Pesquisar

A importância da gestão de obras para o sucesso das construtoras

Descubra como uma gestão de obras eficiente é o alicerce do sucesso das construtoras. Minimize riscos e assegure entregas eficientes.
A importância da gestão de obras para o sucesso das construtoras
A importância da gestão de obras para o sucesso das construtoras

A gestão de obras eficiente é fundamental para o sucesso dos seus projetos! Ela pode minimizar riscos, otimizar os recursos e garantir a entrega dentro dos prazos e do orçamento. 

O gerenciamento de obras tem um papel muito importante na construção civil, visando garantir que a realização dos serviços seja feita de maneira eficiente, seguindo as especificações técnicas e evitando gastos desnecessários. Ou seja, esse é um ponto que merece bastante atenção das construtoras. 

Realizar a gestão de obras envolve diversos aspectos, desde a direção do time, até a aplicação de recursos e o cumprimento do cronograma estabelecido. Essa ferramenta tem por finalidade alinhar os vários processos, tanto burocráticos quanto da execução da obra, buscando formas de potencializar ao máximo os resultados e atender às expectativas do comprador. 

Em meio à concorrência presente no mercado e às exigências estabelecidas pelas leis que regulamentam a construção civil, a aplicação de uma boa administração do canteiro de obras se tornou essencial. Assim, as decisões serão tomadas com o intuito de atingir as especificidades do projeto em questão e terão um melhor direcionamento. 

Isso quer dizer que a gestão de obras não se trata apenas da organização dos processos, mas da garantia do sucesso do projeto, assegurando que cada uma das etapas tenha o melhor planejamento e execução possível. 

Então, entre os principais desafios enfrentados pelas construtoras na realização dessa tarefa estão: prazos apertados, orçamentos limitados e a complexidade dos projetos. 

Para descobrir como a gestão de obras eficiente pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua construtora, garantindo a qualidade, economia e entrega pontual, acompanhe o texto a seguir que vamos explicar tudo que você precisa saber. 

Como funciona a gestão de obras? 

A gestão de obras, na prática, se ocupa em administrar recursos, materiais e pessoas durante o processo de realização de um projeto, sempre usando estratégias e técnicas de gerenciamento que possibilitem à empresa e ao time alcançar os objetivos e metas determinados. 

Funciona em diversas frentes, tanto no planejamento, quanto na coordenação e também na realização e conferência da construção. Depende de um time especializado em todo o processo de construção, com conhecimento e capacidade para lidar com problemas e gerenciar a equipe e a obra. 

O bom gerenciamento da obra pode reduzir os riscos, evitar atrasos, custos adicionais e problemas relacionados com a qualidade do projeto entregue. Com um planejamento detalhado, a alocação de recursos adequada e o acompanhamento constante da evolução da construção para que ela permaneça no caminho certo é possível atingir as metas e garantir a satisfação do cliente. 

Entre as etapas que compõem a gestão de obras podemos destacar as seguintes: 

  1. Planejamento inicial;
  2. Contratar mão de obra;
  3. Cumprir com o orçamento;
  4. Garantir a segurança do trabalho;
  5. Direcionar a obra seguindo o escopo;
  6. Gerenciar os profissionais e as suas entregas;
  7. Respeitar ao máximo o cronograma estabelecido;
  8. Fiscalizar internamento a realização das atividades;
  9. Construir um bom relacionamento com os stakeholders do projeto;
  10. Definir materiais de construção, coordenar as compras e acompanhar o uso, evitando desperdícios. 

Nessas tarefas, o gestor desempenha um papel fundamental, entenda melhor cada uma dessas etapas a seguir: 

  1. Planejamento inicial

Para realizar uma gestão de obras eficiente, primeiro é necessário elaborar um planejamento. Nele, é importante definir claramente os objetivos e o escopo do projeto, criar um orçamento realista, estabelecer um cronograma de execução e identificar as necessidades de mão de obra e materiais. 

  1. Contratar mão de obra

A próxima etapa é contratar profissionais qualificados e experientes. Por isso, é essencial que a sua empresa consiga construir bons relacionamentos com os colaboradores, assim, é possível contar com pessoas que já trabalharam em outros projetos. Além disso, é importante também garantir que o time esteja devidamente treinado em questões de segurança. 

