Pesquisar

9 passos essenciais para quem quer abrir uma construtora

Procurando uma maneira eficiente de abrir uma construtora? Com o passo a passo certo e com a tecnologia de um software de gestão de obras você garante o seu sucesso! Saiba mais:
Abrir uma construtora
Abrir uma construtora

Saiba como abrir uma construtora sem erros com o passo a passo completo.

Abrir o próprio negócio e não ser funcionário de ninguém é o sonho de muitas pessoas. Ainda assim, poucos sabem as dificuldades e desafios que vão enfrentar durante o processo.

Abrir uma construtora é desafiador. São muitos documentos e registros para serem controlados e, sem saber exatamente o que fazer, é possível que você se perca no processo.

Já comentamos aqui no blog sobre como abrir e legalizar uma construtora, agora é hora de trazer o passo a passo essencial para tornar o processo ainda mais claro. Acompanhe:

Abrir uma construtora: 9 passos para não errar

Então, descubra a sequência de ações a serem seguidas por quem deseja abrir uma construtora e torne a realização do sonho de ter o próprio negócio mais simples.

1. Analise o mercado

Abrir uma empresa em qualquer setor exige, primeiro, conhecer bem o mercado. Por isso, pesquise muito  descubra quais são as melhores oportunidades de negócios na sua região, como são seus concorrentes e quais as possibilidades de ganho.

Além disso, não adianta abrir uma construtora focada em construções de infraestruturas como pontes em uma cidade pequena do interior em uma região de planícies, não é mesmo?

Se o mercado na região onde sua construtora está tem vivido uma verticalização, talvez seja uma boa opção estruturar seus negócios divulgando construção de prédios e residenciais.

Por isso, analisar o seu mercado antes de fazer definições é muito importante!

É esse tipo de informação, além do custo médio dos contratos e gastos com documentação e funcionamento, que uma boa análise e pesquisa de mercado vão te oferecer.

2. Escolha seus clientes ideais

Para quem sua construtora pretende construir? Ao abrir uma construtora, pensar nas necessidades dos clientes que você deseja conquistar é essencial. É nesse momento que a construtora deve saber quais são seus objetivos.

Sua construtora vai trabalhar com obras sustentáveis, seu foco principal é reformas de baixo custo mais acessível à população com  menos dinheiro, a busca é por contratos ou construção para vendas?

Responder essas perguntas exige conhecer as características do que seria seu cliente perfeito. É preciso saber para que tipo de público, com qual poder aquisitivo, de que zona da cidade e com quais necessidades e desejos a construtora irá trabalhar.

3. Monte seu local de operação

O espaço do seu escritório deve ser considerado nessas decisões. 

Afinal, é impossível fazer um plano de negócios sem conhecer os custos com aluguel de sala ou imóvel, custos de materiais de escritórios, funcionários e acessibilidade ao público.

Sabemos que atualmente, o home office se tornou uma realidade para muitas construtoras. Mas vale avaliar: sua operação pode acontecer 100% de forma digital? Se sim, esse passo também é importante!

Construtoras que possuem operações digitalizadas precisam se adaptar a esse cenário, além de adaptar os seus colaboradores, já que muitos podem não estar acostumados com essa realidade digital. 

4. Enquadrar a empresa no  CNAE 

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É um sistema de registro de profissionais e empresas que permite ao governo e à Administração Pública inserir informações no Sistema Estatístico Nacional e controlar fraudes e pagamento de impostos.

Assim, o primeiro passo para abrir uma construtora é enquadrá-la na CNAE.

Se quiser conhecer todos os detalhes é só acessar aqui o documento da Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE Versão 2.0.

5. Decidir o porte da empresa

Uma vez incluída na CNAE, é hora de determinar o porte, ou seja, o tamanho da construtora que você pretende abrir. É a hora de definir o número de funcionários, o sistema de tributação e outros detalhes.

Entre as formas de tributação temos o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real para pequenas e médias construtoras. Decidir a forma de tributação depende de conhecer as exigências legais e vantagens que cada uma pode oferecer.

Comentamos um pouco sobre as tributações em nosso texto sobre carga tributária da construtora e como reduzir impostos.

6. Registrar no CREA

O registro no CREA, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, é outra etapa obrigatória para quem quer abrir uma construtora. Essa é a entidade que determina os documentos exigidos e taxas cabíveis em cada modalidade de negócios no setor da construção civil.

O CREA vai exigir, ainda, que sua construtora tenha os responsáveis técnicos essenciais para desempenhar as atividades, ou seja, ter um engenheiro, um arquiteto ou outro especialista que possa assinar as obras.

Leia também:

CREA: o que é e qual a sua importância para a construção civil? >

7. Coloque a documentação em ordem

Com o registro no CREA, sua construtora vai saber qual a documentação necessária para que a construtora possa funcionar.

Agora é hora de registrar o CNPJ, os funcionários, criar o contrato social, fazer o cadastro na Previdência Social, a inscrição estadual e ter as licenças da prefeitura da cidade e o registro na Junta do Comércio é essencial para a legalização das suas atividades no setor da construção civil.

Para quem não entende muito dessas burocracias, colocar esses documentos em ordem pode ser um grande desafio. O ideal para que não surjam problemas é contratar um bom profissional ou um escritório de contabilidade para cuidar do processo.

8. Comece seu controle financeiro

O controle de orçamentos e controle financeiro na construção civil é essencial e não deve começar com os primeiros contratos e obras. Acompanhar e registrar o fluxo de caixa, pesquisar custos operacionais e planejar de forma estratégica os custos da construtora é essencial mesmo antes de iniciar os trabalhos.

Verifique com cuidado o preço do aluguel do espaço, custos com materiais de escritórios e equipamentos. Conheça a renda mínima mensal que você precisa para manter a construtora funcionando e se prepare para poder investir em crescimento e gerar lucratividade.

Montar um departamento financeiro de qualidade com softwares de gestão de obra para controlar o fluxo de caixa pode ser um grande diferencial já nos primeiros dias de existência da sua construtora.

9. Escolha da equipe

Saber quais profissionais você precisa ter em sua construtora e buscar os melhores é essencial para uma construtora de sucesso. Como já mencionamos, o CREA vai exigir a presença de alguns responsáveis técnicos, mas pensar na contratação das equipes de apoio a ele é essencial.

É hora de analisar se é melhor ter mão de obra contratada ou terceirizada, analisar os riscos e vantagens de cada opção e tomar decisões estratégicas.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Crescer desde o primeiro dia: a gestão de obras para abrir construtoras

Muitas pessoas pensam na aplicação dos softwares de gestão de obras apenas quando a empresa tem seus projetos de construção civil para organizar. No entanto, esses sistemas podem ser um diferencial de mercado e gerar crescimento muito antes das obras começarem a ser realizadas.

Além disso, o software de gestão de obras Obra Prima oferece um sistema de controle financeiro completo, permitindo planejar custos e gastos com mais certeza e evitar erros desde o primeiro momento.

Sua funcionalidade de contabilidade e controle de documentos ajuda muito, também, a organizar todos os dados da empresa para fazer os registros, identificar taxas de licitação e prestar contas junto aos órgãos como o CREA e o CNAE.

Descubra aqui tudo o que um software de gestão de obras pode fazer pela sua construtora desde o início! >

Por isso, tenha ao seu lado um sistema que atue como um investimento para gerar crescimento e ofereça o controle de cada etapa desde o momento de abrir uma construtora.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.