Pesquisar

13 ferramentas e aplicativos para a construção civil

13 ferramentas e aplicativos para a construção civil
13 ferramentas e aplicativos para a construção civil

Descubra as ferramentas e aplicativos para a construção civil que prometem facilitar os processos e garantir maior crescimento para sua construtora.

A construção civil é um setor que vem aderindo a novas tecnologias nesses últimos anos. 

Depois de anos controlando seus processos de forma manual, as novas ferramentas estão crescendo e dominando o mercado. Ainda que seja possível organizar processos de uma construtora de forma manual, é impossível negar o papel das tecnologias em facilitar o dia a dia da empresa e do canteiro de obras

Afinal, a automatização de processos e integração de departamentos só tem vantagens a oferecer.

Com as ferramentas e aplicativos para a construção civil corretos e usados de maneira eficiente, as construtoras reduzem muitas das dores vividas na rotina cotidiana da construção civil. Conseguindo controlar prazos, fluxo de caixa, uso dos recursos e insumos, proteger e organizar documentos, entre muitas outras otimizações.

Tecnologias só têm a acrescentar, mas para que ela seja capaz de tornar a vida do responsável pela gestão mais fácil é necessário investir nas que atendem às necessidades específicas do seu negócio.

Quer conhecer as principais ferramentas e aplicativos para a construção civil que vão facilitar a sua vida e garantir competitividade e crescimento para sua construtora? 

Acompanhe o conteúdo e descubra.

Ferramentas essenciais para a construção civil: conheça os 13 principais

O crescimento de toda construtora depende de um bom controle de processos e nada melhor do que utilizar as tecnologias para a construção civil para garantir facilidade na gestão de obras e melhores resultados.

Descubra aqui como aumentar a praticidade na gestão de obras com ferramentas que podem fazer a diferença no dia a dia do seu canteiro de obras.

1. CRM

Toda construtora que deseja crescimento precisa ter ferramentas que auxiliem no contato com clientes em potencial para gerar novos contratos e garantir a entrada de verba da empresa.

Entre as principais ferramentas de relacionamento com clientes estão os aplicativos de CRM, sigla para o nome em inglês Customer Relationship Management, ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Consumidor.

Esses aplicativos são responsáveis por gerenciar todo o processo de relacionamento com clientes que a construtora deseja conquistar, desde o primeiro contato com um conteúdo de blog ou post no Instagram da construtora, até o relacionamento pós-venda.

O CRM garante a maximização de resultados e reduz a perda de vendas, sendo muito eficiente para o mercado de construção civil, em especial no setor imobiliário.

2. Chatbots

Manter o contato com os clientes e interessados na sua construtora não é tarefa fácil, especialmente se é uma pequena construtora com poucos funcionários. 

Ter alguém o tempo todo respondendo chamadas e mensagens de WhatsApp ou em redes sociais consome tempo e dinheiro.

Com os chatbots essas atividades podem ser automatizadas. 

A ferramenta simula conversas rotineiras, criando um contato automático com cara de bate papo com humanos. Os resultados são conquistados por utilizar Inteligência Artificial.

Assim, sua construtora pode criar uma coletânea de respostas padrão para as perguntas mais comuns e direcionar para a secretária ou atendente apenas questões mais específicas.

O chatbot não precisa ser utilizado apenas no contato inicial para tirar dúvidas de clientes. 

Com ferramentas mais avançadas é possível programar negociações, avisos de cobranças automáticas, emitir boletos e muitas outras funcionalidades.

3. MS Project

A gestão eficiente de projetos sempre será um diferencial na construção civil. É para isso que o MS Project existe.

Esse programa do pacote Office permite desenvolver planilhas e documentos integrados para a organização dos projetos da construção civil. Com ele é possível organizar e acompanhar prazos, uso de recursos e o financeiro de cada obra com planilhas eficientes e automatizadas que reduzem erros de cálculos.

4. Tabela SINAPI

A Tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) também é uma ferramenta vantajosa quando bem utilizada pelas construtoras.

Esse documento, criado e disponibilizado no site da Caixa Econômica Federal todos os meses, é um grande banco de dados de preços de insumos e composições de custos para as obras da construção civil. Oferecendo uma base concreta e realista dos valores do mercado de construção, é essencial para construtoras que desejam otimizar a criação de orçamentos e garantir a assertividade nos custos passados aos clientes.

Descubra como funciona a Tabela SINAPI com o blog Obra Prima.

5. Gerenciadores de projetos

Existem diversos aplicativos para gerenciamento de tarefas, como o Trello, Slack, Asana, entre outros. Esses aplicativos permitem criar tarefas e atividades a serem cumpridas, definindo prioridades e movendo de um responsável a outro até que o projeto esteja concluído.

Na construção civil, são de especial ajuda no controle de atividades no escritório, como pagamento de contas, realização de compras, ajustes em planejamento de obras e outros. 

Podem também ser aplicados ao canteiro de obras, deixando o engenheiro como responsável pela atualização das tarefas à medida que a execução de etapas é realizada. Não são programas específicos para a construção civil, mas é uma ajuda bem-vinda para construtoras que desejam ter mais controle da execução de tarefas, principalmente no escritório.

6. Gestão de documentos

Cuidar dos documentos da construtora e das obras é indispensável para qualquer construtora. 

Contratos, licitações, ordens de compra, entre outros, são elementos das comprovações, vistorias e regularizações de obras, além de serem importantes para as comprovações fiscais da empresa.

Ter uma área de armazenamento segura para gerenciar, no sentido de guardar, acessar e compartilhar facilmente quando necessário é uma necessidade. 

Atualmente, a melhor opção que a tecnologia oferece é o armazenamento na nuvem.

Sem a exigência de espaço no escritório e armários ou investimento em computadores, a nuvem protege os documentos contra umidade, quebra de equipamentos e outros fatores imprevisíveis, uma vez que tudo fica armazenado no ambiente virtual.

Ferramentas de gestão de documentos na nuvem permitem oferecer acesso a usuários específicos e possuem defesas contra roubos de dados.

7. Software BIM

BIM é uma grande tendência dos últimos anos na construção civil. Essa tecnologia permite apresentar ao cliente uma versão 3D do projeto, garantindo uma visão mais concreta da obra a ser executada. 

O benefício do 3D atinge também a construtora, que pode utilizar essa projeção para otimizar o planejamento das etapas de exceção. As ferramentas que o software oferece para a construção civil, no entanto, não para nessa maior visibilidade antecipada. 

O BIM permite um melhor acompanhamento de cronogramas, orçamentos, projeção da mão de obra necessária e verificação de protocolos para obras sustentáveis. Veja aqui os 6 fatos sobre o BIM que toda construtora precisa saber. 

8. Softwares para licitações

Licitações na construção podem ser difíceis de coordenar e conquistar, principalmente pela necessidade de, ao participar, fornecer dados assertivos e concretos, além de uma grande diversidade de documentos.

Os softwares para licitação na construção civil prometem reduzir as dores do processo de licitação. 

Além de concentrar em uma só plataforma todos os documentos necessários para uma melhor organização e comprovação, gerenciando processos, oferecem alertas de novas licitações e de prazos.

Assim, com uma pesquisa por palavras-chave e região salvas, sua construtora vai estar informada das novas oportunidades de licitações para participar, ter alertas para entregar todos os documentos nos prazos e um espaço para planejamento e gestão dessas licitações.

9. A360

Você provavelmente já conhece o AutoCAD, um dos principais softwares utilizados por projetistas de diversos setores. 

Na construção civil, muitos engenheiros já adotaram o uso do AutoCAD 360 para projetar prédios em detalhes, criando, editando e visualizando desenhos e com integração com BIM para visualização 3D.

O A360 é exatamente a mesma ferramenta, com a vantagem de ser uma versão mobile, ou seja, que oferece aos profissionais da construção civil as funcionalidades de criação, edição e visualização de desenhos no celular. 

Quer facilidade maior do que poder ajustar o projeto enquanto faz as visitas iniciais no canteiro de obras ou em uma longa viagem para encontrar o cliente?

Além disso, todos os projetos desenvolvidos no app são armazenados na nuvem, garantindo facilidade na hora de acessar e compartilhar o projeto com os demais envolvidos na gestão da obra.

10. MSCalc

A matemática, muitas vezes, é o maior desafio da construção civil. Todo gestor de obras sabe que basta um pequeno erro para que todos os elementos da obra sejam prejudicados.

O MSCalc é a ferramenta ideal para ajudar a eliminar essa dor. 

Ele torna o processo de cálculos de estruturas de concreto armado muito mais simples e sempre dentro das diretrizes exigidas pela NBR 6.118.

Com essa ferramenta você pode dimensionar lajes, vigas, pilares e fundações sem erros e gerar relatórios de memórias de cálculo em PDF, facilitando o compartilhamento para outros envolvidos no projeto e para anexar à documentação para regularização de obras e licitações.

11. Wolfram Alpha

Mais um aplicativo para cálculos matemáticos, o Wolfram Alpha permite não só calcular estruturas de concreto armado, mas garante um espaço para otimizar cálculos diversos da construção civil.

Engenheiros que utilizam essa ferramenta ganham grande suporte a partir de comandos simples para resolver cálculos da obra que envolvam problemas de álgebra, trigonometria, teorias dos números e funções lógicas. 

O app ainda permite resolver alguns problemas de física e química, facilitando ainda mais os cálculos de diferentes etapas, materiais e estruturas na obra.

12. ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, possui duas possíveis traduções em português que oferecem uma boa ideia do que esses aplicativos oferecem: Planejamento de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

São sistemas de gestão de obras que prometem controle total do projeto, desde o primeiro contato com o até o contato pós-venda. 

Com isso, garante integração de departamentos, automatização de processos e redução de erros, garantindo controle de processos como:

  • Vendas;
  • Compras;
  • Produção;
  • Logística;
  • Contabilidade;
  • Departamento fiscal e jurídico;
  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Informações da empresa;
  • Recursos Humanos;
  • Processos.

Cada uma dessas funcionalidades oferece bases concretas para um maior controle da gestão da construtora.

Saiba mais sobre o que é um ERP para construção civil.

13. Softwares de Gestão de Obras

Precisamos confessar que, no funcionamento, softwares de gestão de obras são muito similares aos ERPs. 

As duas ferramentas são enfocadas em gestão de processos e recursos da construção civil. 

A principal diferença? 

Softwares de gestão são desenvolvidos com o foco específico em simplificar o uso da ferramenta.

 Com isso, amplia sua eficiência e a eficiência da construtora na gestão de obras.

Essa ferramenta oferece integração de departamentos de compra, venda, financeiro e estoque, associando cada um desses departamentos às diferentes etapas de planejamento e execução de obra sem esquecer os processos internos da construtora.

Isso significa que sua empresa ganha um sistema para que o financeiro, junto com o departamento de compras, controle o fluxo de caixa e orçamento da obra.

Ao mesmo tempo, garante que o canteiro receba todos os materiais de construção necessários e pague os trabalhadores em dia, enquanto, também assegura a compra de materiais de escritório e pagamento de despesas indiretas, por exemplo.

Basicamente, todo ERP é um software de gestão de obras, mas nem todo software é um ERP. 

Para entender melhor, acompanhe as explicações no post: Por que seu software de gestão de obras não precisa ser um ERP?

Obra Prima: facilitando a vida das construtoras sem perder eficiência

Se o software de gestão de obras é uma das ferramentas que torna o dia a dia da construtora e canteiro de obras mais fácil sem perder eficiência, Obra Prima é o software que garante tudo isso em um sistema completo.

Com funcionalidades focadas no canteiro e projetos, como:

  • o espaço para relatórios de obras;
  • controle de cronogramas;
  • elaboração e acompanhamento de orçamentos.

E na construtora, tem facilidades como:

  • o controle de custos internos;
  • espaço de cotação online;
  • planejamento financeiro.

O Obra Prima ainda oferece o diferencial de um espaço para o cliente.

Quer conhecer todas as funcionalidades do software de gestão de obras do Obra Prima e descobrir o que faz dele uma das melhores e mais completas ferramentas da construção civil? 

Visite nossa página clicando aqui. Também acompanhe as novidades do setor da construção civil, dicas para facilidade na gestão de obras e muito mais no nosso blog!

E, para ficar sempre por dentro, siga o Obra Prima no Instagram.

Software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.