Pesquisar

10 cuidados com o canteiro de obras que você deve ter

Planejar o canteiro é essencial para a boa gestão da obra. Os primeiros benefícios são: redução do desperdício de materiais, cumprimento de datas e prazos, aumento da segurança dos funcionários e melhora da limpeza do local.

Quais são as primeiras coisas que você pensa ao ouvir falar sobre planejamento e controle de obras? Se é sobre prever datas e prazos, tudo bem, já é um bom começo. Mas ainda é possível aprofundar um pouco mais o pensamento ao lembrar detalhes que fazem a diferença no planejamento de obras.

A elaboração do planejamento físico-financeiro e a organização do cronograma são dois desses detalhes, pois são processos importantes para o gerenciamento de obras em todos os estágios, da concepção à conclusão do empreendimento.

Mesmo assim, existem ainda outros pontos que parecem não afetar tanto o andamento dos trabalhos e afetam. Escolhemos um deles para abordar neste texto: o canteiro de obras. Embora não pareça, ele pode afetar o seu planejamento e o controle da obra. 

Continue a leitura para descobrir quais cuidados com o canteiro de obras sua construtora precisa ter. Elaboramos um guia prático para prevenir acidentes, desperdícios e outras falhas no local de execução dos serviços da sua construtora. Confira!

1. Considere o canteiro como parte das atividades de planejamento e controle de obras

Considerado o ponto mais importante de qualquer construção, é no canteiro de obras que são armazenados materiais a serem usados e onde os serviços são executados. Assim, é preciso considerá-lo parte do planejamento e controle de obras.

Vale lembrar que a área vai precisar de instalações provisórias como alojamento, banheiros, depósito de materiais e escritório. 

2. Escolha um local adequado

Com a planta do terreno que vai receber o empreendimento a ser construído, defina um espaço adequado para a construção do canteiro de obras. 

Tenha em mente que ele precisa atender às seguintes normas vigentes:

  • NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção);
  • NBR 1367 (Áreas de Vivência em Canteiros de Obras);
  • NBR 5626 (Instalação Predial de Água Fria);
  • NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão).

3. Faça o arranjo correto do canteiro de obras

Fazer o arranjo correto nada mais é do que pensar em seu layout, ou seja, na disposição física dos equipamentos, materiais e pessoas para que o trabalho seja eficiente. A intenção é reduzir perdas e desperdícios e facilitar as condições de trabalho.

Em resumo, é criar um fluxo de trabalho que ajude a reduzir o tempo gasto em deslocamentos para buscar equipamentos ou materiais. E que torne os equipamentos menos expostos, além de máquinas e matérias-primas mais próximas da equipe.

4. Inclua a placa de identificação na obra

É uma exigência dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) que toda obra tenha uma placa com os seguintes dados:

  • Informações sobre o profissional responsável;
  • Número do processo de aprovação;
  • E número do alvará de construção.

Para não ser pego de surpresa em uma fiscalização, é válido manter também no canteiro de obras:

  • Uma via do alvará de construção;
  • Uma cópia da ART cadastrada no CREA;
  • E as cópias das plantas aprovadas.

5. Cuide da logística interna

Avaliar as condições do canteiro de obras e como os materiais vão ser transportados é outro cuidado necessário que a construtora deve ter. Os equipamentos devem ser manuseados corretamente e com segurança para garantir a produtividade das obras.

Isso ganha uma importância ainda maior quando levamos em consideração o tempo gasto com o transporte de pessoas e materiais em uma obra. Certo?

6. Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Ao manter o canteiro de obras limpo, organizado e sinalizado, a saúde e a segurança da equipe de trabalho são aumentadas. Isso também melhora o andamento da obra, pois evita acidentes.

Para complementar esse cuidado, todos os profissionais envolvidos podem fazer sua parte. Um exemplo? Recolher desperdícios, entulhos, resíduos e sucatas do chão, além de manter os corredores livres e armazenar corretamente as matérias-primas.

7. Otimize a compra de materiais

Todo planejamento e controle de obras precisa ter um gestor de materiais comprometido com a redução de desperdícios. 

É ele quem ficará responsável por saber quais materiais serão recebidos, em qual quantidade, onde, quando e em qual momento. Então, também deve cuidar da lista de insumos que estão acabando e programar futuras compras.

Assim, a construtora pode precaver suas finanças de um problema chamado compra de materiais em quantidade exagerada.

8. Garanta o armazenamento de material em condições adequadas

Além de não prejudicar o fluxo de pessoas transitando pelo canteiro, os materiais de construção não podem esbarrar no acesso a equipamentos de combate a incêndio.

Devem ser empilhados a uma distância próxima à altura da pilha, ser armazenados em local de fácil acesso e mantidos nas condições adequadas. Isso porque alguns exigem cuidados especiais, como sacos de cimento, que devem ficar em local seco e arejado, por exemplo.

9. Tome todas as medidas necessárias para o bem-estar e segurança dos trabalhadores 

De acordo com a NR 18, da Consolidação das Leis Trabalhistas, toda obra deve prever cuidados necessários para garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores.

Alojamentos, ambulatório, escritório de administração de obra, garagem para bicicletas, instalação sanitária, refeitório e vestiário são alguns deles. Para conferir todas as exigências, basta acessar o link da norma.

Outro detalhe importante é usar os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles devem ser fornecidos gratuitamente para os trabalhadores, conforme a função exercida. Também é papel da construtora orientar e treinar a equipe sobre como usá-los, armazená-los e conservá-los.

10. Torne a gestão do canteiro de obras parte da rotina

Como você pôde perceber, lidar com o planejamento e o controle de obras, incluindo o canteiro, requer bastante cuidado e atenção aos detalhes. 

A gestão precisa oferecer toda eficiência e segurança que a equipe precisa para trabalhar com produtividade. E, com a obra em andamento, esses cuidados devem ser tomados diariamente para trazer eficiência e segurança para todos.

Se quiser facilitar a gestão do canteiro de obras, a dica é pesquisar um software de gestão de obras para ter todo o controle que precisa na palma de suas mãos. Com o uso dessa solução da tecnologia para construção civil, é possível ter uma visão total de todos os processos e profissionais envolvidos. 
Ficou com alguma dúvida sobre como organizar um canteiro de obras e inseri-lo dentro do seu planejamento e controle de obras? Aproveite para esclarecer aqui nos comentários. Vamos responder assim que for possível!

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.