Pesquisar

5 dicas importantes para criar um bom modelo de cronograma de obras

Conheça as dicas mais importantes e crie um bom modelo de cronograma de obras para os seus projetos!
5 dicas importantes para criar um bom modelo de cronograma de obras
5 dicas importantes para criar um bom modelo de cronograma de obras

Conheça as dicas mais importantes e crie um bom modelo de cronograma de obras para os seus projetos!

Elaborar um cronograma de obras eficiente que realmente leve em consideração todas as nuances de um projeto, como possíveis atrasos, tempo de entrega de cada uma das etapas, possíveis contratempos é fundamental para o sucesso das suas construções e, consequentemente, da sua construtora! Esse documento pode ser o calcanhar de Aquiles das obras caso ele não seja bem feito. 

A importância de um modelo de cronograma de obras

Já aconteceu de usar uma planilha de cronograma de obras antiga, acabar se confundindo inteiro e perdendo prazos? Isso é mais comum do que você imagina.É nesse momento que o modelo de cronograma de obras mostra a sua importância. 

Entre as principais vantagens podemos citar o melhor controle de prazos e gerenciamento dos materiais e insumos da obra, por meio da redução de erros e, consequentemente, desperdícios. 

Tudo isso devido ao acompanhamento da construção, que é melhor realizado com o uso do cronograma. Além disso, a maior precisão e assertividade nos processos pode simplificar o acesso a recursos financeiros quando isso se tornar necessário. Assim, a programação de compras fica muito mais eficiente e o gerenciamento de riscos passa a ser mais controlado, evitando imprevistos caros. 

Como criar um modelo de cronograma de obras eficiente? 

Esse é um documento simples, que não precisa de malabarismos operacionais. A sua importância está na descrição das tarefas que devem ser executadas, a especificação dos seus custos e as datas de finalização. 

Resumidamente, o cronograma é a materialização daquilo que foi inicialmente planejado. Dessa forma, o documento precisa ser realizado seguindo uma ordem cronológica. Assim, o primeiro passo é discriminar as tarefas preliminares, depois as atividades intermediárias até chegar na fase de finalização. 

Por isso para criar o seu cronograma de obras é necessário seguir os seguintes passos:  

  • mapear e listar todas as tarefas específicas do projeto;
  • analisar cada processo e determinar os prazos;
  • considerar o prazo combinado com o comprador;
  • analisar as condições e influência do clima;
  • criar relação entre as atividades;
  • colocar em prática e monitorar o andamento do projeto. 

Agora que já conhecemos o passo a passo para criar um modelo de cronograma, vamos para as dicas: 

5 dicas para criar um bom modelo de cronograma de obras

Para você criar o modelo de cronograma perfeito, separamos aqui as dicas mais importantes, confira: 

  1. Reúna todas as informações sobre a obra;
  2. Priorize e organize as atividades;
  3. Delegue e execute as tarefas;
  4. Faça um bom controle do seu estoque;
  5. Invista em um software de gestão de obras. 

Entenda melhor cada uma dessas dicas a seguir: 

1. Reúna todas as informações sobre a obra

É importante começar listando todos os colaboradores envolvidos no projeto. Depois de ter a lista em mãos, converse com eles e pergunte quanto tempo demora para adquirir os materiais. Então, assim que tiver todas essas informações questione quanto tempo cada um demora para realizar a  sua parte. Com essas respostas você terá uma estimativa de tempo. 

Não esqueça da parte burocrática! Com isso, reúna também a lista de inspeções e requisitos necessários, porque eles mudam de acordo com o tipo de construção e materiais usados. Então, pesquise para garantir que seu projeto está em conformidade com a lei e com o que o cliente pediu. 

2. Priorize e organize as atividades

Separe o projeto em fases que vão do plano até a conclusão. Crie uma lista completa de todas as atividades que devem acontecer para entregar uma construção bem-sucedida. 

Se puder, junte o seu time para te ajudar. Lembre-se que quanto mais completa for a sua lista de tarefas, mais precisa será a sua programação. Além disso, atividades não planejadas podem atrapalhar e até atrasar o projeto. 

Não se esqueça que algumas tarefas dependem umas das outras e outras podem ser feitas ao mesmo tempo! 

Depois de ter a sua lista pronta e o mais completa possível, coloque as atividades em ordem. Portanto, encontre uma maneira de fazer a gestão que facilite a sua vida, como: 

  • dividir tarefas maiores em partes menores gerenciáveis;
  • dividir todo o projeto em marcos ou fases maiores. 

Lembrando que, um marco é um ponto do projeto que marca o final de uma grande etapa, como adicionar eletricidade ou cimentar a fundação. 

3. Delegue e execute as tarefas

Para delegar as tarefas e evitar que isso se torne uma bagunça, uma dica é usar cores para distinguir visualmente as diferentes equipes e serviços. Assim, você vai facilitar a tarefa de identificar quem está trabalhando no quê. Outro ponto importante aqui é conhecer o seu time para saber quem é o profissional mais indicado para a atividade. 

4. Faça um bom controle do seu estoque

O estoque de materiais e equipamentos é um departamento fundamental e tem influência direta no desempenho das tarefas de uma construção. Dessa forma, dê uma atenção especial para esse setor e garanta que seja gerenciado de maneira eficaz e estratégica. É importante evitar desperdícios, porém sem deixar que falte no canteiro. 

Leia também:

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! | Obra Prima

5. Invista em um software de gestão de obras

Uma das melhores estratégias para melhorar e otimizar o tempo do seu time e aumentar o controle é usando um software de gestão de obras. Trata-se de um recurso que centraliza e simplifica a tomada de decisões, fatores fundamentais para a realização de um projeto. 

Então, quando estiver pensando em como melhorar o seu cronograma de obras e todas as outras atividades que precisa fazer desde o projeto até a finalização, considere investir em um bom sistema de gerenciamento de obras. 

Além de ser um grande aliado em todas as etapas do seu projeto, existem ferramentas que disponibilizam um modelo de cronograma de obras, como é o caso do Obra Prima. Cliquena imagem abaixo, faça o download gratuito e já comece a usar: 

Conheça o Obra Prima

O Obra Prima é uma excelente ferramenta para criar e visualizar o cronograma de obras sem perder nenhum detalhe do que está acontecendo nos projetos da sua construtora. Aquela velha dificuldade de acompanhar várias construções ao mesmo tempo, que pode ser muito desesperadora, vai acabar! 

Com o software de gestão de obras do Obra Prima você terá todos os seus projetos na palma da sua mão. Quer conhecer todas as nossas vantagens e funcionalidades? Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso, clicando na imagem abaixo: 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram, estamos sempre compartilhando muitas novidades. Não perca também os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.