Menu

9 motivos para investir em um sistema de gestão de obras

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Descubra quais são os nove principais motivos para você investir em um sistema de gestão de obras! 

Primeiramente, investir em um sistema de gestão de obras pode ser uma excelente estratégia para as empresas que desejam otimizar os seus projetos e aumentar a produtividade do time. Com a tecnologia, é possível ter um maior controle em relação aos custos, prazos e qualidade da obra, além de permitir uma tomada de decisão mais eficiente e uma comunicação mais clara e organizada entre todos os envolvidos no projeto. 

9 motivos para usar um sistema de gestão de obras na sua empresa

Um sistema de gestão de obras desempenha um papel essencial no setor da construção civil, proporcionando diversas vantagens significativas para as empresas. Além disso, existem inúmeras razões para investir nessa ferramenta, saiba mais sobre nove delas: 

  1. Centralização de informações;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Redução de custos;
  4. Melhoria da segurança e da qualidade dos projetos;
  5. Aumento da colaboração e comunicação;
  6. Tomada de decisões mais assertivas;
  7. Controle do cronograma e do orçamento;
  8. Análise de dados e relatórios;
  9. Inovação.

Entenda melhor cada uma dessas vantagens dos sistemas de gestão de obras a seguir: 

1. Centralização de informações

O software de gestão de obras possibilita que todas as informações relacionadas a um projeto de construção fiquem em uma mesma plataforma. Afinal, isso simplifica o acesso e a recuperação de dados importantes, como documentos, especificações, desenhos, contratos e registros, de maneira mais eficiente e ágil. 

2. Aumento da produtividade

Com o sistema de gestão de obras, é possível ter um controle mais preciso do andamento do projeto, permitindo que o time trabalhe com mais agilidade e de maneira mais organizada. Além disso, a automatização de processos burocráticos e repetitivos libera tempo para a equipe focar em tarefas mais estratégicas. 

3. Redução de custos

Com o sistema de gestão de obras, é possível ter um controle mais assertivo dos custos do projeto, encontrando possíveis desperdícios e oportunidades de economia. Além disso, a otimização do tempo de trabalho e a diminuição de erros também trazem mais vantagens econômicas para a obra. 

4. Melhoria da segurança e da qualidade dos projetos

Com o sistema de gestão de obras, a sua construtora consegue acompanhar com mais efetividade a qualidade dos serviços e materiais usados no projeto, além disso mantém um controle mais rigoroso em relação à segurança do time e dos envolvidos na obra. 

5. Aumento da colaboração e comunicação

Com um software de gestão de obras, os times conseguem colaborar e se comunicar com mais eficiência. Além disso, as informações podem ser compartilhadas em tempo real, diminuindo a dependência de comunicações por telefone ou e-mail. Isso otimiza a coordenação entre as equipes, aumenta a transparência e minimiza os erros provocados por falhas na comunicação. 

6. Tomada de decisões mais assertivas

Com as informações mais precisas e em tempo real, a tomada de decisão pode ser realizada com mais assertividade, possibilitando que os gestores tenham uma visão mais clara em relação ao processo e consigam agir rapidamente em casos de necessidade. 

7. Controle do cronograma e do orçamento

Outra vantagem significativa de um software de gestão de obras para a sua construtora ou empresa do setor da construção civil é o controle e monitoramento financeiro em relação ao projeto. Ou seja, essa ferramenta auxilia no registro e acompanhamento dos custos, despesas e pagamentos relacionados à obra, possibilitando uma visão clara do orçamento atual e a identificação de possíveis erros, desvios ou desperdícios. Afinal, isso ajuda as construtoras a tomar melhores decisões financeiras, baseadas em informações. 

Além disso, quando se consegue manter o orçamento em dia, fica mais fácil controlar o cronograma, afinal, os times estão prontos para usar os materiais disponíveis, sem atrasos ou imprevistos. Facilitando na entrega dentro do prazo do projeto. 

8. Análise de dados e relatórios

Com um software de gestão de obras, as construtoras têm acesso a dados importantes em relação aos projetos. Assim, o sistema pode gerar relatórios e análises detalhadas, fornecendo informações sobre o desempenho da obra, produtividade do time, eficiência operacional e outros indicadores-chave. Isso tudo ajuda a empresa na hora de tomar decisões assertivas baseadas em dados e a identificar áreas que podem ser melhoradas. 

9. Inovação

O investimento em tecnologia de gestão de obras pode trazer inovação para o setor da construção civil, possibilitando que as empresas ganhem destaque no mercado e ofereçam um serviço de maior eficiência e qualidade para os seus clientes. 

Resumindo, o software de gestão de obras é fundamental porque otimiza a eficiência, a comunicação, o controle financeiro e o gerenciamento de projetos no setor. Além disso, ele oferece uma série de ferramentas e várias funcionalidades que auxiliam as empresas a melhorar os seus processos, minimizar os riscos, aumentar a produtividade e entregar projetos de maior qualidade e eficiência. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Conheça o Obra Prima

Venha conhecer o software de gestão de obras que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar novos clientes: 

  • Centralize as informações e etapas dos projetos;
  • Controle o andamento das construções na palma da sua mão;
  • Mostre para o seu cliente o progresso em tempo real;
  • Organize os seus orçamentos e não perca prazos;
  • Faça a sua gestão de obras de maneira online e remota. 

O Obra Prima é o sistema de gestão de obras feito para as pequenas e médias construtoras que buscam uma solução de gerenciamento dinâmica e ágil, mas sem as complexidades e custos dos sistemas tradicionais. 

Com o Obra Prima você vai ter: 

  • Maior organização do planejamento das obras;
  • Orçamentos muito mais precisos;
  • Controle financeiro eficaz de verdade;
  • Comunicação eficiente com o seu cliente;
  • E muito mais! 

Para agendar uma demonstração gratuita e sem compromissos e conhecer todas as nossas funcionalidades, clique na imagem abaixo e dê o play: 

Software de gestão de obras - Obra Prima: Homem com capacete de construção amarelo, segurando um tablet para representar o uso de tecnologia no canteiro de obras. O banner apresenta a frase "quer entender como o Obra Prima pode te ajudar" e um botão com a frase "agende uma demonstração online e confira os benefícios".

As vantagens não acabaram! Além disso, você também conta com vários recursos que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia na construção civil, como: cotação online, controles financeiros, portal do cliente e muito mais. 

Então se você gostou desse conteúdo, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitas dicas e novidades. Siga também a nossa conta no Instagram!

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

9 motivos para investir em um sistema de gestão de obras

Descubra os 9 motivos para investir em um sistema de gestão de obras e otimize seus projetos. Aumente a eficiência e reduza custos.
9 motivos para investir em um sistema de gestão de obras
9 motivos para investir em um sistema de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.