Pesquisar

10 temas de DDS atualizados para 2024

Confira aqui os 10 temas de DDS atualizados para 2024! Realizar esses Diálogos Diários de Segurança é fundamental para o funcionamento seguro de um canteiro de obra. 

Você sabe o que é DDS? O DDS, que é a sigla para Diálogo Diário de Segurança, é uma ferramenta sobre segurança do trabalho que apareceu em meados dos anos 90

Essa é apenas uma conversa sobre segurança, feita entre os colaboradores e a equipe de segurança ou responsável pela obra, mas que faz toda a diferença. Geralmente, ela acontece no início do expediente e leva entre 5 a 15 minutos. 

O DDS pode ser um grande aliado da motivação, construção de uma equipe forte e entrosada. Dentro das ferramentas disponíveis de Segurança do Trabalho, o DDS é uma das ações mais simples e baratas para fazer e que tem um forte impacto no time. 

Usando a rotina de conversas, a construtora fortalece a comunicação com os seus funcionários, motivando para que todos tenham um comportamento focado na prevenção de acidentes de trabalho, saúde e segurança em geral. 

Além disso, já trouxemos aqui no blog alguns assuntos para o DDS. Essas conversas são essenciais para a segurança, saúde do colaborador e também para o bom funcionamento do canteiro de obra. Conheça agora alguns temas que você precisa trazer para a sua equipe. 

10 temas de DDS atualizados para 2024

Nessas rápidas conversas com os colaboradores aparecem diversos temas, inclusive sobre a saúde dentro do ambiente de trabalho, o que ajuda a criar um ambiente mais seguro e um cenário mais confortável. Veja então os melhores temas para fazer uma palestra com eles: 

  1. Equipamento e ferramentas;
  2. Acidentes;
  3. Primeiros socorros;
  4. Ambiente colaborativo;
  5. Economia de água;
  6. Educação;
  7. Higiene pessoal;
  8. Ansiedade e depressão;
  9. Incêndios;
  10. Dormir bem. 

Agora que você já conhece os dez temas atualizados de 2024, entenda melhor cada um deles para já começar a aplicar na sua rotina de obras: 

1. Equipamento e ferramentas

É importante que todos dentro do canteiro de obras saibam pelo menos o mínimo de cada um dos equipamentos e das ferramentas. Mesmo que todos não usem tudo, eles precisam pelo menos saber como manusear. 

Além disso, é fundamental explicar a importância de colocar os equipamentos e as ferramentas de volta no lugar depois de usar. Isso não vai ajudar apenas na hora de ter o controle de onde está cada material, mas também é uma forma de proteger todos dentro do canteiro de obra. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

2. Acidentes

Acidentes podem acontecer em qualquer lugar. Dentro de um canteiro de obras não seria diferente. Inclusive, infelizmente é até mais comum e eles podem acabar sendo mais graves do que em outros setores. Por isso, é importante que os seus colaboradores saibam como evitá-los e o que fazer caso algo aconteça. 

3. Primeiros socorros

Esse tópico está muito relacionado ao anterior. É essencial que os colaboradores do canteiro de obra tenham pelo menos um conhecimento básico sobre primeiros socorros. Claro que caso algo grave aconteça será chamada ajuda médica, mas o seu time precisa saber o que fazer até a ajuda chegar, ou caso seja algo simples, como um corte superficial. 

4. Ambiente colaborativo

Os seus colaboradores precisam de um ambiente colaborativo. Por isso, incentive os seus colaboradores a ajudarem uns aos outros e mostre que esse é um espaço seguro. Isso também vai ajudar a saber quem é a melhor pessoa para os trabalhos. 

5. Economia de água

A construção civil é uma das maiores responsáveis pelo uso de água. É por essa razão que é tão importante conversar dentro do canteiro de obras sobre a economia de água.Então conscientize a sua equipe, os incentive a gastar menos água. Chame alguém que entenda do assunto e descubra formas de evitar o desperdício. 

6. Educação

A educação é importante em todos os setores, inclusive na construção civil. Quanto mais bem instruídos os seus colaboradores se tornarem melhor eles conseguirão realizar uma tarefa. É possível que encontrem até soluções mais rápidas e econômicas. Então, os incentive a buscar cursos gratuitos, baratos ou até pague algum para eles. Isso é um investimento no seu futuro e no deles. Use o DDS para conversar sobre isso. 

Leia também: 8 Cursos Gratuitos Para a Construção Civil – Obra Play

7. Higiene pessoal

Esse é um dos melhores temas para um DDS, para o cuidado com as bactérias. A poeira e outros germes podem entrar em contato com os seus colaboradores. Assim, a limpeza é uma garantia para que todos fiquem saudáveis. 

8. Ansiedade e depressão

A saúde mental é um tema que está em alta em todos os lugares e setores. A ansiedade e a depressão estão se tornando cada vez mais comuns e são problemas que precisam de ajuda especializada. Por isso, é importante que você converse com a sua equipe sobre sintomas, tratamentos e cuidados. 

9. Incêndios

É fundamental conversar com os seus colaboradores sobre a prevenção de incêndios dentro do canteiro de obra. As pessoas precisam saber quando algo está perto de queimar e começar a pegar fogo. Assim, nas palestras de temas atuais para DDS você pode mostrar como ter cautela e reagir nessas situações. 

10. Dormir bem

A melhor maneira de evitar um acidente é que o seu colaborador esteja atento. Ou seja, é importante que ele tenha uma boa noite de sono e esteja bem descansado. Ainda mais para ter certeza que ele será produtivo durante o dia. 

Segurança do Trabalho

Todos os temas relacionados com a Saúde e a Segurança do Trabalhador são válidos para um DDS. Caso algo aconteça no canteiro de obra, leve o assunto para o dia seguinte, converse com a sua equipe. Tudo isso vai deixar o ambiente muito mais agradável e os seus colaboradores mais seguros. 

Para conhecer outros temas de DDS, ter acesso a conteúdos exclusivos sobre segurança, produtividade, como lidar com a mão de obra e outros assuntos do universo da construção civil, siga o Obra Prima no Instagram e acompanhe o nosso blog, estamos sempre compartilhando novidades. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.