Pesquisar

13 razões inquestionáveis para contratar um sistema de gerenciamento de obras

Descubra as 13 razões incontestáveis para investir em um sistema de gerenciamento de obras e leve o seu empreendimento a um novo nível.
13 razões inquestionáveis para contratar um sistema de gerenciamento de obras
13 razões inquestionáveis para contratar um sistema de gerenciamento de obras

Confira aqui as razões pelas quais a sua empresa precisa investir em um sistema de gerenciamento de obras! 

A adoção de um sistema de gerenciamento de obras é fundamental para aquelas organizações e construtoras que estão buscando a automação dos processos e melhoria nos resultados. Por meio da organização e controle é possível diminuir os custos, trabalhar dentro dos prazos e ajudar na tomada de decisões mais assertivas. 

Um software de gestão para construtora é uma ferramenta primordial para otimizar os processos dentro da empresa. Isso impacta diretamente o sucesso nos projetos. 

Preparamos a seguir as razões inquestionáveis que vão acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas de porque você precisa investir em um sistema de gerenciamento de obras e como essa escolha vai influenciar positivamente os resultados. 

Esse sistema é essencial para enfrentar diversos desafios que aparecem constantemente, como a complexidade de projetos, o controle dos recursos e o cumprimento de prazos e orçamentos. 

Contrate um sistema de gerenciamento de obras

Um sistema de gestão para construtoras, ou ERP (Enterprise Resource Planning), é uma ferramenta que busca integrar em um só lugar várias áreas de uma empresa para otimizar os seus processos. Assim, por meio desse software, é possível fazer a redução dos custos e aumento da produtividade do negócio. 

Descubra quais são as vantagens e razões para contratar um sistema de gerenciamento de obras no sua construtora: 

  1. Otimização de projetos;
  2. Controle de processos;;
  3. Redução dos custos;
  4. Aumento da produtividade;
  5. Qualidade das obras;
  6. Entrega dentro do prazo;
  7. Decisões mais assertivas;
  8. Trabalho online ou na nuvem;
  9. Automatização de processos;
  10. Gerenciamento de documentos;
  11. Comunicação eficiente;
  12. Melhoria da competitividade;
  13. Maior transparência. 

Agora que você conhece as treze razões, entenda melhor cada uma delas a seguir: 

  1. Otimização de projetos

Ajuda a planejar e fazer o gerenciamento de projetos de maneira mais eficiente, otimizando a utilização de recursos, materiais e tempo.

  1. Controle de processos

Permite controlar com mais precisão as etapas de um projeto, desde o planejamento até a execução, monitorando a evolução em tempo real. E, caso aconteça algum desvio, essa ferramenta ajuda a tomar medidas corretivas. 

  1. Redução dos custos

Ajuda na identificação de áreas em que os custos podem ser reduzidos ao acompanhar o consumo de mão de obra e materiais, evitando desperdícios e otimizando a utilização de recursos financeiros. 

  1. Aumento da produtividade

Aumenta a produtividade ao automatizar as tarefas burocráticas e manuais, liberando o time para focar em atividades mais produtivas que precisam de pessoas e não podem ser feitas por softwares ou outras ferramentas. 

  1. Qualidade das obras

Facilita o controle da qualidade, assegurando que as especificações e padrões sejam atendidos em todas as fases do projeto. Isso garante a padronização e a execução mais assertiva das obras. 

  1. Entrega dentro do prazo

Quando um projeto está em atraso, o cliente fica insatisfeito, promovendo consequências ruins na reputação da empresa, além de prováveis prejuízos financeiros devido ao aumento do tempo de execução. 

Neste sentido, o acompanhamento do cronograma, através de informações e gráficos do tempo planejado e do realizado, permite ao gestor ter o controle sobre os prazos de entrega. Assim, é possível intensificar ou remanejar a mão de obra para evitar atrasos. 

  1. Decisões mais assertivas

Quando o gestor tem acesso em tempo real às informações sobre os custos e prazos, ele consegue tomar decisões mais embasadas e com maior probabilidade de acerto. 

Isso porque ele pode avaliar com cautela os dados e informações geradas pelo software de gestão de obras, e trabalhar para que os resultados fiquem dentro daquilo que é esperado. 

  1. Trabalho online ou na nuvem

A computação em nuvem é uma tendência entre os softwares de gestão de obras de todo o mundo, porque proporciona diversas vantagens na sua utilização, entre elas podemos destacar: 

  • Flexibilidade de uso em qualquer lugar com internet;
  • destarte de investimento em infraestrutura de servidores;
  • backups automáticos dos dados;
  • diminuição dos riscos de perda de informações importantes. 

Esses são alguns dos benefícios do trabalho online ou na nuvem. 

  1. Automatização de processos

A automatização de processos pode tornar a empresa mais eficiente e produtiva. Dessa forma, as vantagens se espalham entre todos os profissionais envolvidos no projeto, sejam eles engenheiros, construtores ou da operação. 

Assim, a tecnologia torna possível medir o rendimento e a qualidade na gestão de serviços e fornecedores. 

  1. Gerenciamento de documentos

Permite o armazenamento e compartilhamento seguro de documentos importantes, evitando a perda de informações relevantes. 

  1. Comunicação eficiente

Facilita a comunicação entre os membros do time, clientes, fornecedores e outras pessoas interessadas, assegurando que todos estejam atualizados e alinhados com o projeto. 

  1. Melhoria da competitividade

Empresas que usam softwares de gestão de obras geralmente têm uma grande vantagem competitiva, porque são capazes de entregar projetos com maior qualidade e eficiência. 

  1. Maior transparência 

Torna o processo de construção mais transparente, possibilitando que os clientes e as partes interessadas acompanhem a evolução da obra e a alocação dos recursos. 

Faça uma escolha estratégica para a sua empresa!

A adoção de um sistema de gerenciamento de obras em uma construtora é uma estratégia inteligente para otimizar a eficiência, diminuir os custos, aumentar a qualidade e garantir que os projetos sejam entregues dentro do prazo combinado. Além disso, contribui para a tomada de decisões mais embasadas e assertivas e uma gestão eficaz de todos os aspectos do processo da construção. 

O sistema de gerenciamento de obras é uma escolha estratégica para construtoras que procuram eficiência, qualidade e sucesso nos projetos. Para conhecer a ferramenta ideal para as pequenas e médias construtoras, arquitetos e engenheiros que buscam agilidade e dinamismo, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais, saiba mais sobre o Obra Prima! 

Nosso sistema completo de gestão de obras, nas versões App e Web, tem como propósito otimizar tempo e recursos, fazer o controle financeiro e o monitoramento em tempo real desde o começo até o fim dos seus projetos. 

O Obra Prima foi pensado e desenvolvido para eliminar as planilhas e controles de papel, conquistar mais clientes, promover a comunicação entre o construtor e o cliente, melhorar a organização financeira e ajudar a ter mais lucratividade e facilitar a cotação e as compras. Tudo isso a um custo acessível, implementação imediata e de fácil utilização. 

Para conhecer todas as funcionalidades e vantagens do nosso sistema, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos: 

Se você gostou e quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos, acompanhe o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.