  1. Cumprir com o orçamento

Criar um orçamento realista é primordial para um projeto de sucesso. É fundamental também monitorar regularmente os gastos e realizar ajustes conforme necessário para cumprir com o que foi estabelecido. 

  1. Garantir a segurança do trabalho

Em um setor como o da construção civil, é essencial prestar muita atenção na segurança do trabalhador. Então, é necessário implementar medidas de segurança adequadas, fazer treinamentos regulares e cumprir com todas as normas aplicáveis. 

  1. Direcionar a obra seguindo o escopo

Outra etapa muito importante para o sucesso dos projetos é realizar a gestão do escopo para garantir que tudo está saindo conforme foi determinado, evitando mudanças constantes, a menos que elas sejam realmente necessárias. 

  1. Gerenciar os profissionais e as suas entregas

Atribua responsabilidades claras para cada membro da equipe e monitore o desempenho para garantir a entrega das tarefas dentro dos prazos estabelecidos. 

  1. Respeitar ao máximo o cronograma estabelecido

Um grande desafio na gestão de obras é o cronograma! Por isso, é fundamental acompanhar de perto a evolução das atividades e tarefas, além de identificar possíveis atrasos para tomar medidas corretivas, o quanto antes. 

  1. Fiscalizar internamento a realização das atividades

É importante realizar inspeções regulares para garantir que as tarefas e atividades estejam sendo executadas seguindo o planejamento. Dessa forma, é possível identificar problemas e implementar soluções rapidamente. 

  1. Construir um bom relacionamento com os stakeholders do projeto

Os stakeholders são parte fundamental de qualquer projeto, seja na construção ou não. Então, estabeleça uma comunicação aberta e transparente com todos os envolvidos, incluindo proprietários, clientes, autoridades regulatórias e consultores. 

  1. Definir materiais de construção, coordenar as compras e acompanhar o uso, evitando desperdícios 

Realizar a gestão dos materiais é outra etapa muito importante para o sucesso das obras. Escolha insumos de qualidade, coordene as compras e o estoque de materiais para minimizar os desperdícios com um controle rigoroso. 

Como fazer a gestão de obras?

A gestão de obras eficiente exige planejamento cuidadoso, monitoramento constante e tomada de decisões assertivas ao longo do projeto. Um time competente, boa comunicação e compromisso com a qualidade e segurança são primordiais para o sucesso de qualquer empreendimento da construção. 

Então, por mais que o papel do gestor de obras seja fundamental, uma ou duas pessoas nunca serão o suficiente para controlar o fluxo de informações. E é por isso que cada vez mais as empresas buscam o apoio da tecnologia, como um software de gestão de obras. 

Com essa ferramenta é possível apontar como função do gerenciamento de obras a necessidade de direcionar a construção para que cumpra, em todos os aspectos, os objetivos e metas determinados. Seja em relação ao tempo, à qualidade, ao orçamento ou às demais diretrizes estabelecidas. 

Conheça a seguir sete vantagens de usar a tecnologia na gestão de obras: 

  1. Aumento da produtividade;
  2. Controle adequado do estoque de materiais;
  3. Gestão da mão de obra;
  4. Antecipação das necessidades;
  5. Cumprimento do cronograma de obras;
  6. Redução significativa dos gastos e custos;
  7. Aumento da qualidade. 

Agora que você conhece os benefícios de um software de gestão de obras para a qualidade e o sucesso dos seus projetos da construção civil, entenda melhor cada um deles, acompanhe: 

  1. Aumento da produtividade

Na construção civil, a produtividade é uma preocupação constante de quem administra um canteiro de obras. Otimizar os resultados na execução das atividades, potencializando a produção, sem aumentar os custos ou prejudicar a segurança e qualidade é uma busca constante de toda empresa do setor. 

Uma das principais vantagens de um software de gestão de obras é o aumento da produtividade. Com essa ferramenta é muito mais simples ter o controle dos materiais disponíveis, das tarefas feitas e que estão para fazer, dos profissionais disponíveis e de todos os outros aspectos que garantem maior eficiência durante a execução. 

Encontre tudo que você precisa em um só lugar e tenha acesso a atualizações em tempo real de tudo que está acontecendo no canteiro de obras. 

