Pesquisar

6 formas de garantir a segurança no canteiro de obras

Descubra 6 formas de garantir a segurança no canteiro de obras nos seus projetos e contribuir para a diminuição das estatísticas de acidentes!
6 formas de garantir a segurança no canteiro de obras
6 formas de garantir a segurança no canteiro de obras

Descubra formas de garantir a segurança no canteiro de obras nos seus projetos e contribuir para a diminuição das estatísticas de acidentes! 

A construção civil é um setor com serviços perigosos em várias etapas e de diferentes naturezas, isso se reflete nos números muito altos de acidentes. As ameaças aparecem desde quedas e choques, até lesões por esforços repetitivos (LER). 

Por isso, é importante conhecer os riscos para implementar medidas para garantir a segurança e proteção para os colaboradores, fornecedores e clientes da sua empresa. 

Prevenir acidentes, cumprir as normas regulamentadoras e fazer manutenções preventivas dos equipamentos são apenas algumas ações para garantir a segurança nos canteiros de obras. A responsabilidade por diminuir essas situações é responsabilidade de todos os presentes, confira aqui as melhores práticas de gestão para evitar problemas no projeto e assegurar um local de trabalho mais salubre e seguro. 

De acordo com levantamento feito em 2015, o setor da construção civil é o quinto com mais casos de acidentes de trabalho no Brasil, em números, cerca de 450 profissionais perdem a vida por ano por falta de segurança adequada ou falhas no canteiro de obras. 

Então, é importante prestar atenção e incentivar a prevenção de acidentes nos canteiros de obras para diminuir as estatísticas.

A importância da segurança nos canteiros de obras

Todas as atividades referentes a esse processo são muito importantes para o projeto de edificação. Prezar pelo bem-estar e pela saúde dos colaboradores envolvidos no projeto não é somente uma obrigação da construtora, como também traz inúmeras vantagens para o ambiente e para os resultados da empresa. 

Entre os benefícios que podemos destacar, a gestão eficaz da segurança gera aumento da produtividade, qualidade das entregas, redução de doenças e acidentes ocupacionais, aprovações legais e economia de recursos

E, embora cada construção seja única, existem alguns riscos em comum causados pela falta de atenção na segurança, como a perda de desempenho, atrasos no cronograma, multas, indenizações e embargos do projeto. 

Além disso, os processos inseguros causam uma má impressão e geram prejuízo para a imagem da empresa no mercado. Afinal, a preocupação com os colaboradores também reflete a qualidade e segurança no final da obra. 

Principais riscos no canteiro de obras 

Cada construção é única, com as suas peculiaridades e serviços diferentes. Não só isso, mas um canteiro de obras conta com diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo, que podem oferecer vários tipos de riscos. São muitos maquinários, equipamentos e materiais usados, além de situações insalubres e com periculosidade, como trabalhos com eletricidade ou nas alturas. 

Por isso, para garantir a segurança no canteiro de obras, é necessário analisar as ameaças para cada etapa específica. Mas, existem alguns problemas que são mais comuns, como já citamos anteriormente, como a falta de organização e a não aplicação das recomendações propostas pelas normas de proteção. 

Existem ainda alguns gargalos que provêm da falta de atenção dos colaboradores no momento da realização do serviço, ou dos coordenadores na hora de planejar as atividades. Por último, podemos citar também os riscos causados pelo mau uso ou falta de EPIs e EPCs.  

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

6 dicas para garantir a segurança no canteiro de obras

Para minimizar os perigos, é possível colocar em prática algumas medidas preventivas e técnicas de administração, confira a seguir as dicas que garantem maior segurança e proteção nos seus projetos: 

  1. Coloque a segurança em primeiro lugar;
  2. Garanta o uso de EPIs e EPCs;
  3. Siga as normas regulamentadoras;
  4. Realize manutenções preventivas;
  5. Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado;
  6. Conte com o apoio de especialistas em segurança do trabalho. 

Agora que você já sabe quais são as dicas, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe a seguir no texto: 

1.Coloque a segurança em primeiro lugar

Treinamentos e conscientização. Essas devem ser as prioridades para todo e qualquer profissional que visa à edificação, independentemente do tempo de permanência no local ou da função realizada. 

As pessoas envolvidas precisam receber orientações concisas e transparentes em relação a adoção de rotinas de segurança, práticas adequadas, operação de maquinário, uso de equipamentos obrigatórios e procedimentos em situações de emergência. 

Essas ações exigem planejamento para assegurar resultados eficientes. Responda às dúvidas dos envolvidos, se mantenha atualizado sobre alterações nas leis e diretrizes. E também é fundamental oferecer capacitações periódicas, criar um canal de comunicação aberto e simplificar a troca de informações. 

2. Garanta o uso de EPIs e EPCs

Muitos serviços feitos na construção civil oferecem ameaças aos trabalhadores. Por isso, o uso de EPCs e EPIs é obrigatório para garantir a segurança de todos os presentes no canteiro de obras. 

Portanto, disponibilize os equipamentos de proteção em perfeito estado para os seus colaboradores contratados e terceirizados. A informação em relação à utilização correta desses materiais, assim como um documento que ateste o seu recebimento, são etapas que não podem ser deixadas de lado. 

Mantenha também um estoque sobressalente com os principais itens. Principalmente aqueles que podem apresentar avarias, quebras ou perdas com maior frequência. 

3. Siga as normas regulamentadoras

Existe uma grande quantidade de diretrizes e normas técnicas que jamais podem ser ignoradas na rotina do setor. Por isso, você precisa estar atento a essas normas, como a NR 18 ou NR 35 dão de orientações, essas são apenas duas de muitas outras NRs importantes. 

4. Realize manutenções preventivas

Mantenha ferramentas, equipamentos e estruturas em perfeito estado de funcionamento através de manutenções preventivas regulares. Isso vai diminuir o risco de acidentes provocados por falhas mecânicas. 

5. Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Um canteiro de obras limpo e organizado melhora a segurança, aumenta a eficiência do trabalho e reduz o risco de tropeços e quedas. 

6. Conte com o apoio de especialistas em segurança do trabalho 

Consulte ou contrate um especialista em segurança do trabalho para fazer auditorias, avaliações de risco e oferecer orientações especializadas. Isso pode ajudar a encontrar áreas de melhoria e a garantir que todas as medidas de segurança sejam seguidas corretamente. 

Dica Extra: conte com o apoio da tecnologia 

A tecnologia pode ser uma grande aliada na prevenção de acidentes nos canteiros de obras. Os softwares especializados ajudam a melhorar a gestão de segurança e garantem que está tudo saindo conforme o planejado. 

Então, se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando dicas. Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.