Pesquisar

5 erros no planejamento de obras que podem ser corrigidos com tecnologia

Descubra como a tecnologia pode corrigir erros no planejamento de obras. Aumente agora a eficiência e qualidade do seu projeto.
5 erros no planejamento de obras que podem ser corrigidos com tecnologia
5 erros no planejamento de obras que podem ser corrigidos com tecnologia

Descubra como a tecnologia pode resolver vários erros no planejamento de obras! Conheça as soluções digitais disponíveis no mercado e os seus benefícios. 

Primeiramente, o planejamento de obras é uma etapa fundamental na construção civil, o problema é que é muito comum ocorrerem erros nesse processo. Esses equívocos podem causar atrasos na entrega, custos extras e até falhas estruturais. Felizmente, com o avanço da tecnologia, já existem soluções digitais que podem ajudar a evitar essas consequências negativas e tornar o planejamento dos seus projetos mais eficientes e precisos. 

Pensando nisso, trouxemos aqui cinco erros no planejamento de obras que podem ser evitados e corrigidos com a tecnologia. Acompanhe no texto. 

5 erros no planejamento de obras que podem ser evitados com o uso da tecnologia

A tarefa de planejar uma obra é complexa e detalhada, ela exige analisar dados e realizar cálculos, considerar riscos e tomar muitas decisões. Por isso, o planejamento de obra é indispensável para determinar tempo, custo e uso dos recursos, na busca pelos melhores resultados possíveis. 

O tempo dedicado ao planejamento reflete no cumprimento de prazos, economia e diminuição da necessidade de adaptações depois da construção do empreendimento. 

A boa notícia é que hoje já existem diversas ferramentas mais eficientes que a prancheta e programas de desenho no computador, como os softwares especializados para o controle de cronograma e realização das construções que agilizam e facilitam muito o processo.

Além disso, com o auxílio da tecnologia, o engenheiro ganha mais velocidade no planejamento e realização dos projetos, flexibilidade no controle do seu desenvolvimento e também um acompanhamento mais preciso em relação a tudo que está acontecendo. 

Então, conheça agora os erros no planejamento de obras que podem ser evitados com o uso dessas ferramentas. 

  1. Falta de planejamento financeiro;
  2. Desorganização na gestão de materiais;
  3. Descontrole em relação a mão de obra;
  4. Cronograma falho;
  5. Não realizar a gestão dos fornecedores. 

Agora que você sabe quais são os erros, descubra como a tecnologia pode evitar que eles aconteçam, acompanhe a seguir: 

1. Falta de planejamento financeiro

Um dos elementos mais importantes para o sucesso de um projeto é um bom planejamento financeiro. Se você desenvolver com pouca atenção e cuidado, a entrega e os resultados serão pouco satisfatórios. 

O ideal é que seja feito com tempo e de maneira estratégica, por profissionais que entendam do mercado e das suas tendências, assim como das normas e regulamentações. Além disso, é necessário identificar as necessidades do cliente e determinar um plano para que elas sejam atendidas da melhor forma possível. 

A tecnologia torna esse processo mais simples, preciso e fácil de acompanhar, afinal, muitos softwares contam com atualizações automáticas e ferramentas que vão agilizar e otimizar diversas tarefas, evitando erros e prejuízos.

2. Desorganização na gestão de materiais

O controle e organização dos materiais e insumos é parte fundamental do planejamento e execução de uma obra. Por isso, se a sua empresa não der a atenção necessária para essa atividade, provavelmente vai acabar desperdiçando dinheiro e perdendo tempo. 

Com um software de gestão, você tem mais controle do seu estoque e consegue ver em tempo real o que há e o que não há disponível, evitando compras emergenciais, falta de material e paralisação, entre outros problemas. 

3. Descontrole em relação a mão de obra

A mão de obra é parte essencial do projeto. Então, certificar-se de que ela está realizando o trabalho com eficiência e dentro do prazo é muito importante para o sucesso da sua construção. 

Algumas ferramentas disponibilizam maneiras de acompanhar o desenvolvimento, além de controlar o que cada um está fazendo e tomar decisões mais assertivas e velozes em relação a alocação da mão de obra. Esse é o caso do Relatório Diário de Obras, com ele, você conseguir se manter por dentro de tudo o que acontece e atualizar o seu cliente, Clique aqui e faça o download do modelo

4. Cronograma falho

Outro elemento que determina o sucesso ou fracasso de um projeto é o cronograma. Muitas vezes, comete-se o erro de estipular um planejamento que não representa o tempo necessário para realizar a obra.

Essa prática afeta a percepção do cliente e, geralmente, tem consequências no orçamento de um projeto, quando o prazo é menor do que o necessário. 

É necessário realizar esse processo de maneira estratégica, levando em consideração as necessidades reais do projeto, as exigências do cliente e do local da construção. Além disso, devemos considerar o tamanho da equipe e sua produtividade, bem como a logística para receber equipamentos e insumos.

Com uma solução tecnológica, realizar esse planejamento pode levar muito menos tempo e ser bem mais preciso. O software de gestão de obras ajuda na realização do seu cronograma.

Para baixar um modelo de cronograma de obras gratuito, clique aqui e comece a usar!

5. Não realizar a gestão dos fornecedores

Fazer a gestão dos fornecedores de maneira eficiente é uma prática fundamental para o sucesso dos seus projetos. Além de escolher os melhores parceiros, é importante acompanhar o trabalho e a entrega, avaliando se eles atendem o que foi combinado no contrato.

Isso é essencial porque as falhas dos fornecedores, como entregas erradas ou atrasadas, geram prejuízos para a construção e impactam de maneira negativa o cumprimento do cronograma, uso do orçamento e finalização do projeto.

Dessa forma, é importante acompanhar de perto as entregas de cada parceiro e contratar empresas de confiança e referência no mercado. 

As ferramentas tecnológicas podem ajudar nesse sentido porque além de disponibilizar o histórico de pedidos e serviços, também auxilia na hora de realizar pedidos, controlar datas e muito mais. Tudo isso vai evitar atrasos e imprevistos. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Aplique no seu negócio!

A tecnologia tem um papel fundamental no planejamento de obras, isso é inegável para as pequenas e médias construtoras que desejam crescer e ter sucesso em um mercado tão competitivo quanto o da construção civil. 

Nessa etapa do planejamento de obras, é muito importante evitar erros e imprevistos. As empresas podem se beneficiar das grandes aliadas que são os softwares de gestão, soluções de automação de processo e outras ferramentas digitais. Essas ferramentas tornam as tarefas mais eficientes, diminuem custos e garantem a qualidade do projeto, fazendo com que a empresa se torne um grande sucesso.

Por isso, é fundamental que os profissionais do setor estejam sempre atualizados em relação às tecnologias disponíveis e como elas podem otimizar as atividades. Se você gostou dessas dicas, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitos textos como este. 

Siga também o Obra Prima no Instagram para mais conteúdos que vão te ajudar no dia a dia da construção civil!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.