  1. Controle adequado do estoque de materiais

Além de aumentar a produtividade, o software de gestão de obras também otimiza o controle do estoque de materiais e favorece o gerenciamento correto desses insumos. A necessidade de uso de um determinado item será feita com um maior planejamento, cumprindo o que foi determinado no projeto inicial. 

Com um sistema de gerenciamento de obras, o time responsável recebe notificações sobre materiais que estão acabando e precisam ser comprados. Assim, ele tem um controle muito maior em relação ao que está e o que não está disponível. Evitando paralisações por falta de insumos. 

  1. Gestão da mão de obra

Outro grande benefício do software para a gestão de obras é o controle das pessoas. Ter eficiência nesse aspecto é fundamental para garantir o bom andamento da construção, evitando que problemas interfiram no sucesso do projeto. 

Ao investir no sistema, a construtora consegue garantir em tempo real que todos os colaboradores estão realizando as suas tarefas no tempo certo e não há profissionais ociosos. 

  1. Antecipação das necessidades

Ao realizar a gestão de obras com a ferramenta certa é possível prever problemas e identificar necessidades. Assim, no projeto inicial já são analisados riscos que podem aparecer e atrapalhar o andamento das tarefas ou trazer prejuízos. 

Com isso, são elaboradas estratégias que evitam o surgimento desses problemas ou para que sejam corrigidos da maneira mais rápida possível. 

E o software de gestão de obras torna essa visão e identificação de riscos muito mais simples e ágil. Afinal, todas as informações importantes estão no mesmo lugar e você tem acesso de onde e quando quiser. 

  1. Cumprimento do cronograma de obras

Uma das metas mais importantes para uma construtora ao realizar um projeto é o cumprimento do prazo para a entrega da obra, sem que haja a necessidade de mais tempo para a sua finalização. Com cada uma das fases sendo feita da maneira que foi planejada, esse passa a ser um objetivo mais fácil de ser alcançado.

Por isso, quando a construtora consegue contar com um software de gestão de obras, é possível potencializar os resultados e a conclusão de cada uma das tarefas acontece com mais eficácia e qualidade. Assim, se ganha tempo e o cumprimento do cronograma acontece com maior precisão. 

  1. Redução significativa dos gastos e custos

Muitos problemas podem comprometer o orçamento de uma obra e elevar os custos consideravelmente. Porém, com um sistema de gerenciamento adequado do canteiro de obras é possível reduzir esses contratempos, fazendo com que se tenha uma maior economia sem comprometer a qualidade geral. 

O software de gestão de obras é um grande aliado nesta tarefa. Desde a falta de controle da mão de obra contratada até a compra desnecessária de insumos e desperdícios de recursos e tempo, que podem levar a gastos excessivos no projeto. 

  1. Aumento da qualidade 

Por fim, vale destacar também que o uso da tecnologia no gerenciamento de obras é capaz de otimizar a qualidade das entregas. Uma vez que todas as tarefas estão sendo feitas seguindo o planejamento e cumprindo todos os requisitos necessários, o padrão se torna mais elevado. 

Use a tecnologia nos seus projetos

O software de gestão de obras é capaz de centralizar as informações, agilizar a comunicação e facilitar a tomada de decisões. Tudo isso simplifica o gerenciamento de obras, tornando o processo muito mais assertivo e eficiente. 

Então, para entregar projetos de qualidade é primordial realizar uma gestão de obras eficiente, afinal, esse é um pilar muito importante para o sucesso das construtoras em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil. 

A otimização dos recursos, a minimização de riscos e a entrega dentro do prazo e orçamento são fatores determinantes para a reputação e o crescimento das empresas que buscam ter mais sucesso. 

Por isso, é importante que a sua empresa e os profissionais do setor invistam em estratégias para melhorar a gestão de obras, visando alcançar resultados excepcionais e se destacar entre os concorrentes. 

Quer conhecer o software de gestão de obras ideal para a sua construtora? Venha saber tudo sobre o Obra Prima! Somos um sistema de gerenciamento de obras 100% na nuvem, facilitando o acesso através de qualquer dispositivo (mobile e web). Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos: 

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando materiais como este. Siga também a nossa conta do Instagram, lá tem muita novidade. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.