Menu

7 fatores externos que atrapalham a produtividade na construção civil

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

Existem diversos fatores que podem atrapalhar a produtividade na construção civil, conheça agora sete que precisam da sua atenção: 

  1. A produtividade do país;
  2. Excesso de burocracia;
  3. Baixo estímulo à industrialização;
  4. Baixa eficiência em logística;
  5. Guerra fiscal dos estados;
  6. Produtos e equipamentos com defeitos; 
  7. Condições climáticas desfavoráveis. 

Agora que você já conhece os fatores, entenda melhor cada um deles a seguir: 

  1. A produtividade do país

A produtividade na construção civil precisa evoluir muito ainda aqui no Brasil. Isso é visível quando olhamos para o desempenho das obras em geral, que poderiam ser mais ágeis, com um desperdício menor dos recursos e uma rentabilidade maior. 

  1. Excesso de burocracia 

Não há como negar que o setor da construção civil é cheio de burocracias para garantir a qualidade e a segurança no canteiro de obras e obedecer essas normas é fundamental. Por isso, é necessário que você as conheça muito bem, dessa maneira, não perde mais tempo do que o necessário e não precisa ficar refazendo porque errou alguma coisa. 

  1. Baixo estímulo à industrialização

A industrialização é um fator decisivo para melhorar e otimizar a produtividade, mas, para isso, os custos de produtos industrializados da construção civil não podem ter os seus preços inflados com impostos mais altos que as outras atividades. 

Materiais básicos destinados a atividades com o uso intensivo de mão de obra, como aço para concreto e cimento, foram incentivados e se beneficiaram muito com as reduções e isenções de impostos. 

  1. Baixa eficiência em logística

Uma das grandes responsáveis pela baixa produtividade na construção civil é a falta de logística, que desempenha um papel fundamental para o setor. O Brasil é o 65° em um ranking com 165 outros países sobre eficiência em logística, atrás de países como México, Índia, Argentina e Turquia, indica um estudo feito pela FGV. 

Fonte: FGV/ Banco Mundial

Quando a incorporadora ou construtora começa a crescer, encara uma complexidade cada vez maior em relação à gestão dos seus fornecedores e prestadores de serviço. Já estes, também dependem de uma rede de fornecedores que sofrem com a falta de logística para o transporte e o armazenamento de materiais, equipamentos e maquinários. 

Então, mesmo com materiais modernos ou equipamentos de ponto, uma empresa acaba prejudicada por erros na logística e perde produtividade. 

Leia também:

Cadeia logística da construção civil: os 7 conceitos fundamentais

  1. Guerra fiscal dos estados

Na questão tributária, a guerra fiscal que existe entre os estados brasileiros afeta muito a competitividade do setor. Esse é um fator que provoca riscos e gastos excessivos nas empresas de instalações das plantas e centros de distribuição nos locais em que há mais vantagens fiscais. 

  1. Produtos e equipamentos com defeitos

Muitas vezes, na hora de escolher quais são os melhores equipamentos, as construtoras ou incorporadoras podem contratar empresas que mandam os maquinários com algum defeito ou de baixa qualidade. Por isso, é fundamental prestar atenção no que os outros clientes falam e até avaliar os equipamentos na hora em que eles chegam nos canteiros. 

  1. Condições climáticas desfavoráveis

Chuvas ou temperaturas muito elevadas podem atrapalhar muito a produtividade dentro de um canteiro de obras. Não há nada que possa impedir esses eventos naturais, mas é possível adotar algumas medidas preventivas, evitando atraso na entrega. 

Isso pode ser facilitado pelo fato de que a meteorologia já consegue atingir altos níveis de precisão, que ultrapassam os 90% nas previsões para períodos mais curtos de tempo. 

Porém, surgiu um complicador: as mudanças climáticas, aquelas observadas em ciclos mais longos de anos ou até décadas. Elas vêm na forma de eventos que antes não eram muito comuns em épocas, como ventos e tempestades repentinas. 

Locais com as temperaturas mais elevadas, podem acabar sofrendo com temperaturas ainda mais altas, com efeitos na saúde e na produtividade da mão de obra no canteiro, assim como afetar os materiais e insumos. Tudo isso exige uma adaptação e muito planejamento para as empresas, frente a mais uma pressão externa sobre a produção da construção.

Quer saber mais sobre como melhorar a produtividade na construção civil?

Para descobrir outros fatores que podem prejudicar a produtividade na construção civil e como é possível evitá-los ou resolvê-los, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitos conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes do setor.

Aproveite para seguir o Instagram do Obra Prima, nossa conta é cheia de novidades e muitas dicas valiosas para as construtoras e outras empresas da construção civil. 

Não deixe também de acompanhar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, temos muitas conversas interessantes e fundamentais para quem trabalha ou tem interesse no setor, clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

7 fatores externos que atrapalham a produtividade na construção civil

Aumentar a produtividade na construção civil é um desafio para muitas construtoras. Descubra quais os fatores externos que estão prejudicando a sua empresa de crescer!
produtividade na construção civil
produtividade na construção civil

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.