Pesquisar

5 práticas que melhoram a saúde financeira na construção civil

Confira aqui as melhores práticas para melhorar a saúde financeira na construção civil!
5 práticas que melhoram a saúde financeira na construção civil
5 práticas que melhoram a saúde financeira na construção civil

Confira aqui as melhores práticas para melhorar a saúde financeira na construção civil! 

Melhorar a saúde financeira dos empreendimentos no geral é uma tarefa que exige atenção e organização do gestor. Pensando nisso, trouxemos aqui cinco práticas que vão desde o planejamento, passando pela realização até a melhoria constante e contínua desse processo nos seus projetos. 

Embora fazer a gestão financeira seja primordial, muitos administradores da construção civil não dão a atenção necessária para esta prática. Isso faz com que haja uma maior exposição no fluxo de caixa das obras e, consequentemente, da empresa.

Mas, antes de partir para as dicas e práticas, vamos entender o que é saúde financeira na construção civil e o motivo pelo qual ela é tão importante.

O que é saúde financeira?

Em termos gerais, podemos dizer que a saúde financeira é um indicativo do futuro. Pode até parecer estranho, mas ela diz muito sobre o que vai acontecer com a sua empresa, não apenas em um curto período, mas a longo prazo. 

A saúde financeira trata do estado da organização, naquelas que o controle das finanças é muito bem feito se torna possível concretizar objetivos a curto, médio e longo prazo. Já nas empresas que esse controle não é tão efetivo, fica mais complicado. Portanto, para conseguir ter sucesso e desenvolvimento no mercado é fundamental prestar atenção neste aspecto.

Em especial agora que o setor está em crescimento e você precisa acompanhar para não ficar para trás. Vamos então para as práticas que melhoram a saúde financeira na construção civil. 

5 práticas que vão potencializar a saúde financeira na sua empresa

Agora que você já entendeu o que é a saúde financeira na construção civil e qual é a sua importância neste mercado tão competitivo, conheça as práticas: 

  1. Planejamento financeiro;
  2. Controle de fluxo de caixa;
  3. Controle de estoque;
  4. Melhoria contínua e prevenção;
  5. Tecnologia de gestão.

Essas cinco práticas são fundamentais para melhorar a saúde financeira dentro da sua empresa. Vamos nos aprofundar mais em cada uma delas, acompanhe:

  1. Planejamento financeiro

Para que os seus empreendimentos cresçam e se destaquem no mercado, é fundamental que você saiba onde deseja que ele chegue. Isso quer dizer que é necessário levantar e tornar clara a missão e o objetivo. 

Um bom planejamento estratégico conta com os seguintes elementos: 

  • missão, valores e visão;
  • propósito de investimentos;
  • crescimento de produção estratégica;
  • procura por bons fornecedores;
  • previsão de faturamento e gastos;
  • Melhoria contínua dos processos. 

Ao longo da elaboração deste plano, é essencial que sejam considerados prazos e números realistas e bem definidos. Ao agir dessa maneira, você cria metas tangíveis que levarão a sua empresa ao crescimento e desenvolvimento. 

  1. Controle de fluxo de caixa

É indispensável fazer uma boa gestão do fluxo de caixa para manter a sua empresa competitiva e lucrativa no mercado. Ou seja, toda a movimentação de dinheiro precisa ser registrada. Para você saber exatamente onde seu capital está sendo gasto. 

Esse processo precisa ser realizado com cuidado, apropriando de maneira correta os recebimentos e os pagamentos, assim como as datas que cada um será feito. Levante e avalie sempre os custos fixos: 

Em relação às despesas variáveis, estime um valor para supri-las, levando em conta os últimos três meses de lançamento. 

  1. Controle de estoque

Claro que essa dica só vale se a sua empresa tiver um estoque. 

Realizar o controle de estoque de forma eficiente aumenta o lucro e diminui os gastos desnecessários. Isso porque, se houver uma boa gestão, sua obra reduz problemas com insumos em excesso, insuficientes ou até fora do prazo de validade. 

Dessa maneira, o responsável pela obra tem mais tempo e recursos para se dedicar a outras tarefas do projeto. Assim, leve em consideração as demandas e características de cada construção para suprir da forma mais eficiente, realizando uma alocação de recursos otimizada. 

  1. Melhoria contínua e prevenção 

Ao chegar nesta etapa, você já conta com uma ótima maturidade de gestão financeira. Afinal, todos os dados estão nas suas mãos com clareza e precisão. O que vai prevenir riscos e potencializar os resultados dos seus projetos. 

Outro método que pode ser usado como prevenção é a gestão de risco de cada empresa. Ela consiste em analisar quantitativa e qualitativamente os riscos de cada projeto que será feito. Dessa forma, é possível prever problemas que podem aparecer e trabalhar para que eles sejam evitados. 

Isso precisa ser realizado de maneira contínua. Após a avaliação dos resultados, serão detectados pontos de melhoria que podem ser colocados em prática. Um desperdício de dinheiro hoje que pode vir a desencadear uma série de outros problemas. Ou seja, é fundamental conseguir prevenir e procurar soluções constantemente.   

  1. Tecnologias de gestão

E, a última prática para você que busca melhorar a saúde financeira da sua construtora é investir em novas ferramentas e tecnologias. Os softwares de gestão de obras auxiliam na rotina dos empresários e da sua equipe, tanto no escritório quanto no canteiro de obras.

Este tipo de ferramenta oferece diversos recursos, como: 

  • controle de pagamentos e recebimentos;
  • controle de obras;
  • catálogo de insumos e materiais;
  • compras (ordens e cotação);
  • gestão de fluxo de caixa;
  • integração com a base de dados.

Dessa maneira, o sistema simplifica o gerenciamento das finanças de qualquer lugar, remotamente, além de manter o foco em atingir os resultados estratégicos. Possibilitando a melhoria dos resultados continuamente, além de economizar tempo com tarefas operacionais, destacando-se no mercado. 

A ferramenta ideal para resolver todos esses problemas e ajudar na saúde financeira da sua empresa é o software de gestão de obras do Obra Prima! Conheça um pouco mais sobre o nosso sistema. 

Obra Prima: a ferramenta que você precisa conhecer

O Obra Prima é um software de gestão de obras ideal para as pequenas e médias construtoras que buscam ter mais controle dos seus projetos para ter mais sucesso e desenvolvimento no mercado. 

O sistema ideal é muito mais do que apenas uma ferramenta que vai te ajudar no dia a dia da construção civil, apesar de já ser um auxílio muito bem-vindo e válido. O software pode ser a porta de entrada para a guinada no crescimento da sua construtora ou negócio da construção civil.

Para conhecer todas as vantagens e funcionalidades, clique na imagem abaixo, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso e descubra como o Obra Prima vai transformar a realidade da sua saúde financeira na construção civil.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no setor, acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando novidades e muitos conteúdos relevantes. Siga também o Obra Prima no Instagram e não deixe de ouvir o nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.