Menu

6 benefícios na padronização do diário de obra na construção civil

Amanda Gregio

Compartilhe nosso conteúdo

O Relatório Diário de Obra (RDO) é uma ferramenta fundamental para se realizar um bom acompanhamento da construção. Esse documento ajuda a ficar por dentro da evolução das tarefas, fazer os registros das ocorrências, monitorar e direcionar as atividades e controlar os prazos e os resultados do trabalho feito. 

Fazer a documentação neste relatório de maneira padronizada é uma prática essencial para otimizar o processo e facilitar o entendimento de todos. Assim, todo mundo que tem acesso consegue registrar, compreender e acompanhar as atualizações disponíveis. 

O que é o Relatório Diário de Obra (RDO) e qual a sua relevância?

O Relatório Diário de Obra, conhecido como RDO, Registro de Obra ou apenas Diário de Obra, é o documento e o registro usado na rotina das atividades de um projeto da construção civil. Antes, essa tarefa exigia a utilização de papéis, plantas, checklists impressos, o que acarretava em informações erradas, atrasadas ou duvidosas. 

Esse controle é muito importante e transmite mais profissionalismo, transparência e comprometimento para o seu investidor ou para o seu cliente. Além disso, essa ferramenta pode contribuir para o resultado final do projeto, principalmente no quesito de melhoria da alocação e do controle de recursos de mão de obra e insumos. 

Com a evolução da tecnologia na construção civil, o que era basicamente manual tornou-se digital. Assim, o RDO virou uma solução automatizada para as empresas e prestadores de serviço da área. Muito mais prático e eficiente. 

O intuito do Relatório Diário de Obra é relatar, detalhadamente, todas as ocorrências no dia a dia dentro do período da construção, de maneira a destacar tudo o que foi realizado, gasto ou previsto por setor, etapa ou colaborador. 

Então, o documento precisa ser devidamente preenchido para que ele possa cumprir a sua função. Quando reunimos todos os dados do RDO, é possível ver a sua grande utilidade em relação à gestão de obras

Por meio dessa ferramenta é possível exercer o gerenciamento de maneira muito mais eficiente, o que torna o controle de prazo, recursos e pessoas mais apurado. 

Desafios e inconsistências da falta de padronização do RDO

Ao realizar o registro do RDO é importante estabelecer um padrão. Assim, todos serão capazes de entender e isso vai garantir que todas as informações necessárias estarão disponíveis. 

Sem a padronização fica difícil de conferir se o registro está completo com todos os dados e as atualizações para apresentar para o cliente, para realizar o acompanhamento e até para se proteger em casos de problemas legais. 

Por isso, é fundamental estabelecer um padrão para agilizar e simplificar essa tarefa, assim como para facilitar a interpretação dos dados disponíveis neste documento, acompanhe a seguir: 

  1. Preencha o diário no mesmo dia

Nunca deixe o preenchimento para o dia seguinte, porque a memória pode falhar e você pode acabar esquecendo informações e acontecimentos importantes do processo. Coloque a tarefa de preenchimento do RDO como obrigatório para o seu dia e não deixe de cumprir. 

  1. Registre acidentes de trabalho

Descreva o acidente com clareza, especificando quais foram as consequências do acontecimento para o andamento da obra. Se possível, identifique e documente as formas de mitigação, para que a ocorrência não se repita no futuro. 

  1. Arquive os registros com cuidado

É primordial fazer o arquivamento dos diários em uma pasta com divisão cronológica, para que seja mais fácil encontrá-lo depois. Uma sugestão é manter esses registros no formato digital, armazenado na nuvem.  

  1. Use um modelo pronto

Para facilitar e agilizar o trabalho, use uma planilha pronta para o seu relatório diário de obra. O modelo do Obra Prima é completo e muito fácil de usar, clique na imagem abaixo e faça o download gratuito: 

Banner 3: RDO

6 benefícios da padronização do registro diário de obra 

Como já dissemos, a padronização do diário de obra é muito importante, entre os benefícios podemos destacar: 

  1. Facilidade de comunicação;
  2. Consistência de registro;
  3. Clareza nas informações;
  4. Uniformidade de formatos e conteúdos registrados;
  5. Melhoria na comunicação com stakeholders e times;
  6. Facilidade na tomada de decisões mais assertivas.  

Então agora que você conhece os benefícios, vamos entender mais profundamente cada um deles, acompanhe a seguir: 

  1. Facilidade de comunicação

Quando o registro é feito de maneira padronizada, fica muito mais fácil compreender e se comunicar com os outros envolvidos por meio desse documento. 

  1. Consistência de registro

Ao fazer o registro padronizado no RDO é possível ter consistência no registro das informações contidas no documento. Ou seja, na hora de fazer as anotações, você já sabe o que precisa conter e como inserir, sem deixar nada de fora. Além disso, quando for buscar os dados, fica mais fácil de encontrar o que precisa. 

  1. Clareza nas informações

Esse registro padronizado permite uma maior clareza nas informações. Afinal, as anotações serão parecidas, isso facilita a compreensão de todos. 

A padronização de dados também agiliza a sua análise, permitindo uma compreensão mais rápida do progresso da obra. 

Além disso, é importante estabelecer como diretriz uma comunicação objetiva neste documento. 

  1. Uniformidade de formatos e conteúdos registrados

Não só padronizar as informações, mas também é importante estabelecer modelos de formatos e conteúdos registrados no seu RDO. 

  1. Melhoria na comunicação com stakeholders e times

Quando todos conseguem compreender o que está registrado, a comunicação entre a sua empresa, os stakeholders e os times fica muito mais fácil, ou seja, melhor.

  1. Facilidade na tomada de decisões mais assertivas

Ao ter uma padronização no registro, fica mais simples tomar decisões mais assertivas para lidar com imprevistos do dia a dia. Afinal, você terá todas as informações disponíveis e atualizadas. 

Torne a gestão dos seus projetos na sua empresa mais eficiente!

Todos esses aspectos e o uso dessa ferramenta indispensável tornam a gestão dos projetos muito mais eficiente! Então, coloque em prática na sua construtora. 

Para mais conteúdos e dicas, acesse o nosso blog e siga o Obra Prima no Instagram, lá estamos sempre compartilhando novidades do universo da construção civil.

Pesquisar matéria

Quer transformar sua gestão de obras?

Experimente o sistema Obra Prima!

Matérias relacionadas

6 benefícios na padronização do diário de obra na construção civil

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.