Pesquisar

As 9 maiores vantagens de um app para gestão de obras

Descubra quais são as maiores vantagens de um app para gestão de obras para a sua construtora! Invista para crescer!

Descubra quais são as maiores vantagens de um app para gestão de obras para a sua construtora! 

Existem algumas dificuldades na hora de fazer o acompanhamento de obras, e é desafiador conseguir se manter atualizado de cada uma das construções que estão acontecendo ao mesmo tempo. A sensação (e muitas vezes, a realidade) é que sempre algo consegue fugir do controle, escapar do planejado, gerando prejuízo e dores de cabeça.

Mas, temos uma boa notícia: esses desafios podem ser resolvidos com a ferramenta certa! Ela vai auxiliar na redução da desorganização e facilitará o trabalho e a rotina no dia a dia de obras na construção civil. Já pensou? Uma vida mais simples e menos estressante!

A gente sabe que ter a gestão na palma da mão é um dos maiores desejos para quem faz o gerenciamento de obras. Por isso, vamos te explicar o que é um app de gestão de obras e quais são as vantagens de utilizar o nosso sistema: o Obra Prima. Acompanhe o texto a seguir, entenda o que é isso e quais são as maiores vantagens para a sua empresa. 

O que é esse aplicativo para construção civil?

O software de gestão de obras, ou app para gestão de obras, é um sistema de gerenciamento com funcionalidades focadas no dia a dia do canteiro e no trabalho em conjunto com as tarefas e atividades do escritório de uma construtora. 

Isso quer dizer que o principal foco desta ferramenta é:

  • integrar as compras;
  • financeiro;
  • planejamento e execução de construções;
  • estoque.

Tudo isso associado com a rotina de administração da empresa, assegurando decisões estratégicas e a diminuição de erros. Dessa maneira, o aplicativo de gestão de obras se coloca como uma tecnologia essencial para garantir a qualidade de projetos e o cumprimento de orçamentos e prazos ao mesmo tempo que proporciona bases sólidas para a construtora lucrar e crescer no mercado. 

Agora que já sabemos o que é um app para gestão de obras, vamos entender quais são as vantagens dessa ferramenta para a sua construtora (e porque você precisa de um): 

9 vantagens de um app para gestão de obras da sua construtora

Quando você utiliza um software de gestão de obras, a sua construtora consegue se beneficiar de diversas maneiras, aqui, vamos dar destaque para as nove seguintes vantagens: 

  1. Use o app e gerencie as obras de onde estiver;
  2. Registre o dia a dia das obras;
  3. Faça as solicitações de compra;
  4. Acompanhe o recebimento de materiais e insumos;
  5. Faça o pré-lançamento financeiro;
  6. Alimente a galeria de fotos e agrupe por pastas;
  7. Tenha uma boa comunicação com o cliente;
  8. Realize a medição física para acompanhar os custos de execução;
  9. Melhore a organização e facilite a rotina de trabalho.

Agora que você conhece as vantagens, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe a seguir: 

  1. Use o app e gerencie as obras de onde estiver

O sucesso das obras depende de contabilizar cada um dos riscos e acompanhar a evolução para que aquilo que foi pensado seja executado sem dificuldades, antecipando imprevistos e solucionando problemas com agilidade. 

As funcionalidades focadas em planejamento de obras, em que cada uma das atividades e etapas é descrita com detalhes, garante uma visão ampla do que precisa ser trabalhado e realizado, tornando as tarefas no canteiro de obras mais controladas e produtivas. 

Simultaneamente, ferramentas de acompanhamento garantem que, ao longo da execução, as atividades aconteçam de acordo com o que foi estabelecido no planejamento. Dessa forma, a construtora consegue controlar a realização, o uso de insumos, entrada e saída de estoque, utilização do orçamento e cumprimento de prazos, tudo isso em um só lugar. 

Para baixar o nosso modelo gratuito de orçamento de obras, clique na imagem abaixo e já comece a usar: 

O sistema de gerenciamento de obras do Obra Prima é 100% na nuvem. Isso facilita o acesso através de qualquer dispositivo, seja mobile ou web. Os documentos são digitalizados e disponíveis online, com maior agilidade na comunicação com o cliente e compartilhamento das atualizações da obra, custo zero com servidores e backups. 

  1. Registre o dia a dia das obras

Com a ferramenta certa fica muito mais fácil registrar o dia a dia das obras. Assim, quando acontece algum imprevisto ou algo precisa ser repensado, a tomada de decisão será muito mais rápida e certeira. 

Use um RDO, com ele a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que podem impactar a qualidade da rotina das obras. Registre as tarefas realizadas, condições climáticas, contabilizando as horas trabalhadas. Faça o download do relatório completo em PDF ou envie diretamente para o e-mail do seu cliente. 

Aqui no Obra Prima temos um modelo gratuito pronto de Relatório Diário de Obras para você. Clique no link abaixo, baixe, comece a usar e veja a diferença que essa ferramenta faz na sua gestão: 

Faça o download do nosso modelo de RDO aqui >

  1. Faça as solicitações de compra

No nosso sistema também é possível realizar as solicitações de compra. No software você acompanha a quantidade de cada um dos insumos e materiais. Quando algo estiver acabando, vai aparecer um aviso sugerindo quantidades. Isso vai agilizar os processos e evitar falta de materiais e mão de obra ociosa no seu canteiro. 

Além disso, um suporte de compras é a melhor maneira de tomar decisões estratégicas e a gestão de obras pode assegurar esse controle e auxílio. Com um aplicativo eficiente do Obra Prima, o departamento de compras terá acesso ao controle de estoque e disponibilidade dos insumos. 

