Pesquisar

Mais 5 tendências da construção civil para 2023

Em meio a muitas previsões promissoras para a indústria, as tendências da construção civil para o próximo ano já começaram a aparecer.

Descubra quais são as principais tendências da construção civil para 2023!

Nos últimos cinco anos o mercado da construção civil tem se movimentado na direção da inovação. Esse setor que antes era mais engessado e resistente a mudanças, começou a de fato se atualizar. Neste período muitas tecnologias apareceram e foram realmente usadas dentro das obras. 

Agora, as principais tendências de inovação na construção civil estão relacionadas principalmente à utilização de tecnologia e ao meio ambiente, assim como à busca de qualidade de vida tanto do time quanto das pessoas que irão usufruir do edifício construído. 

Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), no cenário econômico o PIB do setor aumentou de 2,5% para 4% em 2021. 91% dos executivos do setor da Engenharia e a Construção observaram um cenário positivo no ano de 2022, apesar do baixo crescimento e dos desafios enfrentados por causa do impacto provocado pela pandemia do COVID-19. 

Para o ano de 2023, se espera que o mercado reaqueça novamente e traga bons frutos para o setor de incorporação junto com os avanços da tecnologia. Devido a alta competitividade e das instabilidades do mercado, é fundamental que as empresas busquem otimizar os seus processos para impactar positivamente a qualidade e a produtividade das suas obras. 

Confira aqui as principais tendências da construção civil para 2023 que vão te ajudar nesta tarefa de melhorar os processos dentro da sua empresa. 

5 tendências da construção civil para 2023 que você não pode perder

Estar por dentro das tendências é fundamental para se manter competitivo em um mercado com tantos concorrentes, afinal, você não quer ficar para trás. Por isso, separamos a seguir algumas tendências da construção civil para 2023 para que você possa acompanhar: 

  1. Cidades Inteligentes;
  2. Drones;
  3. Realidade Aumentada;
  4. Sustentabilidade;
  5. Software de gestão de obras

Entenda um pouco mais cada uma delas:

  1. Cidades Inteligentes

Smart cities, ou cidades inteligentes, são formadas por construções tecnológicas e sustentáveis que buscam otimizar recursos naturais e energia. Essas inovações têm um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, seja no uso de espaços comuns da cidade, transportes, consumo, entre muitos outros.

Um aspecto importante dessas cidades é a conectividade. Com a revolução do 5G, o potencial de ofertas de hotspots de internet gratuita, transmissão de dados, controle de câmeras de segurança e toda a estrutura tecnológica da cidade se torna mais eficiente e rápida.

  1. Drones

Já existe uma infinidade de usos para os drones, mas esses instrumentos estão ganhando cada vez mais espaço na construção civil. 

Além de conseguir filmar a obra para produção de conteúdo de divulgação, essa tecnologia possibilita a análise termográfica de revestimentos, encontrar sinais de desgaste na construção, visualizar o mapeamento 3D das construções e até ajudar na gestão do canteiro de obras. 

Sem mencionar a velocidade e segurança, que os torna versáteis e podem evitar a necessidade de mandar um colaborador a lugares muito altos, reduzindo os riscos. 

Leia também: 

Drones na construção civil: para que servem e como utilizar essa tecnologia nas obras?

  1. Realidade Aumentada

Essa é uma das mais interessantes tecnologias revolucionárias no mercado da construção civil e imobiliário. Promovendo a interação entre o virtual e o real, engenheiros, arquitetos e outros profissionais envolvidos no setor, podem projetar a realidade de um edifício para os seus clientes e dar uma nova dimensão aos modelos criados em seus computadores. 

Para uma obra, ela é útil para notar possíveis incompatibilidades geométricas entre o digital e o real, possibilitando que o planejamento seja mais preciso e assertivo. 

  1. Sustentabilidade

É papel de toda construtora buscar o desenvolvimento sustentável em 2023. Com certeza, todo projeto que vise a redução de danos ao meio ambiente e incentive a otimização de processos ao longo da utilização rotineira do empreendimento será bem-visto e terá um diferencial no mercado. 

Isso parte da escolha da matéria-prima usada na obra em todos os detalhes, até o final do processo, na escolha de como será feito o descarte dos entulhos e resíduos. 

Outra tendência que está aparecendo em 2023 são as casas pré-fabricadas, que, por meio de seus processos, diminuem os custos, mão de obra e também logística, além de se tornar uma tendência sustentável. 

Leia também: 

Sustentabilidade na construção civil: 6 exemplos de obras sustentáveis

  1. Software de gestão de obras

Por fim, o software de gestão de obras. Hoje, muitas empresas e profissionais do setor da construção civil conseguem fazer a gestão de projetos de maneira eficiente e obter ótimos resultados. Tudo isso é possível graças à evolução tecnológica e ao desenvolvimento de softwares especializados para essa área de atuação do mercado. 

Essas ferramentas possibilitam um controle total de seu projeto em um sistema voltado para as necessidades da construção civil. Elas englobam desde a gestão de compras e a manutenção do seu catálogo de materiais até o acompanhamento geral do orçamento e da rotina na obra. 

Contratar um software de gestão de obras específico para a construção civil garante o aumento e a melhoria da produtividade, redução de custos e desperdícios e otimização das tarefas. Além disso, ele ajuda a cumprir os orçamentos e os cronogramas e, sem dúvidas, proporciona uma experiência melhor para o cliente final. 

Quer conhecer um software de gestão de obras perfeito para pequenas e médias construtoras que estão buscando o crescimento e o desenvolvimento no mercado? Marque uma demonstração gratuita e sem compromisso para descobrir todas as vantagens, funcionalidades e diferenciais do Obra Prima. Clique na imagem abaixo: 

Tendência da construção civil para 2023 extra!

Separamos mais uma tendência da construção civil para 2023: o Obra Play! Essa é a plataforma que vai fortalecer e conectar todos os players do mercado. Nela é possível solicitar orçamentos, candidatar-se a vagas, encontrar fornecedores e os melhores profissionais do mercado. Tudo isso em um só lugar. Saiba mais aqui >>

O Obra Play é uma startup do Obra Prima, e investir em um software de gestão de obras vai fazer toda a diferença para a vida financeira da sua empresa no ano que vem! Chega de perder dinheiro, venha ver a sua construtora dando o primeiro passo para se tornar um grande sucesso. 

Para mais conteúdos exclusivos sobre os principais temas da construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram. Estamos sempre compartilhando novidades e falando sobre muitos assuntos relevantes. 

Aproveite também para escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast! Clique na imagem abaixo e dê o play:

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.