um clima amistoso entre vocês e com todos os outros personagens da construção. Assim, é valioso colocá-los como parceiros da sua construtora, dando maior visibilidade a eles e consequentemente desenvolvendo uma troca vantajosa para a empresa e para a obra. 

5. Faça pesquisas antes de comprar qualquer coisa

Aposto que você não sai por aí comprando coisas sem antes fazer, pelo menos, uma breve pesquisa de mercado. E o mesmo precisa acontecer na hora de comprar material de construção. 

Essa pesquisa de fornecedores, preços e materiais costuma ser levada muito a sério no começo dos negócios, mas com o tempo, ela acaba deixando de ser realizada. Com isso, os mesmos fornecedores são sempre contratados. 

Esse é um hábito que pode ser prejudicial, porque sempre aparecem novas opções no mercado que trazem muitas vantagens para as construtoras. Ou seja, é sempre muito importante realizar essas buscas antes de comprar material de construção. 

6. Confira o estoque antes de fechar uma compra

Outro equívoco muito comum nas construtoras é realizar a compra antes de avaliar o estoque. Apesar da automatização e a gestão de estoque através de softwares, o estoque precisa ser analisado sempre que possível, porque um colaborador pode esquecer de fazer uma atualização no sistema ou até mesmo cometer algum erro. 

Leia também:

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! – Obra Prima

7. Tenha em mente o que precisa ser comprado

Antes de fazer qualquer pedido, é muito importante saber o que de material é necessário comprar. Isso tem a ver com o tipo de insumo e a quantidade a ser adquirida. Os materiais precisam ser especificados em projeto e avaliados pelo gestor do setor de compras, que deve fazer uma pesquisa de disponibilidade e preço do produto do mercado. 

Quando necessário, é papel desse profissional questionar o projetista sobre a troca de um determinado insumo por outro semelhante quando não tiver disponibilidade no mercado ou mesmo se o preço estiver muito elevado. 

Já o projetista precisa ser flexível e indicar os materiais adequados ao orçamento sem comprometer o projeto. 

8. Invista em materiais com bom custo-benefício

Você já está cansado de saber que é fundamental investir em materiais com uma boa relação de custo-benefício, certo? O erro nesse quesito geralmente acontece de duas formas. Em alguns, os gestores tentam diminuir demais o orçamento de obras e acabam comprando insumos de baixa qualidade, o que interfere na qualidade da entrega, e isso afeta a reputação da sua construtora. 

Em outros casos, acontece uma glamourização dos materiais somente pelo preço, quando na verdade existem outras alternativas mais baratas e com o valor mais em conta com o mesmo desempenho. 

Ou seja, leve em conta o custo-benefício antes de realizar qualquer compra dos materiais. 

9. Use as tecnologias disponíveis a seu favor 

Investir em tecnologia está se tornando cada vez mais uma ação essencial e não mais uma ação que vai apenas dar um diferencial para as construtoras. Isso porque ela é capaz de integrar metodologias modernas e dar mais competitividade ao setor. Entre as principais inovações está o software de gestão de obras. 

Existe uma opção ideal de um sistema desses para as pequenas e médias construtoras: o Obra Prima. Conheça as funcionalidades do nosso software agendando uma demonstração gratuita e sem compromisso. Clique na imagem abaixo. 

software de gestão de obra

Viva no futuro

Com todas essas dicas e um software de gestão de obras ao seu lado, você vai ver como as pequenas e médias construtoras também podem conquistar o mercado da construção civil. Chega de fazer planilhas, acompanhamentos, cronogramas e orçamentos no Excel, acompanhe as inovações e a sua empresa vai conseguir crescer e se destacar. 

Para ficar por dentro de tudo que acontece no setor construtivo, melhorar a sua gestão de obras e acompanhar as novidades, fique de olho nos nossos conteúdos exclusivos que compartilhamos no nosso Instagram e no blog do Obra Prima

Você também não pode perder um episódio do nosso podcast, o Obra Cast, para ouvir, clique na imagem abaixo. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.