Pesquisar

8 dicas para criar um bom portfólio de obras e atrair novos clientes 

Descubra as melhores estratégias para criar um portfólio de obras de sucesso na construção civil. Aprenda como atrair novos clientes.
8 dicas para criar um bom portfólio de obras e atrair novos clientes
8 dicas para criar um bom portfólio de obras e atrair novos clientes

Quer descobrir como criar um bom portfólio de obras e atrair novos clientes na construção civil? Então, confira agora essas oito dicas que preparamos para você! 

Primeiramente, o portfólio de obras é um compilado de trabalhos desenvolvidos e serviços prestados por você e pela sua empresa que vai demonstrar as competências, habilidades, qualificações e experiência. Ele pode ser utilizado para atrair novos clientes e fechar negócios. 

Ou seja, é fundamental para mostrar para os seus clientes em potencial alguns dos projetos e trabalhos que a sua empresa já realizou, apresentando os resultados finais e o que ele pode esperar caso feche negócio com você. 

Por isso, o portfólio de obras da sua empresa precisa ser bem elaborado,afinal, isso é essencial para os profissionais da construção civil que desejam se destacar no mercado e atrair novos clientes para o negócio. Seja você um construtor, arquiteto ou engenheiro. 

Um portfólio atraente pode ser a diferença entre perder ou conquistar um novo projeto. Por isso, trouxemos aqui oito dicas valiosas e muito úteis para você criar uma boa apresentação que vai se destacar e atrair clientes para a sua empresa.

8 dicas para o seu portfólio de obras se tornar muito mais atrativo

Existem diversos tipos de portfólio diferentes e eles são grandes aliados na hora de conquistar clientes e demonstrar o que você ou a sua empresa é capaz de fazer. Confira então as oito dicas que preparamos para otimizar o seu e torná-lo ainda mais eficaz na hora de atrair novos negócios: 

  1. Defina o seu objetivo;
  2. Determine os projetos que serão incluídos no portfólio;
  3. Inclua fotos em alta qualidade;
  4. Descreva detalhes técnicos;
  5. Fale sobre os desafios encontrados em cada projeto;
  6. Inclua recursos visuais como infográficos e gráficos;
  7. Adicione depoimentos de clientes satisfeitos;
  8. Aposte na simplicidade. 

Então agora que você já conhece as oito dicas que preparamos, vamos entender melhor cada uma delas para colocá-las em prática na sua empresa: 

1. Defina o seu objetivo

É importante ter em mente qual é o objetivo do seu portfólio. Ele vai servir para te ajudar a encontrar mais trabalhos e fechar mais projetos em uma área específica da construção civil, como construção de prédios altos? Ou de casas mais ecológicas? 

Além disso, para montar uma apresentação da sua empresa e das suas capacidades é fundamental entender de quem você quer chamar a atenção, com quem está conversando: com grandes empresas? Pequenas empresas? Clientes finais? Inclua os trabalhos que fazem sentido com o seu objetivo. 

2. Determine os projetos que serão incluídos no portfólio

Se você já sabe com quem quer conversar e quais projetos são mais interessantes, inclua aqueles que exigem capacidades próximas. Ou seja, se a sua empresa constrói prédios, não adianta colocar fotos de pequenas reformas ou pequenas construções. Encontre aqueles que vão chamar a atenção do público.

3. Inclua fotos em alta qualidade

As fotos e registros fotográficos são parte fundamental da análise de quem está buscando uma empresa para fechar um negócio. Por isso, você precisa investir nas fotos. Tome cuidado, preste atenção no melhor horário e na luz, isso tudo vai fazer toda a diferença para o seu cliente em potencial. 

4. Descreva detalhes técnicos

Além de fotos, inclua detalhes técnicos, mostre que você e a sua empresa entendem o que estão fazendo e dominam o assunto. Dessa maneira, o seu cliente em potencial vai conseguir ver a sua capacidade e confiar no seu trabalho. 

Apresente o que está por trás do projeto. O que era necessário ter de conhecimento técnico para colocar aquele plano em ação, como foi aplicado e todas as informações que podem ajudar o seu cliente em potencial a entender sobre as suas capacidades. 

5. Fale sobre os desafios encontrados em cada projeto

A construção civil é um setor cheio de imprevistos. Traga para o seu portfólio as dificuldades e desafios encontrados e as soluções aplicadas. Isso mostra que a sua empresa tem experiência e consegue lidar com problemas. 

6. Inclua recursos visuais como infográficos e gráficos

Os investimentos no setor da construção civil não são baixos. Por isso, quanto mais informações e dados você fornecer para o seu cliente em potencial, mais confiante ele vai se sentir para fechar negócio com você. Então, não economize. Inclua gráficos sobre economia de recursos, infográficos explicando algum tema um pouco mais difícil que ele pode ter dificuldade e o que mais for interessante para conquistá-lo. 

7. Adicione depoimentos de clientes satisfeitos

No fim de um projeto, peça para os seus clientes deixarem depoimentos nas suas páginas, seja rede social, site ou até uma mensagem que você pode copiar e colar no seu portfólio. Ler sobre a experiência boa de outras pessoas estimula outras pessoas a confiarem no seu trabalho. 

8. Aposte na simplicidade

Nada de montar um portfólio muito difícil de entender ou muito longo. Isso vai cansar quem está lendo que muito provavelmente vai desistir antes de acabar. Então, é fundamental ser direto e não exagerar nos textos e cores.

Coloque essas oito dicas em prática na sua empresa! 

Gostou das dicas que preparamos? Ter um portfólio bem elaborado e atraente é fundamental para as construtoras e empresas que estão buscando o crescimento em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil. 

Então, com essas oito dicas você será capaz de criar uma ótima apresentação da sua empresa que coloca em destaque os seus projetos e impressiona os clientes em potencial. Lembre-se de manter o seu portfólio atualizado e sempre buscar melhorias na apresentação das suas obras para continuar chamando a atenção. 

Então, se você quer aprender mais dicas como essas e ter acesso a conteúdos sobre os temas do momento na construção civil, siga o Obra Prima no Instagram. 

Aproveite também para conferir o nosso blog, lá temos muitas outras boas práticas e estratégias que vão ajudar o seu negócio a se tornar um grande sucesso. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.