Pesquisar

9 tecnologias para a construção civil que você deve acompanhar em 2021

Tecnologias para a construção civil
Tecnologias para a construção civil

Descubra quais as tecnologias para a construção civil em 2021 que toda construtora deve conhecer.

Canteiros de trabalho são sempre associados a trabalhos físicos, mas nem só de força vive a construção civil. Cada vez mais o desenvolvimento tecnológico alcança as construtoras e os processos de desenvolvimento e execução de obras.

Os avanços das tecnologias da construção civil garantem maior qualidade de resultados, oferecem melhores produtos e aumentam as oportunidades e competitividades para as construtoras.

Um dos grandes destaques nesse âmbito é o surgimento das construtechs, startups especializadas em tecnologias para a construção civil. Essas empresas trazem cada vez mais softwares, materiais e equipamentos para facilitar o dia a dia das construtoras.

Todos os anos novas tendências aparecem e construtoras devem estar atualizadas para investir da melhor maneira para os negócios. 

Que tal conhecer algumas tecnologias que prometem ter muito destaque na construção civil em 2021?

9 tecnologias para a construção civil em 2021

Todos os dias surgem novas tecnologias e acompanhar os lançamentos é essencial para as construtoras que desejam crescer e se destacar. Ainda que sempre vejamos novidades, sempre tem uma, duas, ou nove, que merecem um pouco mais de pesquisa e atenção:

1 – A ficção científica invade a realidade: concreto que se regenera

O bioconcreto parece saído de filme, mas é uma descoberta da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. É um concreto que sela suas próprias fissuras. Isso acontece pela presença de uma bactéria na composição do concreto.

Explicamos melhor…

Quando uma fissura aparece, as bactérias, de nome científico bacillus pseudofirmus, entram em contato com o oxigênio e água que penetra no concreto. 

Ao entrar em contato com esses elementos ela começa a produzir carbonato de cálcio que expande o concreto em seu entorno e tapa as fissuras.

É uma tecnologia que ainda está sendo testada. 

Estruturas foram construídas e agora os pesquisadores estão em processo de observar os resultados para saber se é eficiente para ser liberada para o mercado de construção.

2 – Tecnologias em roupas que salvam vidas

Essa tecnologia é muito parecida com o que o corpo de bombeiros utiliza. 

Quando um bombeiro deixa de se mover, o dispositivo começa a emitir um alarme para que seu corpo seja localizado e resgatado.

Na construção civil, a coisa é um pouco mais complexa, mas cumpre com o mesmo objetivo: auxiliar na Saúde e Segurança do Trabalho.

Os sensores acoplados no uniforme dos trabalhadores do canteiro de obras, em capacetes ou relógios, indicam não só a localização, mas monitoram temperatura, batimento e outras coisas.

Assim, o gestor tem o controle da fadiga, medo ou outras sensações onde batimentos e temperatura variam. Fica muito mais simples perceber riscos ao trabalhador. Os sensores ainda possuem GPS para caso de acidentes e desabamentos e sensores de impacto.

3 – Minúsculas tecnologias, grandes resultados: a nanotecnologia na construção civil

A nanotecnologia na construção civil beneficia muito a produção de materiais. Os produtos desenvolvidos com elas são mais resistentes e eficientes, o que garante melhores resultados para a obra e maior durabilidade para as construções.

Ela é muito utilizada na produção de cimento e concreto, por meio dos nanotubos de carbono, agindo como cabos de aço em escala menor que microscópica e aumentando a protensão.

É uma tecnologia aplicada também no revestimento, como no caso dos vidros autolimpantes que utilizam elementos naturais, como raios ultravioleta e água da chuva para eliminar a sujeira da superfície.

4 – Do computador para o uso: a magia da impressão 3D

A impressão de equipamentos específicos e blocos para construção em medidas personalizadas, fazendo da impressão 3D uma tecnologia já bem conhecida. Ainda assim, existe muita evolução surgindo que merece atenção.

Uma das mais recentes aplicações é o uso dessa tecnologia não para construir partes, mas para preencher fissuras em rodovias e, em breve, em edifícios. Além disso, já existem algumas empresas experimentando com a construção de edifícios inteiros, então é bom ficar de olho para ver o que o futuro traz.

5 – Economia de tempo com contrapiso autonivelante

Já imaginou utilizar um material que se espalha sozinho na hora de fazer o contrapiso? Pois é exatamente essa a vantagem do contrapiso autonivelante. Com maior fluidez, nivelar o piso se torna mais prático e o tempo aplicado na execução muito menor.

Além disso, essa tecnologia traz outra grande vantagem. Por se ajustar naturalmente, garante que a espessura do contrapiso seja menor que com materiais tradicionais.

É um material ideal para ambientes internos com trânsito baixo ou moderado que beneficia muito projetos que possuem cronograma mais apertado.

6 – Passeie, faça medições e visualize áreas sem sair do lugar com os drones

Tecnologia que já começa a ser amplamente aplicada na construção civil, os drones já devem fazer parte dos planos de investimentos das construtoras que querem se destacar.

Entre as muitas vantagens que oferecem estão:

  • Facilidade para fotografar a evolução da obra;
  • Maior alcance e rapidez em medições com sensores termais e na hora de realizar medições;
  • Visibilidade aumentada do canteiro de obras para o planejamento da evolução da obra, logística de transporte e movimentação e organização do espaço.

7 –  Para todos os lados: transporte facilitado com o elevador multidirecional sem cabos

Estamos muito acostumados a subir e descer materiais com elevadores em obras em grandes alturas. No entanto, chegando ao andar desejado, o transporte para outras partes do patamar sempre fica a cargo dos trabalhadores, aumentando riscos de acidentes.

Com a tecnologia para a construção civil dos elevadores multifuncionais sem cabo, o transporte pode ser muito mais seguro e fácil. Com movimentação por levitação magnética, o material pode ser carregado lateralmente, facilitando o transporte.

Outros destaques são a necessidade de vãos para a cabine muito menores, melhorando o aproveitamento de espaço, e a economia de tempo no transporte, já que são mais ágeis.

8 – Sustentabilidade no revestimento: tinta que gera energia

Com o aumento das preocupações com o meio ambiente, investir em sustentabilidade é sempre uma boa ideia. O uso de energia solar na construção civil se torna cada vez mais destacado e já não depende de placas solares.

No Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, uma equipe desenvolveu uma tinta capaz de substituir placas solares e produzir energia ao incluir o sulfeto de molibdênio sintético ao óxido de titânio presente nas tintas.

A Universidade de Notre Dame, nos EUA, trabalhou no mesmo princípio, utilizando nanopartículas de dióxido de titânio com sulfureto ou seleneto de cádmio para converter a luz solar em energia.

9 – Gestão otimizada com softwares de gestão de obras

Se o tema é melhorar processos e reduzir custos com tecnologias para a construção civil em 2021, não tem como não destacar o uso de softwares de gestão de obras.

Com esses sistemas, eliminar desperdícios, otimizar o desenvolvimento de orçamentos e controlar o cronograma e estoque se torna mais simples. O resultado é muito simples:

  • Maior qualidade para o cliente;
  • Melhor lucratividade para a construtora;
  • Possibilidades mais palpáveis de investimento em sustentabilidade;
  • Obras com maior durabilidade.
software de gestão de obra

Construção civil só tem bons resultados com tecnologia

Parece uma afirmação um pouco extrema, mas é a nova realidade que vivemos. Sem investir em tecnologia, a construtora já não tem condições de competir no mercado. Como oferecer preços competitivos e qualidade sem o controle de processos que o software de gestão de obras oferece, por exemplo.

É necessário estar sempre informado e inovar para garantir controle e qualidade para obras, escritórios e clientes.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.