Pesquisar

Gerenciamento de obras: 9 erros que você nunca pode cometer

Gerenciamento de obras: 9 erros que você nunca pode cometer
Gerenciamento de obras: 9 erros que você nunca pode cometer

Descubra quais são os nove erros no gerenciamento de obras que você nunca mais pode cometer na sua construtora! 

O gerenciamento de obras é uma atividade complexa, pois além de exigir muita atenção, é muito comum que acabe ficando mais suscetível a erros. Por isso é fundamental conhecer esses equívocos para conseguir evitá-los ou corrigi-los o mais rápido possível.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com os nove erros que você não pode cometer no seu gerenciamento de obras daqui pra frente, confira no texto a seguir:   

9 erros para não cometer no seu gerenciamento de obras

Hoje em dia, a gestão de obras se modernizou e várias empresas recorrem a este conceito para ter mais controle dos gastos e prazos, otimizando todo o processo de trabalho e, dessa maneira, garantindo a qualidade final do projeto. 

De acordo com a lei brasileira, a gestão de obras no território brasileiro, é responsabilidade de engenheiros civis e arquitetos. Mas, afinal, o que significa gerenciar a obra? Basicamente, é cumprir a previsão financeira e o cronograma estabelecido, além de gerir as tarefas e os profissionais. 

Geralmente, essa função é assumida por uma pessoa organizada, que saiba fazer a gestão dos custos, prazos, contratos e com bom senso para lidar com pessoas, sejam eles clientes ou colaboradores. 

Assim, é possível evitar alguns erros. Destacamos aqui nove para você nunca mais cometer na sua empresa, confira: 

  1. Falta de planejamento adequado;
  2. Falta de gerenciamento do tempo;
  3. Falta de comunicação eficaz;
  4. Falta de orçamento;
  5. Falta de gerenciamento de riscos;
  6. Falta de supervisão;
  7. Falta de flexibilidade;
  8. Falta de manutenção preventiva no canteiro de obras;
  9. Falta de treinamento. 

Esses são apenas alguns dos equívocos mais comuns na hora de fazer o gerenciamento de uma obra. Existem muitos outros. Entenda melhor cada um deles: 

  1. Falta de planejamento adequado

A falta de um planejamento adequado pode levar a atrasos, sobrecustos e até problemas na qualidade do projeto final. A falha na hora de planejar a obra vai provocar um mal uso do tempo, dos recursos e dos colaboradores.

  1. Falta de gerenciamento do tempo

O tempo mal administrado é o grande inimigo de uma boa gestão de obras, porque quem sofre de maneira direta com as consequências deste gerenciamento ruim é o prazo. Quer conseguir gerenciar melhor seu tempo? Faça o download gratuito do nosso modelo de cronograma de obras aqui.

  1. Falta de comunicação eficaz

A falta de uma comunicação eficiente entre os membros do time, os fornecedores e os proprietários do projeto podem ocasionar em erros e atrasos durante a execução da construção. 

Além disso, uma comunicação ruim muito provavelmente vai gerar retrabalhos, falta de controle do orçamento e muito tempo desperdiçado. E tudo isso vai custar dinheiro, que sai do seu bolso. 

  1. Falta de orçamento

O orçamento é uma parte fundamental do sucesso de qualquer projeto! A falta desse documento elaborado de maneira adequada pode levar a muitas questões financeiras além de atrasos na entrega final da obra. 

Para baixar um modelo de orçamento de obras gratuito e muito mais eficiente, clique na imagem abaixo e faça o download:

Banner 1: Planilha de orçamento de obras
  1. Falta de gerenciamento de riscos

A falta de um gerenciamento de riscos pode provocar problemas e imprevistos, além da baixa qualidade da entrega final do projeto. Isso vai trazer diversas consequências negativas para a construtora, como clientes insatisfeitos, desperdício de dinheiro, etc. 

  1. Falta de supervisão

A supervisão é fundamental para que uma obra saia como planejado. Sem isso, podem acabar surgindo erros e problemas na qualidade e na evolução do projeto. 

  1. Falta de flexibilidade

É preciso ter flexibilidade para lidar com mudanças no projeto, sem isso vão acontecer atrasos e problemas. 

  1. Falta de manutenção preventiva no canteiro de obras

Ao contrário da manutenção comum, que é feita baseada na reparação de danos, uma manutenção preventiva no canteiro de obras impede qualquer tipo de falha que possa afetar a produção. 

Isso quer dizer que ela não consiste em consertos, mas sim em evitar problemas. Por exemplo, as paradas de obra são graves consequências da falta de uma manutenção preventiva. 

  1. Falta de treinamento

Os seus colaboradores são bem treinados? A falta de um bom treinamento para os membros do time pode levar a erros e falta de qualidade na entrega final do seu projeto. 

Erro extra: o maior de todos

Já deu para perceber que é muito fácil perder qualidade caso o gerenciamento não seja feito da maneira correta, certo? Então, comece a mudar isso na sua construtora e confira o último e maior erro que deixamos para o final: não investir em um software de gestão de obras para a sua construtora. 

O Obra Prima é o sistema de gestão de pequenas e médias construtoras que procuram uma solução de gerenciamento ágil e dinâmica, sem as complexidades e custos dos sistemas tradicionais. 

Se você deseja crescer e ter sucesso no mercado, precisa descobrir o que oferecemos! Somos o software que vai te ajudar a organizar as suas obras e conquistar mais clientes. 

Com o nosso sistema você vai: 

  • Centralizar as informações e etapas das construções;
  • Controlar o andamento das obras na palma da sua mão;
  • Mostrar para o seu cliente a evolução do projeto em tempo real;
  • Organizar seus orçamentos e não perder mais prazos;
  • Fazer a gestão de maneira online e remota. 

Somos feitos para o seu negócio: 

  • Maior organização do planejamento de obras;
  • Controle financeiro verdadeiramente eficaz;
  • Orçamentos de obras muito mais precisos;
  • Comunicação eficiente com o seu cliente final. 

Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita para conhecer todas as vantagens e funcionalidades do nosso software de gestão de obras!

Além de todos os benefícios do nosso sistema para o seu dia a dia na construção civil, também temos um blog cheio de conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes do mercado, confira aqui.

Aproveite para seguir o Obra Prima no Instagram e ficar por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil.  

Escute também o nosso podcast, o Obra Cast, estamos sempre compartilhando novos episódios para você escutar entre um compromisso e outro, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.