Outra interação fundamental é a do financeiro, possibilitando analisar melhores datas de compra e disponibilidade de renda para pagamentos, além de guiar as negociações de parcelamentos e prazos. 

No Obra Prima, é possível cadastrar prestadores de serviço e fornecedores e realizar as cotações diretamente no sistema, eliminando erros de cálculo, ganhando mais velocidade, controlando os custos e prazos das obras da sua construtora em um só lugar que pode ser acessado de qualquer dispositivo.  

  1. Acompanhe o recebimento de materiais e insumos

No app de gestão de obras também é possível acompanhar o recebimento de materiais e insumos. A ferramenta disponibiliza o controle e a organização detalhada de almoxarifados fora do canteiro de obras, disposição dos insumos por variações e quantidades, e movimentação de entrada e saída dos materiais. Assim, fica muito mais fácil evitar perdas e desperdícios.  

  1. Faça o pré-lançamento financeiro

Com o sistema de gestão de obras do Obra Prima é possível realizar o pré-lançamento financeiro. Essa é a ligação entre o financeiro e o operacional da construtora. Dessa maneira, é possível planejar as variações e determinar o melhor momento para efetuar compras ou outras tarefas que precisem de caixa. 

  1. Alimente a galeria de fotos e agrupe por pastas

Podem acontecer imprevistos ao decorrer da obra. Inclusive, em alguns casos isso pode até envolver a justiça. Por isso, tanto para evitar problemas judiciais, alimentar uma galeria de fotos é uma excelente maneira de evitar problemas. 

Essa também é uma ótima forma de acompanhar o desenvolvimento e a evolução de cada uma das obras. Essas fotos podem ser compartilhadas com clientes, inseridas em portfólio para chamar a atenção de possíveis compradores, etc. 

Além disso, a nossa ferramenta possibilita que você guarde essas fotos em pastas, para ficar mais fácil encontrá-las quando precisar. 

  1. Tenha uma boa comunicação com o cliente

O app para gestão de obras do Obra Prima possui um Portal do Cliente. Através dele, a sua construtora terá um canal de comunicação para compartilhar informações valiosas sobre o andamento das fases do projeto, mostrar o cronograma orçamentário, gastos da obra, disponibilizar documentos e conversas pelo chat, que também fica disponível no aplicativo. 

Assim, você não precisa usar o WhatsApp ou o E-mail e correr o risco de perder alguma informação importante. 

Esse portal de comunicação possibilita dar uma atenção diferenciada para o cliente através de fotos, vídeos, documentos e até a evolução da obra. Afinal, esse é um setor com altos investimentos, o que pode gerar insegurança e ansiedade. 

Quando a sua construtora possibilita que o cliente acompanhe de perto tudo que está acontecendo, isso o tranquiliza e gera mais confiança e parceria entre vocês. Isso pode até parecer besteira, mas faz uma grande diferença. 

  1. Realize a medição física para acompanhar os custos de execução

Acompanhe e registre toda a evolução da obra, com base no cronograma físico dos serviços realizados no canteiro. Esta funcionalidade possibilita que a sua construtora tenha uma clareza maior dos custos por unidade de cada material usado, do serviço prestado e do profissional que executou. 

  1. Melhore a organização e facilite a rotina de trabalho

Com a ferramenta de gestão de obras do Obra Prima, a sua construtora tem total controle de todas as etapas do projeto com agilidade e eficiência, sem as complexidades e custos dos sistemas tradicionais, facilitando a rotina de trabalho de cada uma das fases desde o início até a entrega final da construção. 

Obra Prima: o software de gestão de obras completo

O Obra Prima é o software de gestão de obras completo, que garante a organização de todas as obras da sua construtora e ajuda o administrativo da sua empresa. Ainda nem listamos aqui todas as vantagens, o nosso app também auxilia o acompanhando e a evolução dos seus projetos de maneira muito mais simples e assertiva.

Encontre o sistema que vai atender melhor a todas as suas necessidades! Elas não precisam ser um desafio, muito menos gerar dores de cabeça. Aproveite todas as funcionalidades, como por exemplo, o Previsto e o Realizado: 

Com essa ferramenta, é possível substituir de uma vez por todas as planilhas, o papel e a caneta. Você pode consultar e compartilhar esse relatório a qualquer momento com o seu cliente de maneira organizada e detalhada e os motivos de cada uma das atualizações. Com essas informações em mãos, a tomada de decisão para alocar recursos e esforços fica muito mais precisa. 

Assim, você terá total controle do seu planejamento, cronograma, orçamento de obras, estoque e acompanhamento das fases de cada projeto. Aproveite também a aplicação para celulares, garantindo mobilidade e acessibilidade na palma da mão em poucos cliques. 

E conte com o nosso suporte técnico com profissionais da área da construção civil, garantindo a ajuda especializada para usar melhor cada uma das funcionalidades e tirar o melhor de cada projeto. 

Quer conhecer mais vantagens e aplicações do nosso sistema na sua construtora? Clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso do nosso sistema e descubra tudo que o software do Obra Prima pode fazer pela sua empresa: 

E aí? Já agendou o seu horário? Não vai perder essa oportunidade de começar o ano com mais organização e menos dores de cabeça. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitas dicas e materiais importantes que vão te ajudar a ter mais sucesso na construção civil. Clique aqui e confira. 

Aproveite também para ficar por dentro das novidades e atualizações do universo da construção civil seguindo o Obra Prima no Instagram. Assim, você vai saber de tudo que está acontecendo. Clique aqui e já siga a gente.

E, para ter acesso a muitas conversas interessantes sobre os temas mais importantes da construção civil, escute o nosso podcast, o Obra Cast. Lá, várias pessoas de diferentes setores trazem muitos conteúdos que vão te ajudar. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.