Descubra quais são os nove erros no gerenciamento de obras que você nunca mais pode cometer na sua construtora!
O gerenciamento de obras é uma atividade complexa, pois além de exigir muita atenção, é muito comum que acabe ficando mais suscetível a erros. Por isso é fundamental conhecer esses equívocos para conseguir evitá-los ou corrigi-los o mais rápido possível.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com os nove erros que você não pode cometer no seu gerenciamento de obras daqui pra frente, confira no texto a seguir:
9 erros para não cometer no seu gerenciamento de obras
Hoje em dia, a gestão de obras se modernizou e várias empresas recorrem a este conceito para ter mais controle dos gastos e prazos, otimizando todo o processo de trabalho e, dessa maneira, garantindo a qualidade final do projeto.
De acordo com a lei brasileira, a gestão de obras no território brasileiro, é responsabilidade de engenheiros civis e arquitetos. Mas, afinal, o que significa gerenciar a obra? Basicamente, é cumprir a previsão financeira e o cronograma estabelecido, além de gerir as tarefas e os profissionais.
Geralmente, essa função é assumida por uma pessoa organizada, que saiba fazer a gestão dos custos, prazos, contratos e com bom senso para lidar com pessoas, sejam eles clientes ou colaboradores.
Assim, é possível evitar alguns erros. Destacamos aqui nove para você nunca mais cometer na sua empresa, confira:
- Falta de planejamento adequado;
- Falta de gerenciamento do tempo;
- Falta de comunicação eficaz;
- Falta de orçamento;
- Falta de gerenciamento de riscos;
- Falta de supervisão;
- Falta de flexibilidade;
- Falta de manutenção preventiva no canteiro de obras;
- Falta de treinamento.
Esses são apenas alguns dos equívocos mais comuns na hora de fazer o gerenciamento de uma obra. Existem muitos outros. Entenda melhor cada um deles:
- Falta de planejamento adequado
A falta de um planejamento adequado pode levar a atrasos, sobrecustos e até problemas na qualidade do projeto final. A falha na hora de planejar a obra vai provocar um mal uso do tempo, dos recursos e dos colaboradores.
- Falta de gerenciamento do tempo
O tempo mal administrado é o grande inimigo de uma boa gestão de obras, porque quem sofre de maneira direta com as consequências deste gerenciamento ruim é o prazo. Quer conseguir gerenciar melhor seu tempo? Faça o download gratuito do nosso modelo de cronograma de obras aqui.
- Falta de comunicação eficaz
A falta de uma comunicação eficiente entre os membros do time, os fornecedores e os proprietários do projeto podem ocasionar em erros e atrasos durante a execução da construção.
Além disso, uma comunicação ruim muito provavelmente vai gerar retrabalhos, falta de controle do orçamento e muito tempo desperdiçado. E tudo isso vai custar dinheiro, que sai do seu bolso.
- Falta de orçamento
O orçamento é uma parte fundamental do sucesso de qualquer projeto! A falta desse documento elaborado de maneira adequada pode levar a muitas questões financeiras além de atrasos na entrega final da obra.
Para baixar um modelo de orçamento de obras gratuito e muito mais eficiente, clique na imagem abaixo e faça o download:
- Falta de gerenciamento de riscos
A falta de um gerenciamento de riscos pode provocar problemas e imprevistos, além da baixa qualidade da entrega final do projeto. Isso vai trazer diversas consequências negativas para a construtora, como clientes insatisfeitos, desperdício de dinheiro, etc.
- Falta de supervisão
A supervisão é fundamental para que uma obra saia como planejado. Sem isso, podem acabar surgindo erros e problemas na qualidade e na evolução do projeto.
- Falta de flexibilidade
É preciso ter flexibilidade para lidar com mudanças no projeto, sem isso vão acontecer atrasos e problemas.
- Falta de manutenção preventiva no canteiro de obras
Ao contrário da manutenção comum, que é feita baseada na reparação de danos, uma manutenção preventiva no canteiro de obras impede qualquer tipo de falha que possa afetar a produção.
Isso quer dizer que ela não consiste em consertos, mas sim em evitar problemas. Por exemplo, as paradas de obra são graves consequências da falta de uma manutenção preventiva.
- Falta de treinamento
Os seus colaboradores são bem treinados? A falta de um bom treinamento para os membros do time pode levar a erros e falta de qualidade na entrega final do seu projeto.
Erro extra: o maior de todos
Já deu para perceber que é muito fácil perder qualidade caso o gerenciamento não seja feito da maneira correta, certo? Então, comece a mudar isso na sua construtora e confira o último e maior erro que deixamos para o final: não investir em um software de gestão de obras para a sua construtora.
O Obra Prima é o sistema de gestão de pequenas e médias construtoras que procuram uma solução de gerenciamento ágil e dinâmica, sem as complexidades e custos dos sistemas tradicionais.
Se você deseja crescer e ter sucesso no mercado, precisa descobrir o que oferecemos! Somos o software que vai te ajudar a organizar as suas obras e conquistar mais clientes.
Com o nosso sistema você vai:
- Centralizar as informações e etapas das construções;
- Controlar o andamento das obras na palma da sua mão;
- Mostrar para o seu cliente a evolução do projeto em tempo real;
- Organizar seus orçamentos e não perder mais prazos;
- Fazer a gestão de maneira online e remota.
Somos feitos para o seu negócio:
- Maior organização do planejamento de obras;
- Controle financeiro verdadeiramente eficaz;
- Orçamentos de obras muito mais precisos;
- Comunicação eficiente com o seu cliente final.
Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita para conhecer todas as vantagens e funcionalidades do nosso software de gestão de obras!
Além de todos os benefícios do nosso sistema para o seu dia a dia na construção civil, também temos um blog cheio de conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes do mercado, confira aqui.
Aproveite para seguir o Obra Prima no Instagram e ficar por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil.
Escute também o nosso podcast, o Obra Cast, estamos sempre compartilhando novos episódios para você escutar entre um compromisso e outro, clique na imagem abaixo e dê o play: