Pesquisar

12 dicas para acabar com o atraso de obras

Saiba como tomar medidas para que sua construtora não sofra com atraso de obras. Confira 12 dicas para acabar com o atraso de obras.
12 dicas para acabar com o atraso de obras
12 dicas para acabar com o atraso de obras

Saiba como tomar medidas para que sua construtora não sofra com atraso de obras.

Você sabe que a construção civil é uma área complexa, já que seus projetos, ou seja, todas as obras, são cheias de detalhes que se conectam e impactam uns aos outros.

  • Planejamento que impacta cronograma…
  • Orçamento errado que impacta o lucro…
  • Falta de visibilidade que impacta o resultado final…

A gente sabe que isso incomoda…

Mas o mais importante: Isso significa que mesmo um pequeno erro pode ter graves consequências para obras e construtoras.

Um dos problemas que mais afeta as empresas da construção é o atraso de obras. 

Leia também:

Os 7 problemas em obras: quais são os mais comuns e como evitá-los >

Mesmo que de fora esses atrasos pareçam ser apenas alguns dias a mais de trabalho, para as construtoras eles podem trazer ainda mais impactos negativos.

É, não é mole não…

Se conquistar novos clientes depende da confiança que se passa, já se pode começar considerando que uma obra não entregue no prazo estabelecido reduz muito a satisfação do cliente e o quanto ele confia na construtora.

Além disso, atrasos geram mais dias de trabalho, o que significa pagar mão de obra, locação de equipamentos, espaço de armazenagem e autorizações por mais tempo. 

Na conta final, um pequeno atraso consome grande parte, senão toda, a lucratividade da construtora.

Já imaginou?

E o cenário é ainda pior quando o atraso é resultado de acidentes ou erros, que geram retrabalho, consumo de mais material, afastamento de trabalhadores, custos de atenção médica e muitas outras variáveis.

Podemos ver, então, que uma construtora que deseja crescer no mercado da construção civil e melhorar sua competitividade e lucratividade com as obras precisa acabar com o atraso de obra.

Está preparado para descobrir como?

Conheça as 12 dicas essenciais para evitar atrasos na obra

Controlar para que atrasos de obra não aconteçam depende de um alinhamento completo em diversas etapas e detalhes do projeto a ser executado. 

É um trabalho complexo, mas que não é impossível.

(E existem ferramentas que podem auxiliar nesse processo, a gente sempre arruma um jeitinho de resolver seus problemas).

Veja aqui os 12 pontos que a construtora deve ter atenção para garantir que prazos sejam cumpridos.

1 – Delineamento preciso do projeto 

A clareza em relação aos objetivos que devem ser alcançados pelo projeto, as atividades e etapas que serão executadas, prazos que devem ser cumpridos e orçamento disponível são informações essenciais para evitar atrasos.

Definir o projeto em detalhes e de maneira clara permite que todos os envolvidos, sejam equipe, gestores ou clientes, saibam como a obra vai ser executada e os resultados esperados.

Controlar o projeto para que prazos sejam cumpridos como esperado exige sempre, como primeiro passo, ter esse detalhamento claro e objetivo.

2 – Cronograma de execução bem elaborado

Cronogramas são a parte mais importante do controle de prazos. 

Neles, cada data de entrega das etapas está registrada para que seja possível fazer um acompanhamento constante do início até a data de entrega da obra.

Muitos projetos da construção civil são parecidos, mas nem toda construção de casa, por exemplo, segue o mesmo processo de execução ou sofre com os mesmos imprevistos.

Mesmo que sua construtora tenha um cronograma base para tipos de projeto, é essencial sempre revisar essa base e garantir que os prazos de entrega das etapas estejam adequados às particularidades de cada obra.

Lembre-se: quanto mais detalhado o cronograma, menores as chances de que alguma atividade seja esquecida ou receba menos tempo, reduzindo as chances de atrasos de obras.

3 – Não ignore as fases de preparação do canteiro

 O cronograma de obras e os prazos não podem começar a contar do dia 1 de execução de obras. 

A fase de montagem do canteiro de obra, em que o terreno é limpo e preparado para a construção e equipamentos e primeiros materiais são levados faz parte dos dias de trabalho.

Considere esses dias iniciais nos prazos estabelecidos e na data de entrega que será passada para o cliente, evitando que eles sejam a causa de atrasos ou de redução de tempo hábil para a execução com qualidade de alguma etapa.

4 – Orçamento impacta cronograma e prazos: tenha atenção!

A gestão de recursos financeiros tem grande impacto nos atrasos de obras. 

A falta de dinheiro por não ter atenção aos orçamentos pode causar paralisações por falta de materiais ou pelo não pagamento de serviços.

Controlar junto com o cronograma o uso do orçamento, então, é uma ação preventiva contra problemas relacionados à falta de dinheiro. Esse controle, claro, começa com a elaboração de um orçamento eficiente e assertivo.

Quanto mais detalhado seu orçamento, menores os riscos de que problemas surjam em mais fácil será adaptar caso ajustes sejam necessários.

5 – Trabalhe com fornecedores de confiança

Fornecedores têm grande importância no cumprimento de prazos de uma obra da construção civil. 

Sua construtora precisa que eles cumpram com os prazos de entregas de insumos como definido em contrato (e no cronograma), além de entregarem sempre materiais de qualidade.

Materiais sem qualidade ou com prazo de validade vencido terão que ser substituídos, vão gerar retrabalho ou serão utilizados em maior quantidade. 

Isso significa que a obra perde tempo com espera de novos materiais com a repetição de atividades ou pode sofrer com falta de dinheiro.

É por isso que é essencial ter um bom controle da qualidade e confiança que se tem nos fornecedores, garantindo que as compras e contratos estabelecidos pela construtora com eles sejam cumpridos.

Quer controlar melhor sua relação com os parceiros da sua construtora? Descubra como funciona a homologação de fornecedores na construção civil.

6 – Esteja preparado para emergências

A construção civil é um setor marcado por imprevistos e não importa o quanto se avalie e tente prevenir, o mais importante é sempre importante estar preparado para reagir quando acontecer.

Mesmo com um orçamento que considera cada detalhe ou um cronograma que contabiliza cada hora antes mesmo da obra começar, imprevistos podem causar problemas e gerar atrasos de obras.

Por isso, a melhor medida de prevenção que sua construtora pode tomar é considerar nos cronogramas e orçamentos uma margem de emergência.

Ter verba separada para pagar por custos não esperados e alguns dias de respiro antes do prazo de entrega da obra vão garantir que, mesmo quando imprevistos aconteçam, o que foi prometido ao cliente em termos de orçamento e prazo sejam cumpridos.

7 – Realize sempre um bom controle de estoque

Muitas construtoras ignoram o controle de estoque, verificando a disponibilidade de materiais apenas quando precisam de algo. 

Não controlar o estoque gera um desperdício de recursos e insumos muito grande quando a gestão não está atenta.

Materiais armazenados por muito tempo podem perder a qualidade, ultrapassar o prazo de validade e, quando finalmente a construtora vai buscar algo que necessita, gerar uma compra emergencial, não planejada e quase sempre mais cara.

Além disso, essa falta de controle pode impactar na qualidade da obra e gerar atrasos pela espera por novos materiais serem entregues.

Ter um controle constante da entrada e saída de insumos do estoque com integração com o departamento de compras, então, gera economia financeira, melhora a logística e reduz os riscos de atraso de obras.

Leia também:

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! >

8 – Conte com profissionais capacitados na sua equipe

Existem muitos trabalhadores da construção civil que possuem ampla experiência em obras e que, mesmo sem um diploma, são uma mão de obra de grande valor para a construtora.

No entanto, é preciso sempre lembrar que cada projeto possui suas particularidades e que algumas etapas, ou por questão de regularização da obra, exigem conhecimentos técnicos e formações específicas.

Evitar problemas com documentação, reduzir riscos de erros e aumentar as possibilidades de soluções rápidas e eficientes em casos de imprevistos, então, exige que sua construtora conte com uma equipe capacitada e com experiência. 

Dessa forma, atrasos são melhor prevenidos.

Uma boa alternativa é investir em treinamentos das equipes, garantindo que seus conhecimentos sejam sempre ampliados e reciclados e que todos estejam informados sobre as novidades do mercado de construção civil.

9 – Faça o acompanhamento de obras presencial

Não importa quão bem documentadas as ocorrências nos canteiros de obra estejam, visitar presencialmente a obra é essencial para evitar atrasos.

Um administrador de construtora que acompanha de perto o trabalho de suas equipes e responsáveis de obra entende melhor como tudo acontece, além de ser um par de olhos novos para ajudar a identificar problemas que a correria de quem está envolvido com a execução pode não perceber.

Essas visitas ainda são uma boa forma de entender melhor as informações que a equipe do canteiro passa para o escritório e melhorar a comunicação com trabalhadores e clientes.

10 – Mesmo obras pequenas precisam de mais de um responsável

É impossível estar disponível para tirar dúvidas de trabalhadores no canteiro de obras, lidar com o cliente e tomar decisões sobre melhorias o dia todo. 

A construtora, em geral, lida com mais de uma obra ao mesmo tempo e o normal é que o responsável de uma seja responsável, também, por outras.

Para melhorar o fluxo de informações e evitar que atrasos aconteçam porque o canteiro está esperando uma informação, o ideal é sempre ter dois (ou mais, caso a obra seja muito grande) responsáveis pelo projeto.

Dessa forma, alguém sempre estará disponível para tomar decisões que não podem esperar.

11 – Mantenha a documentação em dia

A regularização de uma obra para que a execução aconteça sem problemas com a fiscalização é essencial. 

Basta um documento mal executado para que a obra seja paralisada causando atrasos.

Cuidar da papelada, então, é um tema importante e que exige atenção.

Elabore contratos, valide licitações e autorizações e, ainda mais importante, tenha versões desses documentos bem guardadas, protegidas e acessíveis. 

Acessibilidade é essencial caso um fiscal apareça no canteiro e o documento precise ser apresentado.

Utilizar um drive na nuvem, com senhas para acesso apenas de pessoas autorizadas, pode ser uma boa solução. 

O ideal é ter sempre um profissional que entenda de documentações da construção civil para elaborar e organizar esses documentos dentro do departamento contábil e fiscal da construtora.

12 – Aposte em softwares e tecnologias de gestão

Pelas dicas anteriores é possível perceber que para acabar com atraso de obras é preciso ter um controle bem estabelecido sobre cada etapa e atividade, do planejamento à entrega da obra, não é?

Nesse caso, como era de se esperar, a última dica tem que ser: invista em ferramentas de controle, mais especificamente, em softwares de gestão de obra.

Com a necessidade de controlar cada departamento e garantir a acessibilidade de informação, a construtora precisa de tecnologias que ofereçam integração, mobilidade e automação.

É isso que o software de gestão de obras traz como maior diferencial. 

Cada departamento (compras, financeiro, estoque, atendimento etc.) possui sua área de controle onde o fluxo de entrada e saída de recursos é controlado.

Esses dados, que podem ser inseridos com facilidade mesmo do canteiro de obras com os aplicativos para celular, são compartilhados com os demais departamentos, garantindo que todos tenham acesso minuto a minuto ao que acontece no canteiro de obras.

Acompanhar cronogramas e orçamentos de obras nessas plataformas também é mais simples, já que eles podem ser comparados e atualizados no canteiro de obras. 

Assim, erros, problemas e atrasos são identificados imediatamente e as chances de corrigir antes que impactem os prazos são muito maiores.

Obra Prima: software de gestão para acabar com o atraso de obras

Agora que você conhece todas as dicas de como evitar atrasos em suas obras e os benefícios de um bom software de gestão de obras, que tal conhecer a ferramenta que entrega todas as funcionalidades mencionadas e muito mais?

O software de gestão de obras Obra Prima é pensado para atender cada pequena ou grande necessidade específica do mercado de construção civil. 

Com preços que cabem no seu bolso, oferece um investimento adaptado mesmo às pequenas construtoras.

Conheça agora a melhor solução para fazer o cronograma e acompanhamento da obra dos projetos da sua construtora e conquiste diferenciais de mercado e novos clientes.

Experimente o nosso software de gestão de obras

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.